Museu da Casa Brasileira

| Rank: 11º de 83 | Museus

Esse museu localizado na Faria Lima, é possível ir de metro na estação Faria Lima e depois pegar um ônibus.
É uma casa grande e antiga bem bonita e conservada, nesse museu acontece diversas exposições e também conta com um acervo de artefatos antigos, como por exemplo talheres que usado pela Marquesa de Santos, entre outros moveis antigos.
Vale muito apena conhecer.

Vale muito apena conhecer.

O Museu é bem localizado, estive lá para um evento de premiação de design e achei super legal um prédio mais histórico abrigar um evento mais atual . As estruturas montadas no jardim eram bem aconchegantes e permitiam que o pessoal conversasse e interagisse bem . As oficinas e exposições do local são bem diferentes , há também móveis antigos expostos na lateral e você pode entrar na sala de banho que foi mantida desde a época da construção.

Muito bonito e com comida variada, muito bom para um almoço de negócios ou com crianças no final de semana - gramado enorme para a criançada correr, diversas árvores para conhecer e muita cultura! Alguns dias possuem apresentações ou eventos gratuitos, nestes dias é bom fazer reserva, pois lota bem cedo.

Museus tem exposições transitórias e exposições fixas e, além da estrutura, o que define um bom museu são as exposições que tem por lá.

Eu fui ver uma exposição e acabei não gostei. Passei praticamente reto por toda ela. Depois fui ver a exposição fixa que fixa no primeiro andar da casa, apesar de um pouco mais interessante, não gostei muito porque realmente não fiquei interessado. Eles possuem o projeto Casas do Brasil, resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.

Eles possuem móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje e uma mostra que que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado.

Tem um restaurante também que parece bem gostoso de almoçar e um jardim enorme de aproximadamente 6.000 metros quadrados chama a atenção em meio à densa massa de concreto da região onde está o solar. Abriga aproximadamente 200 espécies de árvores brasileiras e várias espécies de pássaros.
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Museu da Casa Brasileira

Pois é, sinto um vazio até ao escrever este review. Mas realmente saí do Museu da Casa Brasileira sentindo um "vazio" enorme, porque nada me tocou, como acontece com praticamente todos os outros museus de SP. Explico...

A casa é linda, com um jardim de 6 mil metros quadrados que é praticamente um oásis na Faria Lima. Lá existe um restaurante contemporâneo, requintado e mega-gourmet. Não almocei por lá, mas dizem ser ótimo.

Mas, não é só de um bom jardim e uma casa imponente que se faz um museu. É principalmente de sua curadoria. Eu fui em uma exposição de Op-Art e, de quebra, havia uma sobre o Carandiru, inspirada no livro do Dr. Drauzio Varella. Se não fossem estas duas exposições, que estavam ok, eu sairia mais decepcionada ainda.

Achei que o espaço ia me ajudar a ter mais referências sobre as casas brasileiras, arquitetura, etc. Sabe aquele programa da GNT? Aprendo mais em 20min de programa que numa visita a este museu. No acervo permanente, havia somente móveis e objetos decorativos da família Silva Prado, proprietária da casa. E só.

O museu parecia mais um "ode à família Silva Prado" que uma homenagem aos vários estilos que formam a "casa brasileira".
Foto opinião do Sheila A. sobre Museu da Casa Brasileira

Concilia história, modernidade e espaço para relaxamento. Em seu acervo fixo, fica-se conhecendo muito sobre a fase em que a cidade se desenvolveu. Os cômodos originais do casarão possuem paineis fotográficos e amostras do mobiliário da família de alta classe que o habitou no início do século passado. Suas mostras temporárias são focadas no design de objetos do nosso dia-a-dia. Frequentemente há boas mostras fotográficas e eventos de lançamentos de livros. O jardim da propriedade é um convite ao relaxamento, com seu belo paisagismo. Por um instante nos esquecemos da movimentada avenida Faria Lima, logo em frente.

Nas exposições e eventos em que la fui, sempre sai maravilhado, pois alem do belo local, espaço enorme, bem cuidado, nos fundos tem um terreno enorme, e um restaurante muito bom e preços acessiveis, alem de que o estacionamento ate o ano passado era gratuito, ainda acho que é, e com manobrista. Também é um ótimo local pra quem gosta de fotografar, la tambem tem uma exposição fixa de moveis antigos, com a mobilia da casa aonde é explicado e contada toda historia da familia Silva Prado, uma importante familia do ciclo do café paulista, e a região é muito bonita com belas praças e monumentos. \pra quem gosta ainda pode tomar um café da Alta Mogiana ali no Otavio, que é da familia do ex-gov. Orestes Quercia.
Você conhece o Museu da Casa Brasileira? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral