Quer receber ofertas do(a) New Koto?

Não é a minha primeira opção de comida japonesa na cidade, mas vale a pena conhecer.

Resolvi fazer uma visita ao New Koto em um dia atípico. Dia 12 de janeiro, meu aniversário, dia em que o restaurante voltava de recesso e não estava fazendo reserva.

Fui com um grupo de seis pessoas e ficamos esperando na porta por cerca de uma hora. O restaurante é bem pequeno e bem badalado, então não dá para confiar de aparecer lá sem reserva. Me disseram que o dia em que eu fui estava relativamente tranquilo, mas mesmo assim os casais que apareciam estavam esperando de 15 a 20 min (alguns aceitando vagas no balcão).

Apesar de pequeno, o ambiente é bonito, aconchegante e com cara de tradicional. O serviço é ágil, com os garçons se alternando entre atender pedidos, encher copos de saquê e cerveja e interagir com os clientes, tirando fotos e descontraindo.

Mas o grande lance do restaurante são os pratos tradicionais feitos com ingredientes fantásticos. O combinado extra que eu pedi incluía peças com ovas, polvo, camarões gigantescos e variedades de peixe que eu nunca tinha visto. Não sou entendedor de sashimi, mas eu entendo por que dizem que é o melhor da cidade: os cortes tinham quase um dedo de espessura.

Entre outros pratos pedidos tinha ebi furai teishoku com os mesmos camarões gigantescos mais muitos acompanhamentos e teppan yaki com cortes de filé muito generosos.

Eu também tinha que experimentar a famosa vieira canadense, que realmente e uma delícia. Mas as 4 pecinhas que vieram por 39 reais não abalaram o meu mundo não (apesar de nada ter sido barato).

Não tenho do que reclamar do serviço nem da comida. Os pontos negativos são o preço e a dificuldade de acesso (não dá para simplesmente resolver comer lá de última hora).

A qualidade do restaurante é superior em muitos aspectos, mas a minha opinião é que foi uma experiência interessante, mas não drasticamente diferente da que tive em outros restaurantes japoneses, alguns menos badalados e alguns com um buffet variado.

Talvez eu volte lá para outra ocasião especial. Mas na próxima vez que eu quiser comida japonesa, vou escolher uma opção mais prática.
Restaurante especializado em comida japonesa clássica, sem invenciones ou adaptações para o paladar brasileiro. Aqui você não vai encontrar sushi de morango, por exemplo. Se quiser comer uma excelente comida japonesa, New Koto é o lugar. O corte dos sahimi é perfeito, assim como a qualidade dos ingredientes utilizados. Sempre que vou, peço um combinado variado de peças, especialmente de sushis e sashimis. É uma excelente experiência gastronômica.

Pessoas,

O restaurante do chef japonês Ryozo Komiya, super bem falado nessa cidade, é dos mais discretos. Tanto por fora, com fachada estreita e sem grandes alardes (nunca o tinha percebido!), como por dentro, com a decoração simples e "muita luz" pro meu gosto (tenho uma teoria que muita luz leva as pessoas a falarem alto como se estivessem em suas casa). Ah, e uma televisão que passava uns clipes  japoneses péssimos, mas tão divertidos que não conseguia parar de ver.

O cardápio é longo e cheio de coisas diferentes e interessantes, como ovas de ouriço e enguias. Não tem buffet e, a primeira vista, é o olho da cara. As raras especiarias são realmente bem cotadas. Entretanto, dá pra ser feliz nos pratos quentes sem ter que hipotecar a casa. A mesa ao lado pediu um yakissoba de filet e legumes, lindo, farto para duas pessoas, por apenas 30 reais. E tem outros pratos típicos da culinária japonesa, daqueles cheio de coisas ensopadas e comidas estranhas, por preços bem atrativos.

Para beber, optei pela cerveja japonesa Kirin, por volta de R$ 11,00. Superou minhas expectativas, já que esperava algo fuleiro e topei pagar caro pela ocasião e possível surpresa. Bingo! Amarga, com um quê adoçado (?) lá atrás e bonita.

Para estreia a casa, optamos por um combinado tradicional: 50 peças por uns R$ 105,00. Sem palavras: peças impecáveis, niguiris com um peixe que quase abraçava o arroz e um atum de cor dos deuses! Fora as anchovas, muito saborosas!

Uns dois dias depois voltamos ao restaurante. Não resistimos à possibilidade de provar alguma entradinha. Depois de muitas dúvidas, ele escolheu um temaki de ovas de peixe-voador temperadas com wasabi (acho que se chama 'massago'), por uns R$ 20,00. Pessoas amigas, o negócio é pro Huck! O tempero do wasabi é de wasabi: forte, forte, forte. De arder o olho, lacrimejar e ter que soar o nariz depois. Eu não gostei, quase morri, e olha que provei um pedacinho com bastante arroz. Meu rock star foi até o fim :)

Eu escolhi as famosas vieiras grelhadas na manteiga, com shimeji, 2 unidades por algo como R$ 25,00. Só digo uma coisa: valeria R$ 55,00. Uma riqueza de sabor indescritível numa super apresentação. Eu quero mais. E depois mais um!

Por fim, o yakissoba de filet e legumes, por volta de R$ 30,00. Pessoas, vale demais! Não sou fã de yakissoba (tanto que nunca provei no Goemon, restô japonês no sudoeste que compete com o Dona Lenha no meu coração), acho um prato "grosseiro". O caso é que eu amei o yakissoba do New Koto e estou até agora me preguntando se, por acaso, não foi efeito das  vieiras. É que, depois delas, difícil alguma coisa dar errada no mundo (não é confort food, é confort life :)). Enfim: yakissoba delicado, com massa fina, e, ainda, a carne tão macia quanto a massa. Nada daquela coisa de um parte macia, da massa, outra mais dura, da carne, confundindo nossas ATMs (articulação têmporo- mandibular, usada na mastigação). Além de tudo, um sabor delicioso de se comer.

Depois, um café e um chá, por favor. Voltamos às vieiras. O café, Antonello Monardo, foi um dos melhores cafés da minha vida: cremoso e com um retrogosto de chocolate amargo. Até aquele momento do dia, eu não tinha bebido. Então, não foi alucinação.

O famoso banquete, proposta da casa por uma seqüência especial anunciada na Veja Brasília por R$ 140,00, não acontece mais. Não assim, como item de cardápio, preço fechado e reserva de 24 horas de antecedência. Por questões operacionais, foi tirado do cardápio e quem quiser algo parecido deve combinar diretamente com o chef Ryozo Komiya, para verificar as possibilidades de dia e valores.

No atendimento, a casa precisa de uns ajustes leves. Por ter ido quase em dias seguidos, percebemos que havia 2 garçons novos perdidos na maionese, o que dificultava um pouco a ajuda quanto ao esclarecimento dos pratos. Ainda assim, o garçom que sabia tudo se esforçou pra dar contas das dúvidas das mesas todas.

E foi assim. Recomendadíssimo. Se pensar em ir ao Sushi San, bem em frente, atravesse a rua e seja verdadeiramente feliz. Quero voltar pra provar a enguia e as ovas de ouriço do mar (essas com problemas de fornecimento atualmente).

Beijocas. Vanessa
www.blogdenodois.com

Em meu passeio por BSB, resolvi conhecer o bem falado New Koto, apontados por muitos como o melhor restaurante japonês de Brasília.

É um típico restaurante tradicional, sem aquelas invenções malucas de sushis empaturrados de cream cheese e frutas e acho que isso é um ponto muito positivo para quem quer algo mais clássico.

Eu e meus amigos provamos o sashimi de polvo que estava muito bom e fomos na contra-mão do que costumamos pedir normalmente.

Pedimos 2 generosos pratos de Donburi (que é uma tigelona que pode conter peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes parecidos todos juntos e grelhados, com um ovo dentro e servidos em cima do arroz). lembra um pouco os pratos do Sukiya, aquela rede japonesa aqui em SP.

Optamos pelo Oyakodon (Donburi com frango,ovos e cebola no arroz) e o Katsudon que era a opção com Lombo, achei muito bom as 2 opções e serviu bem 4 pessoas!!

Uma alternativa diferente e boa em relação ao rodizio de suhis e que valeu a pena. por ser um japonês clássico, o New Koto possui um preço bem alto, portanto se for jantar ou almoçar lá, prepare o seu bolso.

Nao tenho muito a adicionar ao que a Sandra, o Roberto e a Vanessa comentaram de maneira precisa. Sou péssimo com nomes, mas experimentamos uma entrada feita com clara de ovos, cogumelos e camarão. Perfeita, nos surpreendeu. Alias, acho que para nós que pouco conhecemos da culinaria tradicional japa, cada ida neste lugar será acompanhhada de uma boa surpresa. Realmente um grande diferencial é o esmero na seleção dos pescados, nos cortes (ate o gengibre tinha um sabor e textura diferentes). Pedimos um combinado, com peças frescas, generosas. O modo de preparo do arroz tambem difere dos japas brasileiros. Voltaremos pra testar essas videiras, o Bentô, e algumas outras sugestoes que li nos comentarios dos colegas.
Sugestão: dificil sugerir algo a um renomado chef, mas um treinamento extra para os garçons seria bemvindo, e talvez ate um cardapio visual, com fotos das criaçoss e pratos, para quem não tem muita intimidade com o menu tradicional japones.

Para mim é o melhor restaurante japonês de Brasília!!!

Um ambiente acolhedor com leques e luminárias orientais - claro - , mas um tanto minimalista , como reza a cultura japonesa.

No cardápio não espere inovações, nem combinações exóticas, muito menos molhos agridoces, sushi com frutas, cream cheese... Se prepare para adentrar a seara da verdadeira comida japonesa. Desde o menu até a elaboração dos pratos tudo denota o respeito pela tradicional culinária da Terra do Sol Nascente.

Mas se as opções gastronômicas já vão te deixar na expectativa prepare-se para se deslumbrar com a qualidade dos alimentos. É uma festa para os sentidos: pelo cheiro, pela aparência, pelo sabor...Tudo é muito mais intensamente delicioso.
Até o wasabi lá é diferente: tem maior intensidade, melhor textura, compactua melhor com a comida.
Realmente recomendo!!!

Com certeza a melhor opção de sashimis e sushis que conheço nas imediações. É fresco, bem cortado com sabor de mar. O serviço é de qualidade e incrivelmente rápido. Recomendo de olhos fechados como o melhor restaurante japonês de Brasília.

Pra quem gosta de comida japonesa, o New Koto é a pedida mais do que certa. Bem tradicional e clássico em tudo, como por exemplo, a comida, a decoração e a música ambiente, remete voce ao mundo japonês, onde a tranquilidade para fazer refeições é um forte hábito entre esse povo. Adoro comida japonesa, alguns pratos serve 4 pessoas tranquilamente. E o preço? Bom, dependendo do pedido sai caro, mas uma boa notícia.... existem pratos baratos.
Recomendo.

Fantástica a comida! Salmão e atum escolhidos a dedo e super frescos. O Udon é maravilhoso e dá muita vontade de comer uns 3, mesmo conseguindo comer apenas 01. Arroz temperado no ponto, nem doce, nem sem gosto, nem salgado. Meu restaurante japonês favorito.

Não é um restaurante barato. mas é o melhor que você vai conseguir nessa cidade. a comida, o ambiente e o atendimento são os melhores de brasília, e sem dúvida é melhor restaurante da categoria na cidade. mas isso vem com um preço muito acima da média.
Você conhece o New Koto? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral