Quer receber ofertas do(a) New Koto?

Restaurante especializado em comida japonesa clássica, sem invenciones ou adaptações para o paladar brasileiro. Aqui você não vai encontrar sushi de morango, por exemplo. Se quiser comer uma excelente comida japonesa, New Koto é o lugar. O corte dos sahimi é perfeito, assim como a qualidade dos ingredientes utilizados. Sempre que vou, peço um combinado variado de peças, especialmente de sushis e sashimis. É uma excelente experiência gastronômica.

Pessoas,

O restaurante do chef japonês Ryozo Komiya, super bem falado nessa cidade, é dos mais discretos. Tanto por fora, com fachada estreita e sem grandes alardes (nunca o tinha percebido!), como por dentro, com a decoração simples e "muita luz" pro meu gosto (tenho uma teoria que muita luz leva as pessoas a falarem alto como se estivessem em suas casa). Ah, e uma televisão que passava uns clipes  japoneses péssimos, mas tão divertidos que não conseguia parar de ver.

O cardápio é longo e cheio de coisas diferentes e interessantes, como ovas de ouriço e enguias. Não tem buffet e, a primeira vista, é o olho da cara. As raras especiarias são realmente bem cotadas. Entretanto, dá pra ser feliz nos pratos quentes sem ter que hipotecar a casa. A mesa ao lado pediu um yakissoba de filet e legumes, lindo, farto para duas pessoas, por apenas 30 reais. E tem outros pratos típicos da culinária japonesa, daqueles cheio de coisas ensopadas e comidas estranhas, por preços bem atrativos.

Para beber, optei pela cerveja japonesa Kirin, por volta de R$ 11,00. Superou minhas expectativas, já que esperava algo fuleiro e topei pagar caro pela ocasião e possível surpresa. Bingo! Amarga, com um quê adoçado (?) lá atrás e bonita.

Para estreia a casa, optamos por um combinado tradicional: 50 peças por uns R$ 105,00. Sem palavras: peças impecáveis, niguiris com um peixe que quase abraçava o arroz e um atum de cor dos deuses! Fora as anchovas, muito saborosas!

Uns dois dias depois voltamos ao restaurante. Não resistimos à possibilidade de provar alguma entradinha. Depois de muitas dúvidas, ele escolheu um temaki de ovas de peixe-voador temperadas com wasabi (acho que se chama 'massago'), por uns R$ 20,00. Pessoas amigas, o negócio é pro Huck! O tempero do wasabi é de wasabi: forte, forte, forte. De arder o olho, lacrimejar e ter que soar o nariz depois. Eu não gostei, quase morri, e olha que provei um pedacinho com bastante arroz. Meu rock star foi até o fim :)

Eu escolhi as famosas vieiras grelhadas na manteiga, com shimeji, 2 unidades por algo como R$ 25,00. Só digo uma coisa: valeria R$ 55,00. Uma riqueza de sabor indescritível numa super apresentação. Eu quero mais. E depois mais um!

Por fim, o yakissoba de filet e legumes, por volta de R$ 30,00. Pessoas, vale demais! Não sou fã de yakissoba (tanto que nunca provei no Goemon, restô japonês no sudoeste que compete com o Dona Lenha no meu coração), acho um prato "grosseiro". O caso é que eu amei o yakissoba do New Koto e estou até agora me preguntando se, por acaso, não foi efeito das  vieiras. É que, depois delas, difícil alguma coisa dar errada no mundo (não é confort food, é confort life :)). Enfim: yakissoba delicado, com massa fina, e, ainda, a carne tão macia quanto a massa. Nada daquela coisa de um parte macia, da massa, outra mais dura, da carne, confundindo nossas ATMs (articulação têmporo- mandibular, usada na mastigação). Além de tudo, um sabor delicioso de se comer.

Depois, um café e um chá, por favor. Voltamos às vieiras. O café, Antonello Monardo, foi um dos melhores cafés da minha vida: cremoso e com um retrogosto de chocolate amargo. Até aquele momento do dia, eu não tinha bebido. Então, não foi alucinação.

O famoso banquete, proposta da casa por uma seqüência especial anunciada na Veja Brasília por R$ 140,00, não acontece mais. Não assim, como item de cardápio, preço fechado e reserva de 24 horas de antecedência. Por questões operacionais, foi tirado do cardápio e quem quiser algo parecido deve combinar diretamente com o chef Ryozo Komiya, para verificar as possibilidades de dia e valores.

No atendimento, a casa precisa de uns ajustes leves. Por ter ido quase em dias seguidos, percebemos que havia 2 garçons novos perdidos na maionese, o que dificultava um pouco a ajuda quanto ao esclarecimento dos pratos. Ainda assim, o garçom que sabia tudo se esforçou pra dar contas das dúvidas das mesas todas.

E foi assim. Recomendadíssimo. Se pensar em ir ao Sushi San, bem em frente, atravesse a rua e seja verdadeiramente feliz. Quero voltar pra provar a enguia e as ovas de ouriço do mar (essas com problemas de fornecimento atualmente).

Beijocas. Vanessa
www.blogdenodois.com

Em meu passeio por BSB, resolvi conhecer o bem falado New Koto, apontados por muitos como o melhor restaurante japonês de Brasília.

É um típico restaurante tradicional, sem aquelas invenções malucas de sushis empaturrados de cream cheese e frutas e acho que isso é um ponto muito positivo para quem quer algo mais clássico.

Eu e meus amigos provamos o sashimi de polvo que estava muito bom e fomos na contra-mão do que costumamos pedir normalmente.

Pedimos 2 generosos pratos de Donburi (que é uma tigelona que pode conter peixe, carne, vegetais ou outros ingredientes parecidos todos juntos e grelhados, com um ovo dentro e servidos em cima do arroz). lembra um pouco os pratos do Sukiya, aquela rede japonesa aqui em SP.

Optamos pelo Oyakodon (Donburi com frango,ovos e cebola no arroz) e o Katsudon que era a opção com Lombo, achei muito bom as 2 opções e serviu bem 4 pessoas!!

Uma alternativa diferente e boa em relação ao rodizio de suhis e que valeu a pena. por ser um japonês clássico, o New Koto possui um preço bem alto, portanto se for jantar ou almoçar lá, prepare o seu bolso.

Nao tenho muito a adicionar ao que a Sandra, o Roberto e a Vanessa comentaram de maneira precisa. Sou péssimo com nomes, mas experimentamos uma entrada feita com clara de ovos, cogumelos e camarão. Perfeita, nos surpreendeu. Alias, acho que para nós que pouco conhecemos da culinaria tradicional japa, cada ida neste lugar será acompanhhada de uma boa surpresa. Realmente um grande diferencial é o esmero na seleção dos pescados, nos cortes (ate o gengibre tinha um sabor e textura diferentes). Pedimos um combinado, com peças frescas, generosas. O modo de preparo do arroz tambem difere dos japas brasileiros. Voltaremos pra testar essas videiras, o Bentô, e algumas outras sugestoes que li nos comentarios dos colegas.
Sugestão: dificil sugerir algo a um renomado chef, mas um treinamento extra para os garçons seria bemvindo, e talvez ate um cardapio visual, com fotos das criaçoss e pratos, para quem não tem muita intimidade com o menu tradicional japones.

Para mim é o melhor restaurante japonês de Brasília!!!

Um ambiente acolhedor com leques e luminárias orientais - claro - , mas um tanto minimalista , como reza a cultura japonesa.

No cardápio não espere inovações, nem combinações exóticas, muito menos molhos agridoces, sushi com frutas, cream cheese... Se prepare para adentrar a seara da verdadeira comida japonesa. Desde o menu até a elaboração dos pratos tudo denota o respeito pela tradicional culinária da Terra do Sol Nascente.

Mas se as opções gastronômicas já vão te deixar na expectativa prepare-se para se deslumbrar com a qualidade dos alimentos. É uma festa para os sentidos: pelo cheiro, pela aparência, pelo sabor...Tudo é muito mais intensamente delicioso.
Até o wasabi lá é diferente: tem maior intensidade, melhor textura, compactua melhor com a comida.
Realmente recomendo!!!

Com certeza a melhor opção de sashimis e sushis que conheço nas imediações. É fresco, bem cortado com sabor de mar. O serviço é de qualidade e incrivelmente rápido. Recomendo de olhos fechados como o melhor restaurante japonês de Brasília.

Fantástica a comida! Salmão e atum escolhidos a dedo e super frescos. O Udon é maravilhoso e dá muita vontade de comer uns 3, mesmo conseguindo comer apenas 01. Arroz temperado no ponto, nem doce, nem sem gosto, nem salgado. Meu restaurante japonês favorito.

Não é um restaurante barato. mas é o melhor que você vai conseguir nessa cidade. a comida, o ambiente e o atendimento são os melhores de brasília, e sem dúvida é melhor restaurante da categoria na cidade. mas isso vem com um preço muito acima da média.
Você conhece o New Koto? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral