A Chapa - Jardins

| Rank: 8º de 838 | Lanchonetes

Inaugurado em 1967, a tradicional hamburgueria A Chapa traz em seu cardápio opções variadas e combinações exclusivas de sanduíches servidos no prato, além de milk-shakes, sobremesas e acompanhamentos. É possível até criar suas próprias combinações. O carro-chefe é o Monsterburguer Salada. A casa foi eleita pelo Guia Kekanto a 3ª melhor em Lanchonetes de São Paulo.

Especialista em Lanchonetes com 20 opiniões na categoria

Não estava com muita fome e acabai optando por um Salada Caesar com o Hamburguer grande da casa. O prato é OK! A salada é bem simples não surpreende. O Hamburguer puro é bom mas também não é nada excepcional.

Se for pro A Chapa, recomendo ficar no tradicional e pedir o Hamburguer. As saladas são caras e não valem a pena.

Vou falar apenas do lanche por que não comi no local, levei para casa.

Peguei um lanche de bacon com ovo e hambúrguer de calabresa que não me lembro o nome. O lanche estava delicioso, tudo de primeira, muito saboroso. Destaque fica para maionese caseira que eles usam, não é coisa deste mundo! Comeria até olho de cabra com aquilo.

Especialista em Lanchonetes com 20 opiniões na categoria

Fui hoje pela primeira vez no A Chapa, não para experimentar os hambúrgueres, mas para o "breakfast".

Para quem não conhece o breakfast americano, segue um pouquinho de contextualização.

Não é todo país do mundo que tem tradicionalmente as mesmas refeições, nos mesmos moldes, que o Brasil.
Podemos simplesmente olhar as palavras que usamos para descrever as refeições:
No Brasil, Café da manhã, Almoço, Janta.
Nos EUA, Breakfast, lunch e Dinner.
Enquanto em ambos exemplos há três refeições, elas são diferentes.
Só pelo nome, percebemos que no Brasil o que se come de manhã é só um lanchinho para acompanhar o café que tomamos para acordar; As refeições "de verdade" são almoço e janta.
Pelo outro lado, nos EUA percebe-se que o nome "lunch" indica que a refeição da tarde é meramente um lanche.
De fato, quando visitei os estados unidos alguns anos atrás percebi que a cultura de refeições deles era bem diferente. Típicamente (isto vale mais em cidades menores que mantém tradicões locais, nem tanto NY que é bem global), tomavam um café da manhã farto e pesado bem cedo, no meio dia comiam algo leve, só para dar uma segurada até o jantar. Por fim, jantavam cedinho (5-6 da tarde).
Dessa forma, há uma certa inversão no qual o breakfast é comparável (em termos de tamanho da refeição) ao almoço, e o lunch comparável ao café da manhã.

Assim, voltando ao A Chapa, eles servem um café da manhã bem típico dos estados unidos: Ovos, bacon, linguiça e panquecas (doces) com maple syrup (um xarope doce extraído de árvores maple - lembra mel).

Eu adorei encontrar um lugar que sirva breakfast nesse estilo em SP, sempre achei que só torradas e frutas eram sem graça. Quanto à qualidade, achei "ok". Sem grandes críticas a algum ponto em particular, apenas me recordo de ter ficado mais bem impressionado quando tive este tipo de refeição nos EUA.
Café de manhã americano
"Café de manhã americano"

via mobile

A Chapa é um dos lugares que eu gosto muito, por que traz lembranças músico boas dos meus 18 anos, onde eu saia com Meus amigos em galera grande, e lá ficávamos conversando e rindo! Gosto desse lugar porque além da comida ser muito boa, é onde eu posso sentar e me sentir viva em lembrar de lembranças passadas que hoje fazem diferença em minha vida! E o ambiente é muito agradável!!!!
Você conhece o A Chapa - Jardins? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral