Mocotó Bar e Restaurante

Comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, comida brasileira de primeiríssima qualidade
| Melhor em Restaurantes Brasileiros de São Paulo   Melhor em Restaurantes Brasileiros de São Paulo

Há mais de 40 anos o Mocotó traz clientes do mundo inteiro. O ambiente simples e acolhedor, a boa comida, o excelente custo-benefício e a hospitalidade são a receita para o sucesso do restaurante. O renomado chef Rodrigo Oliveira se inspirou na cozinha nordestina de seu pai e estudou referências em todo o Brasil para criar um menu reconhecido internacionalmente, que também rendeu ao Mocotó o título de Melhor Restaurante Brasileiro pelo Kekanto. Entre os destaques do cardápio estão o Caldo de Mocotó, Costelinha de Porco à Moda do Engenho, tapiocas, Asinha de Pintado e o Pirarucu Assado.

Bem, falar do Mocotó sem antes falar do Chef Rodrigo Oliveira é o mesmo que não falar, só de pensar que uma pessoa é capaz de fazer de um pequeno negócio, um negócio de Excelente padrão, e reconhecido como o melhor restaurante de cozinha brasileira em São Paulo, e reconhecido também fora do Brasil, é uma conquista e tanto.

Como aluno de Gastronomia, constantemente ao falar de cozinha brasileira temos o referencial do Mocotó, e apenas recentemente consegui visitar o mesmo. E posso dizer que amei a visita, desde:

Entradas espetaculares compostas por torresmos, chips de mandioquinha, geleia de pimenta, dadinhos de tapioca, pastéis de carne seca entre outras;

Passando pelos pratos principais muito bem condimentados compostos pela maravilhosa vaca atolada e o Baião de Dois entre outros;

E com algumas sobremesas que podem ser consideradas releituras de clássicos da cozinha francesa como o Crêmé Brûlé de doce de leite, e outros que só brasileiro poderia elaborar como o maravilhoso Cartola, e os clássicos mousse de chocolate Amargo com uma dose de cachaça artesanal, um bolo de chocolate amargo com textura de brownie, uma tapioca recheada até transbordar com morangos e leite condensado, um pudim de tapioca para ficar com gosto de quero mais.

Sim o restaurante representa de forma muito bem realizada o melhor que a cozinha brasileira tem para dar, e posso dizer que com a satisfação plena de 8 alunos de gastronomia, que as 5 estrelas são muito bem afirmadas.

Um preço elevado, mas para uma refeição excelente.

Recomendo que conheça!

Fazia muito tempo que eu não sentia uma vontade imensa de sair de um lugar e correr pra frente do computador para escrever a minha experiência. E é exatamente isso que aconteceu comigo no Mocotó Restaurante & Cachaçaria. Detalhe: é a segunda vez que vou lá e mesmo assim tenho ganas de escrever novamente, reafirmando a minha primeira avaliação. Este lugar realmente merece o status de 5 estrelas e ser o mais bem avaliado restaurante de São Paulo (e do Brasil!) no Kekanto, além de estar entre os 12 melhores restaurantes da América Latina.

Como todos sabem, o restaurante não se resume apenas à excelente comida, ao custo-benefício e à hospitalidade. O que faz do Mocotó um fenômeno internacional é a "humildade", uma palavra tão em falta ultimamente... Ao conhecer pessoas como o chef Rodrigo Oliveira e seu pai José - com quem começa esta história - você sente que ganância e ambição por um status social, tão presentes neste meio de fama e gastronomia, não fazem parte desta família. Até porque, como disse o chef Rodrigo "quando você é filho de sertanejo, sempre é lembrado de suas origens".

Apesar de Rodrigo ser paulistano, realmente mostra que é um cara que lembra de onde veio: não só pela paixão à comida nordestina (ou "sertaneja", como ele prefere definir), mas de ter nascido na Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo, e continuar lá até hoje. Apesar de ser um chef renomado, não se esquece jamais da sua adolescência desde os 13 anos trabalhando no antigo bar Mocotó, da bronca que levou do seu pai ao transformar o lugar em restaurante sem seu consentimento (e aí começa uma história de sucesso), e de suas origens nordestinas ao sempre viajar em busca de novas referências, produtos de qualidade e aprendizado com o povo do Nordeste.

Por isso, eu resumiria o Mocotó nestas palavras: amor, família, humildade, essência. Pois foi sem perder a essência, manter uma equipe extremamente hospitaleira, uma comida excelente, com um custo-benefício ótimo, com a vontade de "ser cada dia melhor", que o Mocotó se tornou o que é hoje - bem longe do "raio gourmetizador" que virou moda em São Paulo.

Acho que por toda esta história, ir até o "escondido" Mocotó vale a pena (e muito!). Agora quero saber: você chegou até aqui na minha opinião? Ou já está no Mocotó? Pois bem, vamos às sugestões que a fome deve estar grande: pra começar, peça os dadinhos de tapioca, os tradicionais da casa! Quer refrescar? Experimente o suco de cajá - raridade em São Paulo!

Como você já percebeu, o Mocotó é conhecido pela fartura, excelente comida e ótimo custo-benefício. Exemplo: se você escolher o tradicional Baião de Dois, com farofa e purê de inhame, no tamanho médio vai gastar R$ 35 - sendo que este tamanho serve 3 pessoas! Sim, TRÊS pessoas famintas! E o sabor é inesquecível!

Mas você não pode sair daqui sem provar as caipirinhas maravilhosas da casa e, principalmente, a caipirinha de tangerina com seriguela - não conhece a fruta? lá eles têm para provar! Uma dica: não deixe de levar um pedacinho do Mocotó à sua casa; compre alguns de seus produtos na adega como o doce de cocada, a pimenta adocicada e a tradicional manteiga de garrafa!

Para eu ter escrito uma opinião tão longa (quase uma crônica) é porque este lugar me inspira demais. Volto, volto, volto mais vezes e sempre com vontade de retornar. Porque toda a experiência ali é única. Inclusive, neste meu segundo contato com a casa, ela estava reformada, não mais com aquela cara "roots" de antigamente, porém igualmente aconchegante e sem perder sua essência.

Em lugares assim você vê e comprova que "Existe Amor em São Paulo"! E muito!

Estive no Mocotó em 08 de agosto, com os meus pais. O ambiente é uma graça, todo colorido e com música nordestina. Junto do restaurante, ainda há um empório de produtos típicos. Como entradas, pedimos a unidade de torresmo e os quadradinhos de tapioca. O torresmo estava bem gordo, mas penso que poderia estar mais crocante. Os quadradinhos estavam leves e crocantes, mas o molho de mel, pinga e pimenta não me agradou. Para prato principal, pedimos os famosos baião de dois e carne de sol assada. Estes, sim, estavam divinos! A carne de sol estava no ponto, macia e bem temperada, e veio harmonizada com pimenta biquinho e uma cabeça de alho. O baião de dois estava bem saboroso e ficou melhor ainda quando pedimos a manteiga de garrafa. A farofa estava ok, o purê de mandioca extremamente cremoso e delicioso e a mandioca chips, bem crocante. Como era aniversário da minha mãe, nos deram um pudim de tapioca com crosta de coco queimado, de comer de joelhos! Para finalizar, fomos de sorvete de rapadura com melado, de sobremesa. O sorvete é muito bom e, apesar de ter pedaços de rapadura, não é tão doce. O melado é cítrico e deixa um azedinho na sobremesa. Ótima pedida.

O Mocotó fica dentro do Mercadão de PInheiros e a comida é muito boa. Além do cardápio fixo, há um prato da semana que varia a cada uma delas. Vale muito a pena o escondidinho e também o Baião de dois completo. Os dadinhos de tapioca com molho de melaço também são uma atração a parte. A fila é demorada e você tem que arrumar um cantinho para comer, mas vale a pena.

Mocotó é uma das casas nordestinas em destaque na capital paulista. Sempre que fui lá foi por volta do meio dia, nem vazio nem lotado. O atendimento dentro do aceitável: nem simpático nem desagradável. Há alguns produtos no bar, como manteiga de garrafa, cachaças entre outros á venda. A comida é, sem dúvida muito saborosa, mas devido a tanto requinte e encrementos perdeu um pouco a essência do prato nordestino.

Tudo que comemos desde chips de mandioca, torresmo, caldinho de feijão, mocofava e o baião de 2, estavam excelentes em sabor e tudo bem quentinho!!!
Mas, as porções são bem pequenas e para 4 pessoas você tem que dedir pelo menos 2 de cada coisa, para as pessoas experimentarem.
Como não teve mesa, ficamos no que eles chamam de "pracinha" um galpão ao lado do restaurante.
O atendimento foi ótimo, com garçons bem gentis e comidas entregues bem rápido.

Pedimos o baião de 2 grande pra vaiagem, e quando o marmitex chegou, foi decepcionante de tão pequena!
Outro que pedimos pra viagem é o escondidinho, que vc paga r$5 pela cumbuca, e essa nem é a questão, não entendo o pq de tudo tão pequeno???
Vão dizer que, o então chef do restaurante é super conhecido e "sofisticou" os pratos e o restaurante a ponto de ser tão conhecido e bem frequentado!!!

Então digo, cobrem bem, mas, sirvam uma boa quantidade né?!

Opinião direto ao ponto!

O que é EXCELENTE
- Dadinho de tapioca! Obrigatório provar!
- Costelinha de porco a moda do Engenho! EXCELENTE para pedir como prato principal
- Cocada de sobremesa

- Pudim de leite

O que é OK:
- Escondidinho de carne seca
- Caldinho de mandioca
- Doce de banana e mamão

Dica de ouro: Chegue na casa as 11h30. Cheguei ao meio dia de um sábado e esperei 1h40 para pegar mesa.
Escondidinho de carne seca
"Escondidinho de carne seca"

Fomos em um sábado por volta da 13:30 e a espera era de 2 a 2 horas e meia. No começo ficamos aguardando em pé no salão ao lado onde garçons serviam entradas e bebidas, mas achamos melhor não consumir pq as mesas de espera estavam lotadas e não teríamos onde apoiar. Depois de 1 hora descobrimos o balcão que fica dentro do restaurante e começamos a entender porque o restaurante é tão querido pelos clientes. Pedimos caipirinhas preparadas por um barman muito simpático e feita com uma cachaça tão boa que não causava aquela queimação típica. Para acompanhar, provamos o famoso dadinho de tapioca que parece muito simples até o momento que você mergulha no molho que acompanha e tudo faz sentido. Pedimos também um caldo de mocotó que é servido em vários tamanhos e que estava maravilhoooso. Logo após o caldo, liberou mesa e pedimos um peixe com arroz misto e farofa de côco. Tudo estava bom, mas a farofa foi a estrela do prato, mesmo para mim que não sou fã de farofa. Sobremesa pedimos um mousse de chocolate com cachaça e uma banana com queijo e melaço de cana que estava incrível! Próximo das 16h o chef Rodrigo Oliveira foi para o salão conversar com os clientes. Super simpático tirou algumas fotos, falou com a equipe, enfim, nada de estrelismo. Total da conta para 2 com 5 caipirinhas, 1 bebida aperitivo, 1 caldo, 1 dadinho, 1prato principal e 2 sobremesas:R$ 250.

Amo muito esse lugar, o atendimento é de primeira.
As refeições, são todas muito bem preparadas e uma delícia, não tem explicação!
a simplicidade do lugar...tudo é uma combinação perfeita.
Pra quem não gosta de ficar na fila ou não consegue chegar cedão para evitá-la, pode pedir para viagem (sei que tira um pouco da experiência), mas acredito ser muitoooo melhor do que pedir uma pizza qualquer, vá até lá e peça para viagem, sai super rápido.

Não tenho muito mais o que dizer, pois os comentários detalhados já dizem tudo, lá é divino!

Boa Tarde Galera! Chegando no restaurante a recepcionista nos encaminhou até uma mesa, a onde eu não gostei do lugar, pedi para sentar em outra mesa, e ela disse que eu não podia porque a mesa era para 4 pessoas e nós éramos apenas 2, o restaurante estava vazio, 4 horas da tarde, cheio de mesa, e eu tinha que sentar a onde ela queria me colocar (absurdo),
em fim, sentei na mesa para 4 pessoas e mesmo assim ela veio e puxou a mesa e disse que teria que dividir a mesa, eu encostei a mesa e falei: se eu não puder sentar ao lado da minha esposa eu não iria ficar... Se o restaurante está cheio ou quase cheio tudo bem, mas tinha várias mesas vazia! Vc não pode deixar o cliente escolher a mesa?? Totalmente fora de preparo aquela funcionária, aí os garçons vendo essa situação ao invés de servir bem, serem simpáticos, que nada, atendendo de qualquer maneira como se estivessem fazendo um favor! Hoje tem muito movimento, mas um dia pode acabar...

Sou fã do Rodrigo e fã do Mocotó.
A comida é um espetáculo! Comida nordestina muito bem preparada e com igredientes de primeira. Duvida? Experimente a "carne de sol", o "dadinho de tapioca" de entrada, e o "baião de dois".
O atendimento desta vez foi um pouco estranho, mas não ofuscou o brilho do principal, que á a comida. Simplesmente imperdível!

Animal.
Fica até dificil de descrever como os pratos são incríveis.
Combinações como massa de tapióca com queijo coalho, cortado em cubos e frito, com melaço; costela de porco desossada, recheada de pernil....minha nossa....é incrivel.... parei...quero voltar la....agora....
Você conhece o Mocotó Bar e Restaurante? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral