Melograno

Bares e Botecos

Este local está fechado

Endereço: Rua Aspicuelta, 436, Vila Madalena - São Paulo , SP - Brasil - 05433-011

Cardápio: Ver cardápio

A Melograno é uma cervejaria que oferece mais de 150 tipos de cervejas, além de vinhos e chops.Possui um cardápio com entradas bem elaboradas, como o Crostine de Brie com Mel, algumas pizzas, saladas e vários tipos de sanduíches.

Segundo o site do estabelecimento, o nome é em homenagem ao pé de romã (melograno no idioma italiano) que se encontra no quintal da casa e que eu, distraído, não deixei marcado na minha memória e nem na minha câmera de celular. Tá bom, confesso: meus pais tinham pés de romãs em casa lá no Rio Grande do Sul, mas não lembro como eram!

É um bar que me deixou extremamente à vontade e que eu enfrentaria com prazer todo o desafio logístico que eu costumo encarar toda vez que eu tenho que ir na Vila Madalena. No Melograno você encontra um ambiente que atende desde aquelas pessoas que querem um ambiente mais despojado quanto aqueles que querem sofisticação.

Ao chegar, encontra-se um deck semi-coberto na entrada com mesas e cadeiras que deixam você em contato com a rua. O ambiente seguinte é uma loja em que você pode comprar cervejas entre mais de 160 opões e marcas vindos de várias partes do mundo. Apenas uma porta separa do salão central com uma iluminação bem intimista onde podem ser realizados, inclusive, pocket show (gratuítos!). Se analisarmos apenas o show que eu conferi, posso garantir que é de boa qualidade com a vocalista interagindo elegantemente entre as mesas onde estão os clientes.

Mas o melhor está no último ambiente ao ar livre com mesas redondas feitas em mosaico. Mas se chover, não se preocupe que o teto é móvel e daí o ambiente fica coberto. Mas evite sentar nas mesas perto dos banheiros que mesmo fechado, goteiras bem generosas rondam aquela área.

Qualquer pessoa se empolgaria com degustações ou harmonizações de vinhos ou cervejas. Menos eu. Explico o porquê: acredito que quando eu fui feito, esqueceram de me colocar dois itens de série bússola e papilas gustativas para álcool. Incrível como eu não consigo diferenciar diferentes tipos de vinhos e cervejas. Então o Evento para Stars do Kekanto no último dia 26 de fevereiro de 2013 foi uma oportunidade de ter um "bê-a-bá" de como apreciar e aprender com uma harmonização de cervejas.

Os someliers foram fundamentais para explicar qual a lógica de umas cervejas combinarem com determinados alimentos durante a harmonização. Surpresa: não é que tinha mesmo a ver uma coisa com a outra? Me senti uma criança descobrindo sabores ontem. De entrada nos serviram um chopp Bamberg weiss acompanhado de crostine de brie com mel. Já de prato principal experimentei uma Arcobrau Schloss Hell com um delicioso popular e fino ao mesmo tempo bolinho de mortadela. "Popular e fino"... escrevi uma heresia? E de sobremesa veio uma Therezopolis Dunkel acompanhado de um brownie (estranho, não sei descrever) com sorvete de creme e pedacinhos de morango.

Depois da harmonização, sabe como é, bebe mais uma cerveja e outra e a fome acaba visitando a gente de novo. Experimentei um filé mignon aperitivo que tinha um tempero bem acentuado acompanhado por fatias de pão. Foi tranquilo. E logo em seguida, dividi com uma amiga um famoso "panini" tão recomendado daqui. Optamos por um chamado Corleoni, que vem com filé mignon, mussarela e vinagrete. Saí satisfeito e o valor cobrado foi de R$27,50. Há sugestões em cada prato de quais cervejas combinam com cada item do cardápio.

Outra coisa importante de dizer que o lugar cumpre requisitos básicos de acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, tendo rampa de acesso e banheiro misto adaptado no salão principal. Falando em banheiros, é preciso cruzar o quintal dos fundos para acessar os toaletes (separados em masculino e feminino). Dou nota dez para os banheiros com sensor de luz, excelente conservação, decoração (não tirei fotos aqui porque não considero de bom tom particularmente) e dosador de sabonete.

Recomendo... o melhor de tudo foi aprender a primeira lição de que cerveja não é tudo igual. Agora querer me cobrar que eu fale em amargor, carbonatação... bom, aí é já querer demais. Esperem quando eu chegar em um nível intermediário.

O Melograno fica bem no burburinho da Vila Madalena e tenta ter uma proposta diferente dos bares da região. Ao invés de ser um bar tipo boteco para sentar e tomar uma breja sussa ele é um mix de conceito: nome e parte do cardápio italiano, cervejas artesanais, decoração de pub irlandês e porções brasileiras.

As cervejas são deliciosas, as porções também (apesar dos bolinhos serem gigantes, tamanho salgado de padaria)

O ambiente é bem legal e aos domingos tem música ao vivo na varanda.

via mobile

Muito bom o local, aconchegante e a comida deliciosa...funcionários simpáticos...gostamos bastante.Só não curtimos muito a banda de jazz que estava naquela noite mas o restante foi ótimo
Você conhece o Melograno? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral