Melograno

| Rank: 38º de 1150 | Bares e Botecos

A Melograno é uma cervejaria que oferece mais de 150 tipos de cervejas, além de vinhos e chops.Possui um cardápio com entradas bem elaboradas, como o Crostine de Brie com Mel, algumas pizzas, saladas e vários tipos de sanduíches.

Promoção

Aniversário: Aniversariante ganha 1 sobremesa (Bolo / Torta).

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Segundo o site do estabelecimento, o nome é em homenagem ao pé de romã (melograno no idioma italiano) que se encontra no quintal da casa e que eu, distraído, não deixei marcado na minha memória e nem na minha câmera de celular. Tá bom, confesso: meus pais tinham pés de romãs em casa lá no Rio Grande do Sul, mas não lembro como eram!

É um bar que me deixou extremamente à vontade e que eu enfrentaria com prazer todo o desafio logístico que eu costumo encarar toda vez que eu tenho que ir na Vila Madalena. No Melograno você encontra um ambiente que atende desde aquelas pessoas que querem um ambiente mais despojado quanto aqueles que querem sofisticação.

Ao chegar, encontra-se um deck semi-coberto na entrada com mesas e cadeiras que deixam você em contato com a rua. O ambiente seguinte é uma loja em que você pode comprar cervejas entre mais de 160 opões e marcas vindos de várias partes do mundo. Apenas uma porta separa do salão central com uma iluminação bem intimista onde podem ser realizados, inclusive, pocket show (gratuítos!). Se analisarmos apenas o show que eu conferi, posso garantir que é de boa qualidade com a vocalista interagindo elegantemente entre as mesas onde estão os clientes.

Mas o melhor está no último ambiente ao ar livre com mesas redondas feitas em mosaico. Mas se chover, não se preocupe que o teto é móvel e daí o ambiente fica coberto. Mas evite sentar nas mesas perto dos banheiros que mesmo fechado, goteiras bem generosas rondam aquela área.

Qualquer pessoa se empolgaria com degustações ou harmonizações de vinhos ou cervejas. Menos eu. Explico o porquê: acredito que quando eu fui feito, esqueceram de me colocar dois itens de série bússola e papilas gustativas para álcool. Incrível como eu não consigo diferenciar diferentes tipos de vinhos e cervejas. Então o Evento para Stars do Kekanto no último dia 26 de fevereiro de 2013 foi uma oportunidade de ter um "bê-a-bá" de como apreciar e aprender com uma harmonização de cervejas.

Os someliers foram fundamentais para explicar qual a lógica de umas cervejas combinarem com determinados alimentos durante a harmonização. Surpresa: não é que tinha mesmo a ver uma coisa com a outra? Me senti uma criança descobrindo sabores ontem. De entrada nos serviram um chopp Bamberg weiss acompanhado de crostine de brie com mel. Já de prato principal experimentei uma Arcobrau Schloss Hell com um delicioso popular e fino ao mesmo tempo bolinho de mortadela. "Popular e fino"... escrevi uma heresia? E de sobremesa veio uma Therezopolis Dunkel acompanhado de um brownie (estranho, não sei descrever) com sorvete de creme e pedacinhos de morango.

Depois da harmonização, sabe como é, bebe mais uma cerveja e outra e a fome acaba visitando a gente de novo. Experimentei um filé mignon aperitivo que tinha um tempero bem acentuado acompanhado por fatias de pão. Foi tranquilo. E logo em seguida, dividi com uma amiga um famoso "panini" tão recomendado daqui. Optamos por um chamado Corleoni, que vem com filé mignon, mussarela e vinagrete. Saí satisfeito e o valor cobrado foi de R$27,50. Há sugestões em cada prato de quais cervejas combinam com cada item do cardápio.

Outra coisa importante de dizer que o lugar cumpre requisitos básicos de acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, tendo rampa de acesso e banheiro misto adaptado no salão principal. Falando em banheiros, é preciso cruzar o quintal dos fundos para acessar os toaletes (separados em masculino e feminino). Dou nota dez para os banheiros com sensor de luz, excelente conservação, decoração (não tirei fotos aqui porque não considero de bom tom particularmente) e dosador de sabonete.

Recomendo... o melhor de tudo foi aprender a primeira lição de que cerveja não é tudo igual. Agora querer me cobrar que eu fale em amargor, carbonatação... bom, aí é já querer demais. Esperem quando eu chegar em um nível intermediário.
Panini Corleoni
"Panini Corleoni"

Gostei muito do lugar! Fica em uma região bem badalada, dificilmente você vai achar lugar para estacionar, então já vai pensando que a melhor opção é deixar em um estacionamento. Deixei meu carro em um que ficava a mais ou menos dois ou três estabelecimentos abaixo do Melograno, que fecha às 00:00. Paguei R$20,00.

Já no Pub, logo de entrada, há uma prateleira com muita opções de cervejas e copos para comprar, caso queira levar pra casa além de tomar no bar.
Ao chegar fiquei meio perdido, demorou um pouco para aparecer alguém e nos oferecer uma mesa. No final das contas, fiquei no fundo do Pub, próximo ao local onde são feitas as pizzas.
Achei a decoração bem legal, um pouco vintage. O cardápio era bem interessante, contando um pouco sobre a bebida de cevada e logo após, dá-se uma introdução sobre o que é cada tipo de cerveja e a lista de cervejas com os preços. E à parte um outro cardápio onde tem os petiscos e outras bebidas.

Para beliscar enquanto bebi, pedi uma costela, feita com molho barbecue (pelo que lembro) e uma cerveja Old Engine Oil. Começando pela comida, gostei bastante do prato! Veio acompanhado com fritas e estava bem saboroso. Provavelmente a costa ficou bastante tempo no bafo para ficar mole e com o gosto suave da maneira que estava.
Já a cerveja era do tipo Porter, de coloração escura e gosto torrado e intenso. Porém havia uma certa doçura o que não a deixava agressiva aos paladares mais sensíveis.
Nessa brincadeira gastei aproximadamente R$50,00.

Acho que vale a pena, pelo menos para conhecer.
Recomendo!

Como já li alguém escrever, repito: Finalmente um lugar com cervejas boas na Vila MAdalena!

O Melograno é um dos lugares intimistas mais bacanas da Vila Madalena. Conta com uma quantidade grande de cervejas e variações diversas de combinações: harmonizações com comidas, singles e menu degustação de bebidas.

Já experimentei na casa o ritual de harmonização no 2º Evento Stars Kekanto de São Paulo, que contou com:

1) Entrada: crostini de brie com mel harmonizando com chopp Bamberg weiss, meu tipo favorito de combinação com cerveja, já que apesar de mais doce ser meu segundo tipo favorito de cerveja (Weiss beer).

2) Principal: bolinho de mortadela harmonizando com Arcobrau Schloss Hell, gosto pois a Arcobrau é bem forte e saborosa, entretanto não sou grande fã de Larger beer em si.

3) Sobremesa: brownie com sorvete de creme harmonizando com Therezopolis Dunkel, minha combinação menos querida, já que não gosto de cervejas escuras, exceto se for um chopp tipo guiness que tem muita cremosidade ajudando no paladar e no sabor da composição.

A execução dos rituais é sempre muito legal, pois gosto muito da história das cervejas e de testar meu paladar aguçando triangulações e diversas formas de conhecer novas experimentações.

Também experimentei a versão single, bebendo algumas cervejas avulsas:

1) Liefmans Fruitesse: uma cerveja extremamente doce e frutada, parece um refrigerante com álcool, recomendada para quem curte bebidas muito doces.(20$)

2) Scheider Tap 5 Hopfenweisse: O melhor custo benefício da noite, uma Schneider Weisse herbal bem saborosa e de espuma cheirosa, simples e satisfatória (39$).

3) Brooklyn Sorachi Ace: cerveja de rolha e de cor dourada é uma saison que usa lúpulo de origem japonesa, o Sorachi Ace, tem um sabor bem seco, quase de um espumante e tive a impressão de ter um paladar "azedo", possui levedura de champanhe o que a torna bem espumosa. Média satisfação com ela. É de fato uma cerveja globalizada, lúpulo japonês, levedo europeu e fabricação americana, Brooklyn NY. (59$)

A casa possuí dois tipos de escolhas, pelo cardápio ou pela prateleira com as cervejas expostas, prefiro a segunda alternativa, pois casas com muitas cervejas sempre ficam sem alguma no estoque e antes de me frustar escolhendo alguma que não esteja disponível, prefiro escolher no olho, uma ótima alternativa que não existe na maioria dos Pub's, por exemplo.

Os preços das bebidas são um pouco mais altos do que dos Pub's, mas as comidas tem valores mais vantajosos, já que também o formato da casa oferece outras regalias, como os shows sempre interessantes que acontecem no local. Já vi banda de Jazz instalada na casa e show de MPB, muito bom.

A parte externa é uma boa para quem não quiser ficar no show ou estiver a fim de fazer um evento pessoal, cabe umas 35 pessoas sentadas.

O atendimento da casa é especializado nas cervejas, todos os funcionários entendem bastante das cervejas da carta e fazem boas sugestões, além de contarem um pouco da história de cada uma e de estarem preparados para sugerir harmonizações com comidas.

Enfim, um dos lugares mais gostosos entre a mesmice da Vila Madalena.

Fui conhecer o Melograno no evento para os Stars nesta terça-feira dia 26/02.

Tivemos uma chuva forte, forte, forte... (pensa em um temporal, foi exatamente assim por alguns longos minutos) e a área reservada para o Kekanto ficava na parte de trás do Melograno, algo realmente exclusivo! E a chuva em nada atrapalhou, tudo transcorreu esplendidamente bem! Méritos dos organizadores: Borbas, Sheila, Lucas, Allan e toda a trupe do Kekanto.

Tive contato com o proprietário, Sr. Sidney, pessoa de fino trato e muito atenciosa, assim como seus funcionários e beer sommeliers. Realmente, o atendimento faz toda a diferença e seguramente isso explica o sucesso do Melograno. Como eu sou Chef de Cozinha e Sommelier, fico muito atento à qualidades geralmente não observadas (afinal é fácil julgar um cardápio e cartas de bebidas), analiso desde a recepção do cliente pela equipe da casa, até os elementos decorativos e metodicamente todo o serviço (por qual lado ele serve o prato e por qual lado recolhe, como retira e transporta os pratos usados pelo cliente, como ele aborda o cliente, etc.). E de tudo isso eu posso apenas dizer que é um dos raros lugares que eu já visitei em São Paulo e em outras cidades que eu posso recomendar com méritos.

Não vou falar da carta de cervejas deles, pois, isso muita gente já deve ter feito e muito bem. Quero dizer que o ambiente é muito agradável, que toda a equipe de atendimento é muito bem treinada e preparada, que todos são bem atenciosos e simpáticos, a localização é muito boa (Aspicuelta com Fradique) a decoração é charmosa, enfim... Não perca tempo em ficar lendo esta resenha, o lugar é o máximo, vá e verifique por si, irá se encantar e virar cliente fiel. Comigo aconteceu isso, voltarei muitas mais vezes!
Foto opinião do Chef Danilo Bueno sobre Melograno

O Melograno fica bem no burburinho da Vila Madalena e tenta ter uma proposta diferente dos bares da região. Ao invés de ser um bar tipo boteco para sentar e tomar uma breja sussa ele é um mix de conceito: nome e parte do cardápio italiano, cervejas artesanais, decoração de pub irlandês e porções brasileiras.

As cervejas são deliciosas, as porções também (apesar dos bolinhos serem gigantes, tamanho salgado de padaria)

O ambiente é bem legal e aos domingos tem música ao vivo na varanda.

O espaço é uma graça! Mesmo.. A área de tras da varanda, com uma cascata que fica caindo água o tempo todo é uma delicia enquanto você está conversando com os amigos ou curtindo a noite em casal.

A carta de cerveja deles é sensacional, bom mesmo. Tem uma variação sensacional de rótulos, com cerveja de trigo, preta, de todo tipo, além de lindas garrafas e taças. Pedi uma porção de azeitona chilena temperada e uns bolinhos de queijo provolone que estava também, uma super delícia, uma pouco banhado no óleo, mas nada demais.

Eles possuem uma carta de vinho pra quem não é muito chegado a cerveja e outros tipos de destilados, como vodka, cachaça e etc. O espaço é bem limpinho e a área do banheiro com uns espelhos meio retrôs e um diferente do outro me chamou muita a atenção.

O atendimento é ótimo, com uma atenção boa de cada garçom. Você não fica horas com a mão levantada. Um problema é que não tem lugar pra parar e é na Vila Mada, ou seja, inferno pra parar no final de semana.

Um bar de cervejas especiais na Aspicuelta! Thanks God! Assim, saímos do circuito tradicional de bares muito similares da famosa rua da Vila Madalena e corremos para algo bem mais diferenciado: o Melograno.

O bar é e dividido em quatro ambientes: um deck externo (não recomendado para os dias de chuva, por motivos óbvios); um salão menor na entrada, próximo à estante com várias cervejas especiais; outro salão maior, onde geralmente você pode assistir a shows de jazz, rock e MPB de excelente qualidade; além do deck aos fundos, coberto, com mesas maiores e excelente para um evento particular.

A carta de cervejas é muito grande e para diferentes bolsos. Se quiser beber no bar, consegue algumas a partir de R$ 15. Mas dou destaque à Colorado, uma cerveja do próprio Melograno, tipo stout que leva um leve sabor de rapadura na composição (mais brasileira, impossível). Custa mais ou menos R$ 59 e faz parte da tradição da casa: todos os anos eles lançam uma cerveja especial.

Pra comer, eu sugiro o panini Corleoni (R$ 27,50), com filet mignon, mussarela e vinagrete. Nossa, é grande e delicioso! A mussarela mais parece um creme e o vinagrete dá um gostinho especial. Serve duas pessoas tranquilamente.

Observação especial ao atendimento: todos muitos solícitos e simpáticos. Eu não entendo nada de cerveja, só entendo de beber, e lá aprendi muito. Até porque uma das minhas experiências no Melograno foi num evento Kekanto, no qual fizemos uma degustação e harmonização de pratos. Aliás, não só para o Kekanto eles fazem isso: conversem lá com o Sidnei pois sempre realizam eventos-degustação caso se interesse.

Mas, para dar um exemplo de como funciona a degustação, checa aí o que foi servido - tudo acompanhado pelo beer sommelier:

- Como entrada, um crostini de brie com mel harmonizado com chopp Bambeg Weiss (prove o chope e o crostini separados; depois, coma um pedaço de crostini e um gole pequeno de cerveja ao mesmo tempo e irá sentir um terceiro sabor: eis a magia da harmonização!)

- O principal foi um bolinho de mortadela harmonizando com Arcobrau Schloss Hell (como a cerveja é mais refrescante, neste caso você não sente - nem deve - o terceiro sabor)

- A sobremesa ficou por conta do brownie com sorvete de creme harmonizando com Therezopolis Dunkel (jura? nunca imaginei que cerveja combinasse com brownie e sorvete!)

Enfim, um bar bem diferente dos tradicionais da Aspicuelta, pra quem gosta de apreciar uma boa cerveja e excelentes petiscos! ;-)

PS: Não saia de lá sem dar uma olhada no shampoo de cerveja. Siiim! É super cheiroso e tem um leve aroma de malte.

via mobile

Muito bom o local, aconchegante e a comida deliciosa...funcionários simpáticos...gostamos bastante.Só não curtimos muito a banda de jazz que estava naquela noite mas o restante foi ótimo

O bar é bem tranquilo e ideal para os apreciadores de uma boa cerveja. O cardápio só de cervejas é excelente, com ampla variedade (do mundo todo) e explicações de cada tipo. Cada cerveja pedida vem no copo específico. Muito legal! Atendimento muito bom.
Você conhece o Melograno? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral