Madeleine - Jazz Bar

| Rank: 64º de 1152 | Bares e Botecos

Dividido em 4 ambientes (mezanino, lounge, adega e varanda), o Madeleine se destaca por seu requinte em cada espaço e por tornar um sobrado em algo tão especial. A casa já ganhou diversos prêmios por conta da música tocada ao vivo todos os dias – o Jazz, claro. O cardápio é bem variado, mas a boa pedida é a pizza-bistrô. O local oferece diversos rótulos de vinhos e boa carta de cervejas especiais.

Promoção

Aniversário: de terça e quinta, levando acima de 10 convidados, ganha-se 1 espumante.

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Parte 1

A rua Aspicuelta é famosa na Vila Madalena: concentra bares, empórios, lojas e restaurantes diversos, para públicos, paladares e ouvidos de todos os estilos.

Caminhando à noite na parte da rua que desce (se você estiver vindo da Fradique Coutinho) ou na parte que sobe (se vier da Medeiros de Albuquerque), ao se aproximar do número 201 você ouvirá timbres diversos: palhetas, contrabaixo, saxofone, pratos de uma bateria, talvez as teclas de um piano. Uns passos a mais e você se sentirá tão envolvido por aquele som e pelo local de onde ele vem que será impossível recusar a proposta para que a sua noite comece ali, no Madeleine.

O local que o abriga foi descoberto anos atrás por André Guilguer, o idealizador: uma casa em que funcionava uma loja de móveis antigos e que não estava a venda. André sempre foi apaixonado por música e buscava, com o auxílio de amigos, um espaço em que pudesse conciliar música e gastronomia de maneira a proporcionar o que descreve como uma experiência surpreendente.

Em 2009, após um planejamento que durou cerca de três anos, a loja de móveis antigos passou a acolher o charmoso Madeleine, com trilha sonora jazzística, variada e aberta a experimentações, um cardápio audacioso, uma adega com dezenas de rótulos de vinhos e uma carta de cervejas especiais.

A casa

É através de uma grande vitrine que se vê da rua os músicos durante as apresentações. Essa proximidade de quem está do lado de fora com a manifestação artística, esse embalo que acontece do lado de dentro, torna o local ainda mais irresistível. O prêmio para quem cede a esse apelo é a sensação deliciosa de assistir a uma performance exclusiva, de altíssimo nível e para poucos eleitos. Uma das muitas magias do Madeleine.

O “observatório” desse bistrô que é ao mesmo tempo bar e restaurante – ou, se preferir, desse bar que é ao mesmo tempo restaurante e bistrô – é o mezanino, a intervenção arquitetônica que confere intimidade e vista exclusiva dos shows e do lounge de forma análoga.

Se o clima for propício a conversas mais próximas da companhia do que das bandas de jazz, basta passar pelo balcão do bar até chegar à varanda e, de lá, ter a visão de 180° da Vila Madalena, num amplo terraço coberto. Quem vê a fachada do Madeleine não é capaz de imaginar que os espaços internos se multipliquem tanto e, mesmo assim, preservem o clima aconchegante, intimista e romântico.

Falando no balcão do bar, aliás, é bom comentar que as bebidas fazem parte de uma área que se destaca, pois detém criações exclusivas que levam nomes de lendas do jazz, como os coquetéis Midnight Special, Cantaloup Island ou o Amilton Godoy, feito sem álcool à base de frutas vermelhas e pimenta jamaicana.

E caso a pedida da noite seja a informalidade (ou a intimidade), leve seu par até o subsolo para que vejam juntinhos a fantástica adega climatizada, cuidadosamente mantida pela casa, assim como a extensa carta composta por mais de 70 rótulos. Se o momento pedir um brinde, aproveite para provar o exclusivo espumante Madeleine Brut, elaborado a partir da mescla das uvas Chardonnay, brancas, e pinot noir, tintas, além de aromas cítricos.

A disposição natural para um contentamento inesperado

Diz-se que no século 19 as manifestações religiosas dos escravos africanos por liberdade levaram à New Orleans muita miscigenação harmônica e rítmica, improvisações e toda a influência das chamadas músicas de trabalho e das músicas folclóricas, as spirituals. Essas características do jazz em seu nascedouro são preservadas na proposta musical do Madeleine: como o próprio jazz, artistas nacionais e internacionais transitam por inúmeros estilos musicais para ligarem improvisação e interação de instrumentos e vozes, somando esses elementos à peculiaridade da interpretação que jamais será a mesma, quantas vezes forem executadas as composições.

Assim o digam os músicos do Hammond Grooves, o Organ Trio do apresentador Daniel Daibem, ou os da banda GroofBoogaloo, resultado da mistura de funk, blues, drum’m n’ bass e MPB , ou mesmo os que fazem do Trincheira MPB Jazz uma impressionante variedade de arranjos, todas essas bandas fixas da casa que se apresentam respectivamente às quintas, sextas e sábados.

(Continua...)
Foto opinião do Karina Del Monte Schiavon sobre Madeleine - Jazz Bar

Localizado na Vila Madalena, nos interessamos em visitar o local devido a boas referencias que tivemos de amigos. O bar é ideal para ir em casal e ouvir uma boa música. Fomos em um sábado a noite e, apesar do lugar já estar bem cheio, não precisamos aguardar para nos sentarmos. Recomendo o fundue, simplesmente fantástico!

Uma casa antiga escondida em uma das ruas da vila madalena, o local está sempre cheio e é frequentado por amantes de jazz e curiosos..
Tem uma área externa na frente que fica bem agradável, no dia que eu fui estava chovendo entāo, como o térreo ja estava lotado, tivemos que ficar no piso de baixo, uma espécie de porão.. mas dava para ouvir o show perfeitamente!
A comida / bebida deixou bem a desejar..pedi uma caipirinha de saque e frutas vermelhas que nāo tinha gosto de absolutamente nada, bem aguada mesmo!
Para comer fomos de mix de bolinhos (arroz, queijo, carne seca e linguiça) , o de arroz estava incomível de tāo seco e os outros estavam ok... pedimos tb uma espécie de massa de pizza bem fininha com queijo, chamada canaleta, estava gostosinho rs

Parte 2 (Continuação...)

É essa a mesma orientação da gastronomia do Madeleine, assinada pela chef Ana Soares que usa toda a expertise em consultoria gastronômica e toda a criatividade para harmonizar sabores e elaborar pratos originalíssimos, sejam eles à base de massas, risotos incrementados – como o Madeleine, peixes -como o Linguado ao Vermut e vôngole ou o Robalo ao limone, saladas ou as pizzas-bistrô assadas em forno a lenha, como a de massa verde e recheio de mussarela de búfala, tomates marinados e rúcula, que você vai experimentar e adorar, assim como os petiscos e sobremesas especiais.

Para aqueles que relacionam o nome da casa ao bairro em que ela está localizada, o sempre atencioso Gil Dantas – sommelier e agora um dos sócios – nos explica que a “responsabilidade” é toda de Marcel Proust: o narrador de “Em Busca do Tempo Perdido”, escrito em 1913, mergulha um pedaço de um pequeno bolo – a Madeleine – no chá que estava tomando, o que o faz relembrar e trazer ao presente os sabores, cores e odores sentidos em momentos especiais de sua remota infância.

Nós, que não somos personagens da literatura, mas da vida desse mundo, podemos nos apropriar das ideias do escritor e do poder transformador do jazz para esquecer um pouco da nossa contingência e mortalidade e vivermos, no Madeleine, “algumas horas de poderosa alegria”, como Proust escreveu.

Um lugar mto romântico e aconchegante, a luz de velas, super bonito, ótimo pra ir a dois. As músicas e bandas de jazz são ótimas. O preço é meio salgado, mas pra quem curte uma boa comida, uma boa música, não pode deixar de conhecer esse lugar. É mto fofo!

Perfeito! Simplesmente, Perfeito!
Mais uma vez o Kekanto me levou a um lugar que pretendo voltar muitas vezes.
Meu objetivo era aliar boa música, boa comida, bom vinho em um lugar que fechasse tarde para uma saidinha de sexta-feira. Recorri ao Kekanto e encontrei o Madeleine.
Começa que o site é bem legal, já fiquei com vontade de conhecer a casa, especialmente depois que soube que ela já ganhou vários prêmios de melhor música ao vivo de São Paulo. Prêmios honrosamente merecidos.
O Madeleine fica numa casa antiga, ampla e linda na Vila Madalena. Chegar lá é bem fácil, estacionar na rua é praticamente impossível. A casa tem serviço de valet a R$ 18.
O Madeleine tem um jardim na entrada onde os fumantes acabam ficando.
O salão principal tem o espaço para os músicos bem na entrada, das mesas é bem fácil curtir o som. Há também um mezanino com mais mesas e que dão uma visão ainda melhor da banda.
No andar inferior há uma adega bem bonita e algumas mesas, o lugar é bem romântico e acolhedor, mas não tem visão para os músicos. Se o seu objetivo é namorar, este 'porão' é muito recomendado.
O atendimento é atencioso e prestativo. O representante da casa está o tempo todo rodando o salão averiguando tudo.
O cardápio é criativo e atraente. Optamos por uma porção de pastel de meia cura e de carne. Se ao ler pastel você visualizou um salgadinho gorduroso, tire isso da mente. O pastel lá é diferente, feito com massa fina de pizza e com o recheio à mostra, apresentação primorosa, tempero sofisticado e sabor delicioso.
A carta de vinho é ampla e cheia de boas opções. A adega é muito bem instalada.
O cafezinho no fim da noite veio bem tirado e na temperatura adequada.
Só pelos 'comes & bebes' a casa já teria minha nota 10. Acontece que a excelente experiência não acabou por aí...A música também é nota 10.
Assistimos ao bem humorado e envolvente show da banda GroofBoogaloo. Sensacional.
O bar não é barato. A casa cobra entrada e consumação mínima, mas o custo benefício é bem favorável.
Eu gostei muito do lugar. Voltarei com certeza e rápido. Recomendo muito.

Lugar incrível! O ambiente é muito agradável. Apesar do clima romântico, a casa fica lotada de amigos e pessoas comemorando aniversario.
São 3 ambientes, mas apenas dois dão vista para a banda. A banda é excelente!! A comida também é bem gostosa e o preço muito justo.
Não sei como eu nunca tinha ido no Madeleine.

Madeleine foi uma das poucas gratas surpresas que tive ao visitar estabelecimentos da região. Eu estava esperando um bar, mas na realidade é um restaurante com música ao vivo e ambientes bem bacanas. O local é ideal para casais e grupos de amigos que querem conversar e saborear uma boa comida.

Quando chamamos o garçom fiquei preocupado, pois ele devia ser novo e não sabia qual eram os pratos principais. Pedimos uma porção de bolinho de carne seca que estava perfeita!

Para comer escolhi a massa de salmão com molho ao penne que estava sensacional. O molho era de limão e estava na medida e casou perfeitamente com os pedaços de salmão cozido e as lascas de salmão crú (ou marinado). A casa cobra couvert artístico de R$ 23,00 e consumação mínima de R$ 50,00.

Infelizmente, visitei este lugar somente uma vez. Preciso voltar urgentemente! Até para poder fornecer uma opinião mais apurada.

A primeira impressão que ficou foi ótima. Ambiente muito aconchegante, ótima música e proposta. São Paulo carece de lugares assim, com a programação focada no jazz.

Bom para ir em casal, a atmosfera favorece. Mas em amigos a experiência também deve ser proveitosa.

Muito charme e longa vida ao Madeleine!

O Madeleine é um bar de Jazz que fica escondido no meio da Vila Madalena. O lugar é muito legal, há 3 ambientes: uma varanda (bem legal nos dias de verão), o principal (onde fica banda de Jazz) e o subsolo (mais reservado e mais romântico).

O lugar é uma boa opção para ir a dois, curtir um Jazz, comer comida diferente e tomar um vinho.

Pedi duas pizzas gourmet para dividir em três pessoas. Foi o suficiente para matar a fome (a pizza é pequena):

- Massa ao Vinho Tinto com Champignos, aspargos, camenbert de cabra, passas e Parma (R$49): EXCELENTE. Uma das melhores pizzas que já provei na minha vida.

- Massa integral com cerveja, Fonduta, linguiça artensanal, gorgonzola, azeitonas e alecrim (R$49): Muito boa também, mas incomparavel com a de Massa ao vinho.

Nota 5!

Ao chegar no bar já dá pra sentir o clima aconchegante do local, nas mesinhas na calçada é possível aproveitar o clima e bater um papo com os amigos, no lounge da pra curtir a banda que esta tocando bem pertinho do palco, já o mezanino é mais calmo e tem uma vista privilegiada de todos os ambientes da casa, além disso há também a adega, que fica em um ambiente mais reservado do bar, perfeito para jantar e aproveitar uma boa companhia. Esse é o Madeleine.

O bar é famoso na região da Vila Madalena por seus shows ao vivo, sempre com música de qualidade, que trazem o melhor da MPB, Jazz, Groove e Samba. Apesar de ser focado na música, o bar também promove encontros culturais, como exposições de artes plásticas. E, é claro, há também diversas opções de petiscos, saladas, pizzas-bistrô e pratos, tudo preparado em fogão a lenha. Entre as opções as pizzas-bistrô fazem sucesso e tem sabores super criativos, como a de massa integralde alecrim, recheada com abobrinha, queijo mascarpone e pistache. O Madeleine possui também uma extensa carta de vinhos nacionais e importados, para todos os gostos, além de drinks próprios da casa.
Você conhece o Madeleine - Jazz Bar? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral