Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Museus

A cidade de Olímpia é conhecida pelos apelidos Cidade Menina Moça e Capital do Folclore.E como é considerada a capital do folclore,não poderia deixar de ter o seu Museu do Folclore.Idealizado pelo professor José Sant'anna,está localizado no palacete dos Tonanni datado de 1916.Já na entrada do Museu fica uma Maria Fumaça que esteve em atividade nos anos de 40/50.Na primeira sala vemos as fotos de Maria Olímpia,que deu nome a cidade.O acervo conta ainda com vestuários usados em folias de reis,congadas ,etc,e que foram doados por grupos folclóricos de várias regiões do Brasil.Além disso ,conta também com uma biblioteca e peças de uso diário da população de antigamente.Uma verdadeira viagem no tempo e nos costumes de um país inteiro.

O Museu se localiza no centro da cidade em uma casa antiga. No dia em que o visitei estava havendo uma filmagem para uma peça publicitária, assim, o funcionário do Museu, preocupado em ajudar a equipe técnica a ligar equipamentos e puxar fios não me deu a mínima atenção, mesmo assim, pude ver que o museu necessita de reformas por detalhes como paredes descascadas e forro prestes a cair.

Olímpia é a capital nacional do folclore, e uma excelente opção para quem quer conhecer mais sobre a história desse maravilhoso festival é visitar o museu do folclore de Olímpia. O museu possui um grande acervo de história de Olímpia e do festival do folclore, como artesanato, máquinas e aparelhos utilizados há muitos anos e muito mais. Você também pode ver pessoalmente uma locomotiva, em exposição no museu.

Você conhece o Museu de História e Folclore Maria Olímpia? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Olímpia?