Todos nós saltense sabemos a origem desse nome Salto, a origem vem desse rio que passa pela nossa cidade, e o salto que ele dá nas cascatas que originou seu nome, e o memorial nos trás a nossa memória ao longo do tempo todas as as influências e as etapas que teve esse rio na vida de todos os cidadãos que passaram por esse rio.

O lugar é muito bonito com construções antigas bem próximo más o problema é que o rio é muito poluído acaba formando bastante espuma isto atrapalha na beleza do lugar e próximo tem uma empresa de papel que às vezes joga produtos no rio e deixa com bastante cor isto acaba prejudicando os peixes no local

Lugar muito bonito com a vista do rio tiete más uma pena estar muito sujo neste ponto más mesmo assim ele é bonito pois mesmo com tanta sujeira a vida ainda como peixes que sobrevivem sobre a estas águas que também sofrem com uma fabrica de papel que joga tinta no rio más e um lugar bom de levar as familia

Bom para voçês que gostam de Pontos Turistico ,este é o lugar ideal ,lindoooooo demais com diversos lugares historicos : Rochas montonéé , Rio Tietê , um lugar super agradavél para toda família e ainda para as crianças que gostam de pequiniques, hummm é ideal um ambiente muito gostoso além de privelegiarmos uma Natureza historica na Cidade de salto.
Foto opinião do Jéssica Santos sobre Memorial Do Rio Tietê

Quando se fala em Tietê, logo se imagina uma lista imensa de coisas ruins, como por exemplo, que o rio não tem mais salvação, certo? Sinceramente, era a minha visão também, não ligava muito até visitar esse novo Memorial. Confesso que fiquei bastante emocionada e que as esperanças de ver o Tietê da época dos meus avós surgiu em mim.
O Memorial é um dos pontos turísticos mais legais de Salto. Há alguns anos atras, era apenas uma praça, com um deque e a ponte pênsil. E não era um dos lugares mais apreciados na cidade, por ser uma área antiga e que não era bem cuidada. Porém, recentemente tudo foi reformado e, então, foi construído o Memorial do Rio Tietê. Foi assim que essa região do centro se tornou uma das melhores opções de passeio da cidade.
O deque ainda existe, também reformado, e nele há uma entrada onde as pessoas descem até o Memorial. Lá encontra-se muitas fotos, uma sala com um vídeo contando a história do rio, e games interativos de perguntas e respostas. Além disso, no fim da visita é possível ler uma prévia da história de outros rios do mundo todo que já foram piores que o nosso Tietê e, com a ajuda de todos, voltaram a ser o que eram antes.
Outra característica muito interessante é que as paredes de frente para o rio são de vidro, o que dá uma sensação de proximidade com a situação e uma vontade de vê-lo em seus melhores dias. Em parte dessas paredes há adesivos mostrando toda a extensão do rio, desde a nascente.
Há ainda uma lanchonete, e os guias levam os turistas e moradores locais pelo Memorial, não deixando escapar detalhe algum da história, presente e possível futuro do Tietê. Sempre muito simpáticos e bem humorados, fazem o passeio ser ainda mais inesquecível.
Enfim, acredito que é importante conhecermos a história desse rio que cruza nossa cidade e faz parte da vida de todos, mesmo que indiretamente.
Você conhece o Memorial Do Rio Tietê? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral