Memorial Polonês

nota 4.6 de 5 em 8 opiniões
| Rank: 7º de 37 | Museus


Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

via Android

O parque em si é muito bonito. No bosque há caminhos e é até que fácil se perder um pouquinho lá dentro. Há uma saída pelos fundos do bosque que dá no MON.
As casas do memorial vieram da Polônia e apresentam uma boa conservação, assim como os canteiros dos jardins. O que me chamou a atenção foi a ciclovia e a faixa para caminhada. Ambas são muito bem cuidadas e passam pela frente do memorial inteiro.
avaliações recomendadas
   
Selecione uma nota

Inaugurado durante a visita do Papa João Paulo II em Curitiba, em 1980, esse local está marcado pelas lembranças da imigração polonesa a região da cidade e a visita do Papa, de origem polonesa, bem como traz as lembranças das atrocidades feitas contra esse povo na história deles... Para católicos é importante visitar esse local.
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

Voltado a memória do povo polonês, este parque resgata as tradições do povo de uma maneira muito bacana.
Seu espaço não é tão grande, mas vale a visita por respeito aos antepassados que fizeram parte da imigração no Brasil.
Ja na entrada tem um restaurante com comidas e doces típicos e vale a pena chegar com o onibus turistico da cidade que foi o que fiz todo o trajeto.

via Android

O parque em si é muito bonito. No bosque há caminhos e é até que fácil se perder um pouquinho lá dentro. Há uma saída pelos fundos do bosque que dá no MON.
As casas do memorial vieram da Polônia e apresentam uma boa conservação, assim como os canteiros dos jardins. O que me chamou a atenção foi a ciclovia e a faixa para caminhada. Ambas são muito bem cuidadas e passam pela frente do memorial inteiro.
Ciclovia e faixa para caminhada
"Ciclovia e faixa para caminhada"

via Android

O Parana recebeu o maior numero de imigrantes poloneses do país e sua capital presta esta homenagem.
No entorno, encontra-se o Portal polonês (Rua Matheus Leme); o Bosque do Papa (com polenica estatua de Joao Paulo II); casas rústicas replicas das construcoes dos camponeses polacos; palco para apresentacoes, festas e eventos culturais diversos; alem de restaurante tipico proximo e estrutura para turismo e laser (banheiros, loja, ponto de onibus turistico, etc).
Belo bosque, incrivel conjunto arquitetonico, importante registro cultural.
Primeira opinião do lugar

Localizado no Bosque do Papa, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.

O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.

O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. As sete casas de troncos, originais, vieram transferidas das antigas colônias de imigrantes Tomás Coelho (município de Araucária) e Muricy (município de São José dos Pinhais). A casa que abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, foi abençoada pelo papa na Missa celebrada no Estádio Couto Pereira, em julho de 1980. Em 1991, foi inaugurado o Portal Polonês, na rua Mateus Leme, um marco dos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Paraná.

Uma das casas ainda abriga um posto da guarda municipal e outra, uma lojinha de lembranças do local. Uma visita que vale muito a pena!
Você conhece o Memorial Polonês? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)

Conteúdo relacionado O que fazer em Curitiba?
Baixe grátis o app do Kekanto Escolha sua plataforma: