Museu Afro Brasil

| Rank: 15º de 82 | Museus

Endereço: Parque Ibirapuera (Av Pedro Álvares Cabral, 10, s/n) - Parque de Ibirapuera, São Paulo , SP - Brasil - 04094-050

A história, a arte e a sociedade do Brasil e do mundo a partir das raízes africanas. Entrada Inteira: R$ 6,00 - Meia Entrada: R$ 3,00. Venda de ingressos online pelo site.

O acervo do Museu Afro Brasil, que fica no primeiro andar, traz a réplica exata de um navio negreiro. Eu me coloquei no lugar daquelas pessoas que eram acorrentadas e trazidas para o Brasil. É de chorar. O museu também traz obras de Ana das carrancas. Gostei muito da entrada, onde tinha obras de Francisco Brennand. No térreo, a exposição é itinerante. Adorei e recomendo.

Com certeza um dos museus mais lindos do Brasil. Localizado no parque Ibirapuera é uma grande opção de visita e também de pesquisa para os interessados do assunto como eu. Recomendadíssimo ver as raridades do lugar. O espaço é imenso e muito bem setorizados. Também tem exposições interessantes de assuntos bem específicos.

Dentro do parque Ibirapuera, é um museu bonito e dá pra visitar durante o final de semana. É bom porque pode passear no parque o domingo pela tarde e depois visitar ao museu. O primeiro piso tem a exposição permanente, que quando eu fui foi bem grande e tinha uma coleção amplia de pinturas, esculturas, exposições do espaço de artistas contemporâneos. As obras eram bem criativas e realmente gostei, nunca tinha visto antes um museu com tanta arte africana. Também tem wifi gratis. Tem que conheçer!

Museu localizado dentro do Parque Ibirapuera, com muita cultura afro-brasileira. Artefatos de futebol a tribos africanas, passando por objetos da escravidão no Brasil. Bem organizado e com grande acervo. Imperdível, apesar de ser pouco visitado e comentado se comparar a outros museus da cidade ou até mesmo do Ibirapuera.

O Museu Afro Brasil é indispensável para quem quer conhecer melhor cultura brasileira por meio da perspectiva de culturas de origem africana. O acervo permanente tem obras fortes, que se abrem para referências históricas, religiosas, culturais, artísticas, populares, entre outras. Dessa vez, fui para ver a exposição sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, que está na parte externa do Museu. Essa proposta foi interessante porque possibilitou a interação entre a obra de Carolina e os movimentos da cidade e do cotidiano, como as pessoas passando por lá, os casais namorando, amigos se divertindo etc. Conta com belo acervo de fotos de Carolina, mas poderia ter tido uma apresentação mais didática de quem foi a autora. Também pude ver uma exposição temporária sobre arte produzida no Vale do Jequitinhonha, que é emocionante pela riqueza do material artístico e do testemunho humano. O Museu Afro Brasil é uma experiência marcante e multidisciplinar.
Exposição Carolina Maria de Jesus
"Exposição Carolina Maria de Jesus"

I actually enjoyed very much visiting this museum. There were a lot of interesting and unique items to see but it was a bit disorganized. It would improve the visitor's experience by creating separate areas with the items arranged by themes and naturally guiding the person to move from area to area all the way to the exit since I was walking all over randomly and at times ended up in the same area that I had already visited. At times it felt that certain displays were there without any explanation of what they meant.

O Museu Afro Brasil está do Parque do Ibirapuera e merece uma visita obrigatória. A entrada é gratuita e possui um rico e grande acervo da arte e cultura da nossa ancestralidade africana.
Dois momentos foram muito marcantes para mim, o primeiro, está na parte superior do museu, onde há uma contextualização sobre forma como os africanos foram trazidos para o Brasil, o horror que foi os navios negreiros e ao mesmo tempo, toda a sua beleza, esse jogo está materializado também na forma que o expositores pensaram e construíram esse andar, pois enquanto entramos na parte interna de uma representação do navio, para saber como ele era organizado e como os africanos foram tratados, sentimos esse ambiente ruim e escuro, para trazer à tona todo o horror contido dentro daqueles navios, em contrapartida, é do lado de fora, que vislumbramos a beleza, sendo representada pela arte e cultura africana que também foram trazidas nesses mesmos navios, do lado de fora dele, e que seguem, resistentes até hoje.
É interessante pensar como as tradições africanas foram primordiais na formação cultural brasileira, seja por meio da arte, da música ou da religião, pois tudo, ou a maioria que é genuinamente brasileira, também tem um pézinho na África.
Outro momento tocante é o resgate de pessoas importantes e NEGRAS que tivemos na história do Brasil, pois essa parte visa colocar em posição de destaque, de protagonismo os negros na nossa sociedade, assim, podemos conferir retratos de Machado de Assis, Carlos Marighella, Lima Barreto, Gilberto Gil, Nilo Peçanha (presidente) entre tantos outros.
Ir ao Museu Afro Brasil é resgatar e entender a África que vive em nós.

Fui para ver a Exposição dos Mayas e a fila estava enorme, desapontada andando pelo parque sem rumo com meu filho e meu marido nos deparamos com este museu que sempre passávamos em frente e nunca tive interesse em conhecer.... e nós estávamos redondamente enganados!!!! O MUSEU É INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!
A Entrada é gratuita , as fotos podem ser tiradas até o 2 andar, lugar silencioso, ar condicionado e são 3 andares de pura historia Afro-Brasileira.
Não conseguimos ver tudo , pois o acervo do museu é muito muito grande mesmo, e estamos querendo voltar para ver o resto..
Recomendadíssimo!!!!!

Muito grande, com muita coisa para ver, ambiente agradável, refrigerado, 3 andares e muita história para ver.

Sugiro ir sem pressa, realmente tem muita coisa para ver, tem até um navio negreiro nessa porra, enfim, vale a pena.

Fui parar lá sem querer, por indicação de uma paquera.

O banheiro do museu afro é o melhor do parque, sugiro, como ando de skate no parque, no aperto mais sólido digamos assim, é lá meu refúgio.

a entrada é grátis, e tem guardador de objetos, então, corra.

O museu fica dentro do parque Ibirapuera e a entrada é gratuita. A exposição temporária que ocupa o térreo no momento é sobre os jogadores negros brasileiros, muita coisa sobre Pele, como esculturas e banners gigantes.
No piso superior, onde fica a biblioteca, tem a exposição permanente, aí sim valeu a pena ir no museu. Esculturas, quadros, roupas e móveis antigos, tudo focado à cultura afro. O acervo é grande e fiquei impressionada com a qualidade de algumas coisas porque não esperava que fosse valer tão a pena ir. Roupas de baiana, bumba meu boi e o esqueleto de um barco que deve ter uns 10 metros de comprimento.
Minha filha de 7 anos adorou!
Dá para estacionar dentro do parque (zona azul, 2 horas por R$ 3,00)
Foto opinião do Ivana Gobbi de Castro sobre Museu Afro Brasil

Fui em um sábado e a entrada é franca. Abre a partir das 10 da manhã e é um museu impressionante. Eu quase não entrei porque não tenho tanto interesse na cultura africana, mas a riqueza do museu me fez mudar de ideia.

Lá você encontra esculturas, objetos usados para cozinhar, itens do folclore, artesanatos, móveis da época da escravidão, imagens de deuses africanos e entre muitos outros itens que eu realmente não conseguiria listar porque é muita coisa!

Eles possuem uma pequena biblioteca com uma boa quantidade de livros referente à cultura africana. Se alguém for fazer algum trabalho escolar ou um curioso/interessado na cultura africana, então com certeza este é o lugar
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Museu Afro Brasil
Você conhece o Museu Afro Brasil? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral