Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)

Museus

Este local está fechado

Endereço: Parque da Independência, Ipiranga - São Paulo , SP - Brasil

O Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) está fechado para visitas devido a problemas na sua estrutura. Não há previsão de reabertura. Mais informações no site oficial www.mp.usp.br

Belissímo prédio histórico localizado em um grande parque na zonal sul de São Paulo.
O Museu do Ipiranga esta localizado em um grande prédio histórico muito bem conservado e com objetos e um enorme acervo que retratam os primórdios da cidade de São Paulo bem como os costumes na épocas das 1.as colonizações na região
Aproveitando a visita você pode conhecer o parque com seus imensos jardins e gramados , muito bom para uma caminhada ao ar livre

"Deitado eternamente em berço esplêndido", Infelizmente, um dos mais importantes museu do País esta fechado para reforma; e uma reforma que já dura muito tempo.
Entretanto, ainda é possível ver o museu entrando no parque da Independência, porém, não é permitido a entrada no museu, mas mesmo assim vale apena conhecer o lugar, no parque da independência.
Me lembro de ter visitado quando criança, me lembro bem do quadro do grito, dos quartos da família Imperial e das relíquias dos povos indígenas.
Com certeza é um lugar que marcou a minha infância e me ensinou a da valorizar a nossa rica história e nossas Riquezas.
" Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! "
Foto opinião do Igor Leonardo Pereira da Silva sobre Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)

Aqui comento somente com uma única ressalva pois não há o que reclamar realmente do parque. Muito bem conservado, enorme para você passear, descansar, namorar, praticar alguns esportes, visitar o museu mas na hora de comer meu chapa, prepare o bolso.
A pequena feira de artesanatos e lanches que fica entre os parques pratica preços não condizentes com os produtos, um churros a R$5, um cachorro-quente miserável a também R$5, uma água de 500ml a R$3.50. tá certo que em eventos, feiras e outros os preços costumam ser diferenciados mas daí fazer uma mixaria de porção custar os olhos da cara não tem cabimento,
Já falando do estacionamento é fato não existir atualmente algum que absorva a demanda dos veículos visitantes porém nos arredores do parque não é difícil encontrar vagas, assim como os flanelas pra supostamente cuidar do seu carro, aheaeuuaeuaeu.
Então a dica é um bom café da manhã antes do parque, ficar o dia crocodilando por lá e naquela larica moderar nos lanches ou levar alguma reserva de beliscos, almoçando depois nos restaurantes pelos arredores.
Não lembro o preço de visitação para o prédio do museu mas costuma ser acessível.
Leve seu animal de estimação, toalhas ou outro utensílio para poder esticar-se na grama, leve sua magrela para roletar pelos arredores enfim, considere ficar por lá aproveitando ao máximo aquele refúgio, principalmente pela entrada franca, de nossos dias rotineiramente acelerados XD.

O belo jardim só, vale a visita. belas flores, tudo muito bem cuidado, enche os olhos e a camera, de fotos.
Durante muitos anos ia, anualmente com a escola, visitar, e a cada nova visita, via uma nova surpresa. Os quadros, roupas, louças e demais antiguidades nos enchem os olhos, e um só dia não é capaz de nos mostrar metade do que se tem no museu.
A fachada imponente é excelente para umas fotos, e é uma pena ele estar fechado, restando apenas isto para nossa visita.

Com certeza tem que conhecer, fala muito da história de São Paulo e nossa colonização, ali tem um pouco de tudo, arquitetura , história , como vivia a nobreza, o povo da época a atos históricos.
Um passeio cultural , e fora do museu tbem tem um belo jardim e área de esporte.

Como demorei para conhecer o Museu do Ipiranga, mas foi além do que eu esperava.
O jardim é suntuoso e bem cuidado.... Só o jardim já vale uma visita minuciosa.... um verdadeiro deleite para os olhos.
O prédio é outro espetáculo: grandioso, tanto nas proporções quanto nas formas... Um deleite para os olhos.
Mas, como ninguém vai ao Museu pelo jardim ou pelas formas, é hora de falar no acervo: estátuas, pinturas, quadro, jóias, moedas, enfim diversos objetos que retratam a sociedade brasileira da época.
Imperdível, uma aula de história viva!

O museu do Ipiranga é sem dúvida o lugar mais didático além de belíssimo de São Paulo, por isso é considerado um dos pontos turísticos da cidade. Apropriado para uma excursão escolar e também para um passeio familiar no fim de semana.
Um lugar cheio de histórias, que surpreende tanto por seu acervo quanto por sua arquitetura interna e externa que é composta por seu formoso jardim. Nas proximidades ainda é possível visitar a casa do grito, composta por diversos quadros com pinturas retratando a época da independência e documentos.

O Museu do Ipiranga, também conhecido como Museu Paulista, além de ser um dos lugares mais lindos da cidade de São Paulo, traz com ele uma riqueza de detalhes, obras, mobiliários, objetos com seus significados históricos. Um ambiente maravilhoso para quem gosta de história e arte, principalmente para quem gosta da história que nos levou a independência. Um preço totalmente acessível. Um jardim encantador.

Um lugar totalmente educativo. Como conhecer a história? A nossa história? O museu exibe peças e partes do que foi vivido no passado e é uma ótima forma de nos conhecer e a aula de história faz todo o sentido depois que conhecemos o museu.

Antigamente você entrava e sempre se surpreendia, atualmente, está fechado, caindo aos pedaços, mesmo sendo um grande patrimônio histórico, precisa de restaurações urgentes, mas a prefeitura não autoriza e contrata profissionais para restaurar o local, que pode agora desabar a qualquer momento!
Você conhece o Museu do Ipiranga (Fechado p/ Reforma)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral