Lagoa do Abaeté

nota 3.3 de 5 em 56 opiniões
| Rank: 6º de 56 | Ar Livre
Mais na região Como chegar

Endereço: Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, Itapuã, Itapuã - Salvador , BA - Brasil

Sou dono deste estabelecimento



Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

Cantada em verso em prosa pelos baianos Dorival Caymmi e Caetano Veloso, dentre outros, esta lagoa de areias barncas e água escura é considerada sagrada ´pelos que professam a fé afrobrasileira do candomblé. Possui estacioinamento, coqueiral e ponto de apoio com a Casa da Música e barzinho onde vendem bebidas geladas. Suas dunas são tombadas e em conjunto com a lagoa constituem o Parque Metropolitano do Abaeté.
avaliações recomendadas
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

Um parque natural de tamanha beleza,com suas dunas e a lagoa que tem a quente nenhuma parte dela totalmente natural, lugar super indicado para a família ou passeio romântico ou meio aventureiro...
É uma lugar público totalmente de graça, tem quiosque com alguns aperitivos .....simplesmente deslumbrante....

A Lagoa do Abaeté é lindaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um excelente programa para quem deseja conhecer belezas naturais na cidade de Salvador..,.

Ponto turistico, histórico....

O único problema que está ficando um pouco perigoso, o índice de assalto está alarmante...

Para visitar tem que ficar alerta.

Cantada em verso em prosa pelos baianos Dorival Caymmi e Caetano Veloso, dentre outros, esta lagoa de areias barncas e água escura é considerada sagrada ´pelos que professam a fé afrobrasileira do candomblé. Possui estacioinamento, coqueiral e ponto de apoio com a Casa da Música e barzinho onde vendem bebidas geladas. Suas dunas são tombadas e em conjunto com a lagoa constituem o Parque Metropolitano do Abaeté.

A lagoa do Abaeté é um dos ponto turístico, mas visitados pelo turista e tem uma extensão enorme de verde e água. É uma ótima opção para quem desejar ter aquele encontro romântico, mas tem que tomar cuidado, pois a noite o local é muito perigoso, fora isso vale a pena dar uma conferida e sem duvidas VÃO AMAR, assim como eu amo.

Um bela Lagoa cercada por areia branquinha. Localizada proximo a praia de Itapuã, a Lagoa do Abaeté é um otimo lugar para levar familia, amigos, paqueras para passar uma tarde e curtir o que a natureza tem a melhor para oferecer a seus visitantes. O ponto negativo vai os bares e carros de som com volumes absurdos!

No geral o lugar é lindo ainda dispõe de uma casa de musica que tem muita história pra contar e um parque para a criançada, tem muitas opções de lanchonetes e restaurantes. Vale a pena pela natureza, contudo o lugar é um tanto perigoso, existem mitos que envolvem o local mas existe boias de indicação e proteção, então o bom é ou ficar na areia ou na beira, as dunas também mas não serve ir só, tem o mirante e é bonito porém é perigoso de ir só.
Foto opinião do Bruno Lopes Campos sobre Lagoa do Abaeté

via Android

Durante o dia a Lagoa é uma boa opção para relaxar dentro da água na companhia de peixinhos que vem "beliscar" seus pés quando você fica parado.
Na noite, evite áreas mais isoladas para não ter problemas. Prefira os quiosques e bares que tem música ao vivo, telão, variedade de comidas e segyrança. Vale muito a pena ir!
Quer sombra e água fresca?

"Abaeté" originou-se do termo tupi abaîté, que significa "terror, horror". É uma referência ao fato de a lagoa ser considerada um lugar mal-assombrado. Uma canção de Dorival Caymmi dedicada à lagoa diz: "De manhã cedo, se uma lavadeira / Vai lavar roupa no Abaeté/ Vai-se benzendo porque diz que ouve / ouve a zoada do batucajé". ("Batucajé" é uma dança profana ao som de tambores)

História

Lagoa de mistérios e encantos, muitas lendas surgiram em torno das águas escuras dessa massa de água doce cercada pelas alvíssimas areias de imensas dunas. A antiga lagoa de Itapuã, escondida em meio a belezas naturais, era reverenciada como sagrada pelos adeptos do candomblé.

Visitada por muitos turistas, todos temiam o banho em suas águas, que, segundo se dizia, "engoliam" em misteriosos rodamoinhos, cujos pontos eram do conhecimento de poucos. Eventuais mortes por afogamento apenas aumentavam essa aura misteriosa.

O fato é que, por sua água doce, sustentada por nascentes que surgem no meio das dunas - e não pelo represamento da chuva, como um dia se acreditou - o Abaeté era usado por lavadeiras que, em suas margens, ajudaram a manter vivas muitas das tradições ancestrais que enriquecem a cultura de Salvador.

No final da década de 1970, com a melhoria do acesso ao norte e a construção do Aeroporto Internacional de Salvador, diversos loteamentos foram sendo instalados em suas imediações e o próprio bairro de Itapuã cresceu. Isso, somado a centenas de ocupações irregulares, provocou uma verdadeira devastação nas dunas, com a retirada de suas areias para a construção civil de forma clandestina e descontrolada.

Para conter a ação predatória do local e preservar as belezas naturais da lagoa, foi criada a área de proteção ambiental.

O parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté foi criado em 3 de setembro de 1993, com uma área de 12 000 metros quadrados. Além das dunas e da lagoa, possui um centro urbanizado, onde as lavadeiras têm a sede de sua associação.

Fácil acesso é só pegar uma van ou um bus Lagoa do Abaeté. Siga para a Lagoa do Abaeté, lugar propício para fazer piqueniques, namorar, brincar de esq bunda, dançar, nadar, pedalar etc. Super sossegado e com cenário natural de um lado próximo a lagoa e agitação do outro lado próximo aos bares. Parque infantil para criançada, bancos, quiosques e muitas árvores.

Os preços são baratinhos dentro do padrão dos parques de Salvador, vc pode saborear pipocas, churrascos, cervejas, lanche variados, refrigerantes, muquecas de frutos do mar etc. Tem pedalinho com taxa de R$ 5,00.

Mas ao redor do parque você encontrará tb restaurantes com especialidade em: pizza, churrascos, happy hour, quiosques, choparias, hoteis, pousadas e outros estabelecimentos comerciais.

Tem segurança patrimonial no local, tanto particular contratada para a lagoa quanto pública (policiais militares).

O visual é muito lindo vc vai se apaixonar, são imensas dunas de areia, uma lagoa grande para nadar e muita sombra para dormir ou descansar.

ALERTA: Nunca vá ao fim de linha do ABAETÉ sozinho, sempre vá em turma, se trata de uma parte mais distante da Lagoa do Abaeté, fica mais distante da lagoa, lá é muito deserto e pode acontecer abordagens de marginais. Só vá com uma turma.
Exibindo 14 opiniões | Total de 55 opiniões
3 opiniões não são recomendadas
Você conhece o Lagoa do Abaeté? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)