Endereço: Rua Dr. Mba de Ferrante, 312 - Parque Tingui, São João - Curitiba , PR - Brasil - 82030-560

Preço: Grátis

Localizado no Parque Tingui, o Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. Inaugurado em 1995, ano em que se comemorou o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba.

O conjunto do Memorial é composto, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo (veja quadro abaixo), uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as construções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.

Estrutura magnifica, no interior do parque Tingui, possui uma replica de uma das primeiras igrejas ucranianas de Mallet/PR, e hoje é um memorial da Ucrânia, no interior você vê registros de alguns imigrantes que foram os primeiros a chegar no paraná, e bastante pêssankas (ovos decorados a mão). Bastante verde em torno do memorial, muito tranquilo e ótimo para passeios tranquilos e belas fotos.

Esse foi o meu último passeio lá e o considero imperdível, é possível ir até lá com o ônibus turístico de Curitiba e a entrada é gratuita. Dentro dele é possível peças da cultura ucraniana, quadros e histórias, mas o que mais encanta é sem dúvidas o Jardim e Memorial por fora, lindo demais! Reserve pelo menos metade do dia para fazer esse passeio e aproveite para conhecer o parque Tingui!
Foto opinião do Paulo Henrique sobre Memorial Ucraniano

Um lugar incrível com essa vista maravilhosa , o estilo arquitetónico da Ucrânia nos deixa encantado com sua beleza . com uma bela vista e sentir o cheirinho de clorofila com o verde , que é movimentado por varias pessoas do mundo todo . vale a pena conhecer a cidade e seus pontos turistico . Não tem como se arrepender .

O memorial Ucraniano fica bem ao lado do parque Tingui. O lugar é lindo, o portal de entrada é cheio de flores, mas a frente é possível ver a capela bem rústica porém linda, lá dentro é possível entender um pouco da cultura ucraniana, com alguns objetos de exposição como telas, ovos enormes, etc. Vale a pena conferir, pois a entrada é gratuita.
Foto opinião do Rayane Santos sobre Memorial Ucraniano

O memorial ucraniano trata-se da memoria da imigração Ucraniana, em memoria das Oito famílias de ucranianos chegaram ao Paraná em 1891, com uma réplica de uma igreja ortodoxa, rodeado por um belo jardim, no Memorial Ucraniano também vende algumas lembranças e doces típicos da Ucrânia.
Também é uma parada da linha turística.

Lugar muito bacana, tem um mirante que a vista não é tão legal porque as árvores são mais altas que o mirante então não dá para ver nada além das árvores. Tem a igreja e dentro da igreja tem algumas peças da cultura ucraniana em exposição e tem um loja para comprar presentes. Recomendo o passeio vale apena conhecer.

Muito bom. O Memorial Ucraniano é bom tanto na parte de dentro quanto de fora. As construções são belíssimas. Mesmo pra quem não se interessa pelo que o Memorial se propõe a visita vale a pena. É um lugar excelente pra se fazer piquenique, passear, relaxar etc... Foi um dos últimos lugares que escolhi pra conhecer na cidade e me surpreendi.

A cidade se preocupa bastante com a preservação da memória dos imigrantes que à ela vieram.
O memorial ucraniano é um dos vários parques da cidade (está localixado dentro do parque Tingui) com essa finalidade. Muito bem conservado e com construções bonitas para preservar e homenagear os imigrantes ucranianos. Possui uma parada da Linha Turismo bem em frente.

Esse memorial é muito fofo. Com uma igrejinha típica da Ucrânia, esse bosque traz uma mini vila típica desse país. Tem vendinha com doces e pratos típicos, um portal e um ovo decorado tamanho grande no centro da vila. O moço da vendinha não foi muito simpático comigo quando eu perguntei o nome do doce, dizendo que estava escrito na frente dele. Ok, mas eu não sei como se fala. Menos, meu jovem !!! Mas mesmo assim, não tirou o encanto do lugar.
Foto opinião do Katia Cristina Fonseca sobre Memorial Ucraniano

O memorial da Imigração Ucraniana é um lindo museu de arquitetura clássica ucraniana. Localiza-se nos arredores do parque Tingui, ou seja, é uma ótima opção ir visitar e fazer uma caminha no parque Tingui e depois visitar o Memorial Ucraniano e seu lindo museu, pois vale muito a pena. Altamente recomendo.
Você conhece o Memorial Ucraniano? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Curitiba?