Conheci o restaurante em uma das minhas visitas ao Rio, motivado pelo guia “101 iguarias cariocas para comer antes de morrer”, listado por boêmios e gastrônomos a pedido da Vejinha. Já no local, soube se tratar de um restaurante histórico, cuja casa foi tombada como patrimônio cultural há dois anos. Aos belo-horizontinos como eu, é impossível não compará-lo à Cantina do Lucas e ao Bolão, dois redutos boêmios da capital mineira também especializados em comida farta e pesada.

Voltando ao prato que ocupa a posição número 1 das melhores iguarias cariocas, com 22% dos votos, falo do famoso cabrito assado, que vai à mesa escoltado por arroz de brócolis e batatas coradas (R$ 93 para duas pessoas). Comemos razoavelmente bem, minha esposa e eu, com meia porção, que custa de 60 a 70% do valor do prato. Trata-se da paleta do cabrito marinada por um dia, em vinho e temperos, antes de ir ao forno, processo que a deixa saborosa e muito macia. O verdíssimo arroz poderia ser melhor não fosse do tipo parborizado, e as batatas cozidas e fritas são um tiro certeiro!

Na ocasião, algumas das companhias de mesa experimentaram o filé mignon, saboroso apesar de ligeiramente passado, que é coberto por apetitoso alho frito, além de guarnecido com arroz branco e batatas portuguesas, estas encharcadas. Outros amigos preferiram não fugir do trivial, e foram de macarrão à bolonhesa.

O atendimento do restaurante Nova Capela não é diferente das outras casas do gênero, com muitos garçons que executam o mesmo serviço há décadas, sendo objetivos e eventualmente secos. Na condição de nos atenderem a contento, sem demoras ou insistências, a simpatia de garçom pouco irá me importar.

Para beber há chopp, na faixa das seis pratas, e algumas opções de vinho. O ambiente é simples, nos remetendo ao passado, e o horário de funcionamento, como manda o figurino, avança madrugada adentro!

Dos pratos que já comi do restaurante, destaco o Filé Mignon - macio e saboroso - com arroz à piamontese e o carneiro com arroz de brócolis, que é provavelmente o prato mais famoso.

Ah, de entrada, o bolinho de bacalhau também merece destaque.

O atendimento que tem estado muito ruim.

Ainda que o ambiente e decoraçao estejam envolvidos por um clima de antiguidade da Lapa, não é o tipo de ambiente que me agrada muito, especialmente quando combinado com um atendimento característico de garçons que já trabalham na casa há algum tempo e não prestam um tratamento exatamente distinto.
Entretanto, o que importa é a comida, e a mesma estava deliciosa, a ponto de deixar com vontade de comer mais.
Preço um pouco alto, mas mesmo assim valeu a pena.

Restaurante centenário, tradição pura!!! Fundado em 1903, se chamava só Capela, mas na reurbanização da Lapa nos anos 60 teve que mudar de endereço indo para a Mem de Sá e virando Nova capela.

É um lugar sem frescura que funciona durante o dia e entra aberto pela madrugada servindo seus tradicionais pratos acompanhados de um chopp brahma honesto.

De entrada vale a pena provar o bolinho de bacalhau da casa, super bem feito!

Como prato principal o carro chefe é o cabrito com arroz de brócolis, alho crocante e batatas coradas que serve bem 3 pessoas. A carne é crocante por fora e super macia por dentro, muito boa mesmo!

Para os que conseguirem não pedir essa delícia, a casa também oferece outras carnes exóticas como javali, além de pratos tradicionais como filé a francesa ou a oswaldo aranha.

Super indico esse programa cheio de tradição!!!

Tradicionalíssimo, com ambiente simples, sem luxo! Não espere garçons simpáticos...

O bolinho de bacalhau e o cabrito com arroz de brócolis são, sem dúvida, as melhores pedidas!! E muito bem servidos. Tudo isso com um delicioso chopp bem tirado.
Você conhece o Nova Capela? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral