Museu do Futebol

| Rank: 7º de 79 | Museus

Endereço: Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu, São Paulo , SP - Brasil - 01234-010

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol oferece a oportunidade aos visitantes de conhecer um pouco mais da história de um esporte tão apaixonante para os brasileiros. Imagens de momentos históricos, craques que desfilaram sua categoria pelos gramados do Brasil e do mundo, conhecer o gramado do Pacaembu, medir a velocidade do chute e reviver as conquistas brasileiras em copas do mundo são algumas das atrações.

Promoção

Toda terça-feira a entrada é gratuita.

Eu sou lusa e leão da fabulosa de coração, entrar no museu é de grande emoção. Não tem como não se apaixonar. Você já entra com uma narração de uma jogada onde parece que você fará gol. Não tem como descrever, tem que ir. Lá estão expostas a evolução das chuteiras e das bolas. Algo fantástico. Recomendo.

Até pra quem não é fã de futebol vale a pena ir conhecer. É animal! Eu não gosto de futebol, não conheço os jogadores, não assisto jogos, não fico ouvindo comentários e quase não assisto o Globo Esporte porque fica a maior parte do tempo no fut. Mas é impossível negar que o futebol é esporte mais popular do mundo e o mais apreciado no Brasil, logo, que tenha um museu apropriado a ele.

Aos sábados é de graça e o museu fica no Estádio do Pacaembu. Todas a peças ficam sob a arquibancada, logo, é possível ver toda a estrutura do estádio por baixo.

- O museu conta com uma parte interativa, onde você pode jogar futebol num campo projetado no chão com uma bola digital. Muito legal!

- Um outro campo com uma bola para chutar e medir a velocidade com que a bola chega ao gol. Muito legal para competir com os amigo para ver quem tem o chute mais forte

- você pode ver as jogadas mais célebres do futebol nacional e internacional narrado e comentado por celebridades explicando porque aquele gol foi tão marcante para ele.

- há uma sessão com painéis apenas sobre curiosidades relacionadas ao futebol. Todas muito interessantes.

Acho que ficaria muito cansativo eu descrever todas as salas do museu, mas as que eu citei acima realmente valem a pena ir para ver. É um passeio que você pode fazer em uma hora (passando rápido) e pode durar umas três fácil, fácil. Visite! é um lugar 5 estrelas com louvor!
Sessão de curiosidades do futebol
"Sessão de curiosidades do futebol"

Um museu que fala do futebol, mas não só de futebol.
De forma interativa, o museu conta fatos históricos do futebol, e também fatos de cada época, acontecimentos que marcaram época, através de videos documentários, fotos, e objetos como camisas, chuteiras, camisas, o museu o futebol passa a ser uma atração turística excelente
não só para que gosta de futebol, mas para qualquer pessoa.

Esse museu nos traz a história do nosso futebol.
Existem diversos painéis interativos, um espaço para cobrança de pênalti interativo, histórias do futebol mundial, histórias da Copa do Mundo, camisas da nossa seleção, histórias da bola, algumas curiosidades e diversos outros assuntos relacionados ao futebol. Super recomendo!!!
Ótimo lugar para passear em família, vale ressaltar não ser um lugar somente para os amantes de futebol, muita história interessante pra todos, desde crianças até idosos. A tecnologia empregada ao local o deixa muito mais atrativo. Conhecer o futebol desde o inicio da sua história é uma experiência incrível. Vale a pena fazer uma visita.

Sempre ouvi falar do Museu do Futebol e não tive a chance de ir ao local. Quando tive a chance de ir no Fla-Flu eu não pensei 2x e fui ao local e não me arrependi. O local agrada todos os torcedores pois demonstra de forma justa e isenta todos os clubes nacionais. Ter a chance de conhecer um pouco da história do futebol, jornalistas foi incrível.
Foto opinião do Marcos Felipe sobre Museu do Futebol

Vista aérea do Estádio do Pacaembu. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.

Localizado no bairro de Higienópolis, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e até hoje é utilizado pelos principais clubes da capital paulista.
Seu nome é uma homenagem ao Paulo Machado de Carvalho (1901-1992), chefe da delegação da seleção brasileira nas copas de 58 e 62. O Pacaembu (como é conhecido por todos), hoje, tem capacidade para receber até 40 mil pessoas, em jogos oficiais. Recentemente, recebeu duas finais da Copa Libertadores da América: em 2011, entre as equipes de Santos e Peñarol (URU), e em 2012, entre Corinthians e Boca Juniors (ARG), ambos os jogos vencidos pelas equipes brasileiras.

Hoje, o estádio recebe jogos das equipes do Corinthians, Palmeiras e Santos, além da decisão da Copa São Paulo de Juniores. Porém ele é conhecido como a casa do Timão, pois a equipe é o time que mais jogou no Pacaembu, na história.

Museu do Futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.
Museu do futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Em 29 de setembro de 2008, foi inaugurado o Museu do Futebol. O projeto ocupa área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio. Sua arquitetura se destaca por integrar os espaços: o teto é a própria arquibancada, uma passarela liga os lados leste e oeste do prédio e permite uma bela visão da Praça Charles Miller.
Três eixos norteiam o passeio pelo museu: Emoção, História e Diversão. O visitante começa o percurso no saguão de entrada, batizado de Sala do Torcedor, onde estão reunidos objetos utilizados pelos torcedores como chaveiros, cinzeiros, flâmulas, broches e bandeiras.

Depois de torcer, é hora de se sentir entre os ídolos. A pessoa circula entre grandes painéis suspensos da Sala Anjos Barrocos, nos quais são exibidas as imagens em movimento de craques como Pelé, Falcão, Zico, Bebeto, Didi, Romário, Ronaldo, Gilmar, Gérson, Sócrates, Rivelino.

Personalidades como Zagalo, Armando Nogueira, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Arnaldo César Coelho, Daniel Piza, João Gordo, Marcelo Tas e Ruy Castro narraram seus gols preferidos. Suas vozes podem ser ouvidas na Sala dos Gols. Gravações originais de Ary Barroso, Fiori Gigliotti, Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral, Jorge Cury e Osmar Santos estão disponíveis na Sala do Rádio.

No eixo “História”, a Sala das Origens mostra a importância da fusão étnica em nosso futebol com fotos e um vídeo. Na Sala dos Heróis são apresentadas personalidades brasileiras que marcaram o século, entre elas jogadores como Leônidas da Silva e Ademir da Guia. Dentro de um túnel fechado, o visitante experimenta a sensação do “Rito de Passagem, a copa de 50”. Taças gigantescas formadas por quadros e telas de cristal líquido mostram as principais características do país nos períodos entre as Copas do Mundo. A Sala Experiência Pelé e Garrincha é uma homenagem aos craques que nunca perderam uma partida jogando juntos.

Museu do Futebol.

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu surpreende pela qualidade de todas suas instalações. Vale a pena para todos, independente de gostar de futebol ou não, já que mostra muito da história. Embora ligado ao futebol, é muito prazeroso de se ir com toda a família, pois é um passeio interessante e interativo.

Não sou fã de futebol. Nem um pouco. Sou do time do vôlei!
~~ 100% vôlei, vôlei na veia!!! ~~
Maaaaaaaaaaas, esse museu vai muito além do futebol, ou pelo menos, vai além do que a gente acha que sabe sobre o futebol. De cara, você já entra numa sala MUITO MANEIRA, cheia de luzes e espelhos, luz negra e etc, mas a parte mais legal, é quando você entra na salinha da arquibancada!
GENTE AQUILO ARREPIA!
É muito incrível, os gritos, as imagens, e o lugar é até climatizado (bem abafadinho).
Eu super voltaria pro Museu do Futebol, já recomendei pra uma penca de gente!
Não sei se é fácil de chegar, porque fui de carro. Tem o estacionamento com zona azul (eu acho), e é bem no estádio do Pacaembu =]]

O Museu do Futebol realmente merece 05 estrelas. Eu que nem sou fã do esporte curti demais. O Museu é mantido pela Fundação Roberto Marinho e segue o padrão alta tecnologia e multimídia. Está localizado dentro do Estádio do Pacaembu e tem entrada gratuita no sábado.

Os setores são mega variados e decidi dividir por itens aqui:
- Ao subir as escadas, você já vê um grande painel com craques e algumas informações;
- As boas vindas é dada pelo Pelé, em uma projeção que se estende pela escadaria do Museu (no hall de acesso);
- Ha uma sala onde você conhece o Gol mais emocionante de sua vida, pela visão de diferente jogadores, locutores, técnicos etc;
- Setor dos Locutores: onde você ouve narrações nas ondas do rádio, desde 1936. Achei geinal!
- Campo de Futebol Virtual!
- Labirinto com infgormações diversas sobre futebol
- Vista do Estádio (lindo!)
- mais outros 10 setores com informações sobre os craques, copas do mundo etc

Porém, a melhor parte para mim foi a visita embaixo da arquibancada, onde são projetados áudios e imagens de várias torcidas. Lá, você realmente sente a exaltação dos torcedores, parece que você está no meio da torcida - enfim, é uma sensação incrível!

Mesmo não sendo fã do esporte, vale a visita!

Fui ao Museu do Futebol em 2009. Se eu não me engano, no mesmo dia a que fui ao da Língua Portuguesa. Confesso que me dirigi até lá com grande expectativa, tamanhos eram as críticas elogiosas ao local feitas por parte de diversos órgãos de mídia, visto que o local havia sido inaugurado há bem pouco tempo.

Gostei bastante do museu. Minha parte preferida foi numa sala escura, com jeito de local em construção, onde havia um telão em que eram projetados imagens de torcidas com seus cânticos.

Senti falta de algumas coisas. Adoraria ver, por exemplo, sei lá, "a primeira chuteira do Garrincha", "a bola do gol mil"... esse tipo de coisa. Mesmo assim, pretendo voltar em breve.
Você conhece o Museu do Futebol? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral