Largo Jornalista Glênio Peres

| Rank: 10º de 37 | Ar Livre

O Largo Glênio Peres é uma das áreas mais bacanas de Porto Alegre. Em homenagem ao ator, político e jornalista gaúcho que faleceu nos anos 80. Este espaço público fica logo em frente ao Mercado Público Municipal e entre vários outros prédios históricos.
Não tem nenhuma atração diferenciada no Largo, mas a arquitetura e a história de Porto Alegre, fazem uma paradinha lá, uma ótima pedida.
NA última vez que fui no Mercadão, tirei alguns minutos para admirar a beleza dos prédios da época colonial que cercam o Largo. Tudo bem que hoje o largo está largado às traças, sujo e cheio pedintes, mas mesmo assim o charme permanece.

Localizado na região mais central de Porto Alegre, junto a Avenida Borges de Medeiros, e rodeado pelo Mercado Público, Chalé da Praça Quinze e Prefeitura de Porto Alegre. Local onde muitos artistas de rua exercem suas atividades durante o dia. Hoje também estão usando o local como estacionamento, o que prejudica um pouco a circulação das pessoas. A noite torna-se perigoso.

O Largo Glênio Peres fica no centro da cidade de Porto Alegre bem em frente ao mercado público, Praça XV de Novembro e próximo à Prefeitura da cidade. É uma área ampla destinada somente a pedestres. Local de manifestações culturais e políticas. É um local bonito e de grande circulação de pessoas. Há ainda no local uma fonte de água (artificial) que brota do chão.

O largo grenio Peres e um lugar de grandes eventos é. Um marco histórico na cidade de porto alegre fica bem na frente do mercado público central. Lugar de grandes encontros lugar de grandes comissos O largo grenio Peres é. Lugar muito conhecido voce também precisa conhecer este luga e um dos pontos turístico da capital

O Largo Glênio Peres é um espaço público da cidade de Porto Alegre. Está localizado no centro da cidade, em frente ao mercado público e à Praça XV de Novembro.

O nome do espaço é uma homenagem a Glênio Peres, jornalista, compositor, poeta, vereador na capital por vinte anos e vice-prefeito na gestão de Alceu Collares, e falecido em 27 de fevereiro de 1988.
Inaugurado em 1922, no local acontecem manifestações artístico-culturais e políticas. A pavimentação de 6.309 metros quadrados resgata o desenho que, na década de 1930, existia em frente ao prédio da prefeitura. O desenho é semelhante a um tapete persa, composto por lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas, nas cores preto, branco e rosa. No Largo Glênio Peres também existe um bonde modelo J.G. Brill, utilizado na década de 1930.

Foto opinião do Rodrigo A. sobre Largo Jornalista Glênio Peres

Entorno do Mercado Público de Porto Alegre, este espaço que recebe diversas feiras temáticas ao longo do ano, também é ponto de encontro para diversas manifestações do população. Recentemente ganhou um chafariz. Alvo de muita polêmica entre os moradores da cidade, eu particularmente gostei muito do chafariz, mesmo só tendo visto em funcionamento durante o dia, mas no link a seguir podem conferir fotos da iluminação cênica do chafariz à noite: https://portoimagem.wordpress.com/2012/09/25/testes-finais-do-chafariz-do-largo-glenio-peres-veja-aqui-imagens-ineditas/ . A água utilizada no chafariz deve ser reutilizada como explica a placa de funcionamento que apesar das pichações ainda está legível.
Você conhece o Largo Jornalista Glênio Peres? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral