Núcleo da Pedra Grande

| Rank: 16º de 98 | Parques

Apesar de ser do lado de casa, hoje foi a primeira vez que fui ao parque!
Fica ao lado do parque horto florestal, a diferença é que no da cantareira tem que pagar a entrada (12 inteira, 6 estudante)
Logo que entra, tem um mapa sobre as trilhas e atrações (pedras, cachoeiras, etc)
A rota principal que leva a atração principal (mirante pedra grande) é difícil, pois é uma subida de aproximadamente 4 km até a pedra, porém é asfaltado (no caminho há várias entradas de trilhas na mata fechada, mas como havia chovido e estava meio barrento, resolvemos ficar só no asfalto mesmo)
Mas o esforço vale a pena, pois a vista da cidade lá de cima é lindo, apesar de o tempo estar bem cinzento e atrapalhar na hr de tirar foto com meu celular (câmera super boa! (y)).
Vi bastante gente fazendo um pic nic nas pedras, tem que levar seus alimentos e água, não tem lanchonete nem nada, Apenas banheiros na entrada e o outro só quando chega no mirante.
No mapa da entrada do parque, há duas cachoeiras, porém descobri na metade do caminho, quando perguntei a um funcionário se estava perto, e ele me informou que para ir às cachoeiras, tem que entrar por outra portaria e pagar ingresso tb, e aí lembrei que pesquisei no google antes de sair de casa e realmente tinha umas 4 entradas para o parque... Então para cada entrada há certas atrações, fiquem espertos rs
Ah. Fiquem espertos tb com a câmera na mão, pois vira e mexe aparece algum animalzinho para fotografar rs
No meu caso, só vi uma família de macaquinhos atravessando a trilha, mas não consegui tirar foto :(

Parque incrível, a visão que se tem do mirante da pedra grande é impagável, nela podemos ver os prédios da metrópole no horizonte.Excelente lugar para caminhar, mas esteja preparado pois a subida é árdua.
A entra é simbólica e custou R$13,00 (Abril-2016) vc fará uma trilha de uns 8KM ida e volta, porém é tudo asfaltado, podem ser observados espécies de macacos e aves de rapina.

O Núcleo da Pedra Grande, como diz o nome, possui uma pedra grande que dá uma boa vista panorâmica da cidade que fica no horizonte.

Para entrar você paga R$12,00, estudante paga meia e idosos entram de graça.

O Núcleo possui muitas trilhas. A Trilha da Pedra Grande, a Trilha pro Lago das Carpas, Trilha das Figueiras, Trilha da Bica e outras mais.

A que mais me agradou foi a Trilha do Lago das Carpas, mas como eu não ficaria tranquilo sem ir até a Pedra Grande, acabei indo até o topo. São 9.6km no total (Pedra Grande + Lago das Carpas).

Eu achei mediano a Pedra Grande porque não é tão grande assim e a vista é mais ou menos. Tem o museu da Pedra Grande que tem um mirante que eu achei mais charmoso.

De vez em quando você vê uns bichinhos por aí. Eu vi um monte de macaquinhos pulando de uma árvore para outra.
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Núcleo da Pedra Grande

Conheci o Nucleo da Pedra Grande por indicação de um amigo. Fica na Cantareira, Zona Norte de São Paulo. O espaço é composto por várias trilhas. Você paga 6 reais (meia) para entrar e pode fazer a trilha que quiser. Algumas são pelo meio da mata, outras são pelo asfalto. Escolhi a da Pedra Grande (8km entre ida e volta) que é via asfalto. Paisagem linda e uma vista incrível, quando você chega na pedra.
Geralmente você encontra vaga para parar na rua, mas lembre-se que algumas trilhas fecham às 15hs, então melhor ideia é ir pela manhã.
Foto opinião do Rodrigo A. sobre Núcleo da Pedra Grande

Para quem for para la tem que estar preparado para a caminhada!
É bem longa e se voce quiser ver o laguinho tem que andar mais um pouquinho e o caminho é de terra para chegar la, mas vale a pena, la tem um lago e lugar para fazer piquenique!
Mas o lago nao é muito grande!
O bom é que é baratinho eh 12 reais a inteira e 6 reais a meia entrada!
Laguinho
"Laguinho"

Gostei bastante mas o caminho é meio massante pois é só estadas de asfalto e bem largas
a vista quando chega lá em cima vale a pena

No mapinha o laguinho parece ser enorme mas não é tanto
Lá no laguinho é muito gostoso para fazer piqueniques tem mesinhas e um parquinho

Pagamos 12 reais por pessoa para entrar
Tem banheiro na entrada e lá em cima nos 2 pontos tanto na pedra como lá no laguinho
Estudantes pagam meia e quem tem mais de 60 não paga

Nos lugares que pesquisei falam que essa trilha é difícil , eu não sou de fazer mto exercício e mesmo assim achei tranquilo :)
Vi algumas famílias com crianças andando tranquilamente
Foto opinião do Mirian Mitiko Takaki sobre Núcleo da Pedra Grande

Apesar de ser do lado de casa, hoje foi a primeira vez que fui ao parque!
Foto opinião do Cíntia Yamaki sobre Núcleo da Pedra Grande

O núcleo da Pedra Grande fica localizado no Parque da Cantareira, é super barato para entrar no parque, (R$6 se não me engano). A partir do momento que entrou, basta seguir uma reta no caminho asfaltado do parque, a estrutura é ótima, você se depara com algumas trilhas menores que entram na mata no caminho e com uma vegetação muito bonita e diversificada.
Não sei a distância exata até a pedra, mas é uma boa caminhada de aproximadamente uma hora. Mas o caminho é super tranquilo, vimos crianças, idosos e famílias inteiras durante o trajeto.
Quando você chega ao destino, você vê uma pedra com várias pessoas fazendo pique nique e aproveitando o dia, mas a melhor visão é quando você sobe na pedra e tem uma visão de toda a cidade de São Paulo, é inexplicável o tamanho e imponência da metrópole.
Leve um lanche e bastante água para o caminho. Quando chegar na pedra aproveite para ficar desfrutando da vista e da natureza.
Foto opinião do Gustavo Trilho sobre Núcleo da Pedra Grande

Funciona aos finais de semana e feriados. É possível fazer uma longa caminhada sem sujar os pés, que o caminho principal é asfaltado. Acha isso imperdoável? Há trilhas menores espalhadas pelo núcleo que permitem um contato mais intenso com a natureza. Pé limpo ou pé na lama? Aqui tem diversão para todos os gostos.
Você conhece o Núcleo da Pedra Grande? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral