Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

| 5º melhor em Museus de São Paulo   5º melhor em Museus de São Paulo

Fundado em 1970, o Museu da Imagem e do Som registra e preserva o passado e o presente das ações relacionadas com a música, o cinema, a fotografia e as artes gráficas. O conteúdo diversificado conta com mais de 200 mil imagens, seja em fitas de vídeo ou áudio. Fique atento a programação mensal de shows, festivais de cinema e exposições de fotos e de artes.

Onde música, arte, dança, gastronomia se encontram! Um dos melhores pontos turísticos de São Paulo. Sempre uma atração diferente (nacional e internacional) com um delicioso bistro dentro!

O lugar tem uma estrutura muito legal para exposições.
Neste dia fui ver Stanley Kubrick. Os ambientes foram divididos por filme. Um dos maiores espaços foi para “ 2001 – Uma Odisseia no Espaço”.
O ambiente de “De olhos bem fechados” estava muito bem decorado lembrando totalmente o enredo do filme, assim como Laranja Mecânica.
Mas o espaço mais disputado não poderia deixar de ser “O Iluminado”, uma pequena fila de uns 10 minutos. Foi reconstruído os corredores do Hotel e cada porta que se abria tinha uma coisa exposta como: Os vestidos das meninas, a blusa do menino, o machado, a máquina de datilografia, entre outros.
Mesmo para quem não é muito fã dele ou que não conheça todos os filmes, vale muito a pena ir. A exposição fica até 12.01.
Foto opinião do Ivana Gobbi de Castro sobre Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)
Fui até o MIS assistir a um show do Bruno Morais e tudo ocorreu muito bem.

Na chegada há um estacionamento com manobrista que é compartilhado com um restaurante francês que fica colado no museu. Fazem preços diferentes para quem vai no museu (mais barato) e para quem vai no restaurante. Acho que ficou uns R$8 por umas 2h; mas acredito que é esse preço por tempo indeterminado.

Fui atendido muito rápido na bilheteria, sem problemas.

A sala do show era confortável e aconchegante, bem parecida com a de um cinema pequeno, para umas 50 pessoas. A acústica da sala me pareceu boa, já que o som tava massa!

O ambiente, apesar de ser relativamente antigo, estava bem conservado e limpo.

No geral foi uma boa experiência. Voltaria para mais facilmente.
Show Bruno Morais
"Show Bruno Morais"

Exposição de Stanley Kubrick
Muitos detalhes são apresentados durante essa amostra.
Filmes com O Iluminado com Jack Nicholson de 1980, 2001: Uma odisseia no espaço de 1968, um marco até hoje do cinema, Laranja Mecânica de 1971, A.I Inteligência Artificial de 2001 e De olhos bem fechados com Nicole Kidman e Tim Cruise, são algumas de suas obras.
Evento muito bem organizado.
Demorei uma hora para entrar, mas valeu
Vai a dica, para quem gosta

Como não amar o MIS? Ainda mais quando o conheço justamente na Mostra do Stanley Kubrick, que eu amo tanto.

Sobre esta mostra, foi um espetáculo à parte. Lá,você se sente dentro dos filmes e da mente de Kubrick tanto pelo cenário, quanto pelos sons e, claro, imagens. É como se percorresse os corredores do hotel em O Iluminado; entrasse no portal de 2001: Uma Odisseia no Espaço; se sentisse observado e ao mesmo tempo um voyeur em De Olhos Bem Fechados, estivesse dentro da sala de guerra do Dr. Fantástico; vivesse o mundo perturbador de Laranja Mecânica. Quem não foi, corra (vai até início de Janeiro de 2014).

E eu acho que com uma exposição tão bem cuidada e tão criativa como esta, realmente não tem como não amar o Museu da Imagem e do Som. Apesar de suas exposições serem super contemporâneas e estarem totalmente conectadas às novas mídias (as mostras sempre estimulam interação), o MIS é bem "velinho", surgiu na década de 70; mas foi totalmente reinventado em 2008.

Além disso, o diretor do MIS, André Sturm, é cineasta, trabalhou anos na indústria cinematográfica, principalmente na distribuição de filmes de arte (pela Pandora Filmes). Aliou a imagem+som à arte com alguém que entende do assunto: o resultado foi excelente.

Sobre a estrutura do MIS, há diferentes espaços. Uma lojinha muito legal na entrada, com um café meio improvisado, mas charmosinho bem na frente da fila. Lá fora, há um jardim grande, bicicletário com várias bikes coloridas, e um restaurante super lindo e requintado (merece outra resenha!)

A entrada custou R$ 20 e valeu cada dinheiro investido!

É difícil falar só do MIS porque a gente fica com vontade de falar mais das exposições que vemos lá do que do ambiente em si!! haha

Mas só o fato de que o lugar abriga várias e várias exposições sempre bem estruturadas e interessantes já é o suficiente pra se dar muitas estrelas. Só não dou cinco porque me irrito com o fato de não pode entrar com bolsa lá dentro nunca, independente da exposição ou do tamanho da bolsa, e também porque acho a lojinha caaaara demais haha mas acho que isso é normal de qualquer museu.

Num geral, as exposições são sempre diferentes, trazendo essa multi-sensoriedade de desenho, foto, video, som, ambiente que eu só vejo acontecer lá. Na exposição que ta tendo do Kubrick, por exemplo, eles fizeram salas temáticas de cada filme dele, com objetos de cena, manuscritos de roteiro, notícias de jornal, figurinos originais, fotos da montagem, cenas do filme rolando, trilha sonora no ambiente e - o mais incrível - uma SUPER decoração que te faz se sentir DENTRO de cada um dos filmes.

Especialmente a sala do "O Iluminado" (aquele de terror do Jack Nicholson que ele enlouquece, e tem a cena do menino andando de triciclo no corredor e encontrando as gêmeas, sabe?) que é assustadoramente igual ao cenário do filme, com tudo escondido por portas que você tem que engolir o choro, tomar coragem e abrir de uma vez. Relaxa que você não vai tomar susto.

Aaaaah e a sala do 2001 - Uma Odisséia no espaço que tem o Monolito lá no meioo funcionando como tela plana pra projeção de cenas do filme!! Coisa incrível.

Tudo muito bem pensado e estruturado.

E o ingresso é baratinho!! 10 reais a inteira, no domingo!! E não é só nessa exposição, já fui em outras que era ainda menos, tipo a de games que acho que era 6 reais a inteira, ou algo do gênero. Acho incrível.

Como ele fica lá no coração do Jardins, não é tão fácil chegar lá sem carro. Mas que eu saiba o estacionamento é gratuito e tem ponto de ônibus nas proximidades, então não é o fim do mundo.

Recomendo mais que tudo - principalmente pra cinéfilos e estudantes de cinema - ir nessa exposição do Kubrick (ela fica até 14/01/14 acho). E pra quem não tá afim dessa, ainda assim recomendo ficar de olho e acompanhar o calendário de exposições deles, que elas nunca deixam a desejar!!! :D

Se falar do MIS já é covardia, imagine falar do MIS com uma exposição do Kubrick dando sopa?? Acho que é um ponto obrigatório para quem passa pela cidade. Tem muitos eventos interessantes, festas, coquetéis, exposições. É o tipo do lugar na cidade que sempre se tem o que fazer. Para quem não conhece, essa é a oportunidade. A exposição do Kubrick está irretocável!!!

Adoro o Museu da Imagem e do Som porque sempre abriga exposições interativas e ótimas sessões de cinema, o mesmo nos finais de semana também abriga uma feira de antiguidades como a da Praça Benedito Calixto só que com itens mais exclusivos, a sala de projeção apesar de antiga tem boa acústica e é confortável. Também oferece excelentes oficinas e cursos gratuitos ou a preços baixos de fotografia, dj, artes, cinema, entre outros, vale a pena sempre dar uma olhada no site do museu e verificar sua programação mensal.

Museu de conceito moderno, interativo e funciona tudo muito bem. Me surpreendi com a exposição do Stanley kubrick com peças originais de cena de vários filmes. A exposição vai até Janeiro e quem não form perdeu grande oportunidade. Não tenha dúvida que vai se surpreender. Ingressos a 10,00 ou 5,00 a meia. Terça ~´e de graça.
Você conhece o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral