Restaurante lindo, com um tema decorativo super agradável.
Com salas de tatamis aconchegante, e seu atendimento tem um toque diferencial "tocar um sino"
Me senti no japão rs
Atendimento maravilhoso, com uma culinária japonesa diferenciada das que já provei. Bebidas e sobremesas deliciosas.
Preço padrão de um restaurante japonês.

Restaurante lindo, com um tema decorativo super agradável.
Me senti no japão rs
Preço padrão de um restaurante japonês.

Sala de tatami.
"Sala de tatami."
Pesquisei no Kekanto e resolvi almoçar neste restaurante num domingo. Estava calor, então resolvi ficar na varanda. Ao entrar na varanda percebi que uma mesa estava com vários pratos usados por um cliente anterior e as atendentes estavam conversando no caixa tranquilamente (parecia que não queriam trabalhar). Enfim... esperei a atendente limpar a mesa e pedi inicialmente missoshiro (R$5,00). Estava bom. Em seguida pedi um suco de morango+kiwi (R$5,00) e um yakissoba Kouguem (R$20,00), que vem com todos os tipos de carne (carne bovina, suína, frango e camarão). O suco veio como se esperava... bem ácido. Só achei que talvez eles pudessem me surpreender com algo diferente misturando essas duas frutas bem ácidas. Quanto ao yakissoba, chegou à mesa muito bonito e bem rápido. Mas sem ainda tem mexido no prato, algo me saltou aos olhos, era um cílio em cima de um pedaço de acelga. Humm, pensei: "tudo bem, isso deve ter acontecido enquanto ela trazia o prato". Entretanto, achei mais alguma coisa, que realmente não dava pra negar... era um inseto morto em cima de um outro pedaço de acelga, aquele que eventualmente vem com as folhas e são descartados quando se lavam as folhas ou coloca-se de molho. Esse bichinho, particularmente para mim, mostra que as coisas não funcionam como deveria na cozinha desse restaurante.
Eu não mencionei nada à atendente, não estava a fim de me estressar naquele dia. Para piorar a situação, pedi a nota fiscal paulista. A funcionária do caixa começou a escrever em uma nota fiscal de papel, ou seja, a modernidade não chegou até lá ainda, e comecei a ditar os números... acontece que eu ditava em dezenas e a funcionária alegou que eu a estava confundindo, já que ela só conseguia escrever se eu ditasse por centenas! Resultado final: ela escreveu errado e como era uma nota fiscal de papel, a probabilidade que eles reproduzam esse número de cpf no sistema NFP de forma correta é quase zero.
Decepcionei-me com o restaurante. Funcionários de fora de temporada despreparados e falta de limpeza.
Uma bela resenha,descreve de uma forma resumida,porem,nos minimos detalhes como aproveitar bem a ida a um restaurante japones,fez tb uma bela equacao do custo/consumo/proveito.....a dica ta ai,quem desejar experimentar um restaurante japones em Campos do Jordão aproveitem.....

Passear pelo Capivari à noite é um bom negócio para quem quer encontrar um restaurante com a sua cara. Como eu tinha acabado de chegar de viagem - meus pais me buscaram na rodoviária e já era tarde (22h) - optamos por andar e encontrar um lugar aberto. O Kouguem fica até meia noite - eles esperam até o último cliente - e a fachada me foi bem convidativa, resolvemos entrar.

Passando pelo Tori - o portal vermelho símbolo do xintoísmo - temos um espaço externo com algumas mesas e decoração característica. Imagino que num dia mais ameno, permanecer aqui fora é uma opção apreciável para ver o movimento; no entanto, o frio típico tornou o ambiente interno muito mais atraente.

Seguindo pela porta de entrada, encontrei um salão principal com uma iluminação à base de lanternas japonesas que valorizava o aspecto quentinho e confortável do lugar. Mesas de madeira e ornamentos - vasos de cerâmica, painéis com ideogramas, pinturas, kimonos e bonecas japonesas - agregam um pouco mais da cultura nipônica a casa e em nenhum momento são exagerados. O silêncio é um ponto positivo, reina o crepitar da lenha na lareira. O piso no salão central é de madeira e nas paredes, várias premiações e citações - que muito me chamaram a atenção - reforçam a qualidade do lugar no quesito gastronomia. Fiz questão de tirar fotos e ler cada um deles.

Há quem prefira ficar no salão principal, mas meus pais flertaram com um lugar fechado para 4 pessoas que fica ao canto - mais pessoal e valoriza seus ocupantes - entramos e nos acomodamos. Há outros espaços na casa que são voltados para reuniões familiares ou executivas, para 8 ou 12 pessoas: senta-se na almofada sobre o tatame (para quem não está acostumado, há um espaço sob a mesa para se pôr os pés), a mesa é baixa e torna as conversas privadas para os ocupantes. Um ponto que mudaria são as cadeiras brancas de plástico em alguns dos ambientes, destoa de todo o resto.

E a comida, Wiliam?

Para início de conversa, o menu é bem completo e está em português e japonês. A gama de entradas é bem variada: guiozas (o "pastel chinês"), harumaki ("rolinho primavera") e tempurás (massa frita de vários recheios: camarão, legumes, shitake, truta). Antes de você escolher, uma toalha enrolada com água morna é trazida para cada pessoa, afim de limpar as mãos.

Comecei por um Missoshiru (4,50$) - a tradicional sopinha de missô (massa de soja) com tofu ("queijo de soja"), algas e cebolinha - que ajuda a esquentar o corpo e só abre o apetite. Meus pais já tinham jantado e só me fizeram companhia, mas optaram pela porção de 10 guiozas que estava crocante e bem recheada.

Para quem não sabe, Campos do Jordão tem uma grande criação de um peixe de montanha, a truta. E esse restaurante japonês - um dos poucos na cidade - faz verdadeiras maravilhas com esse ingrediente: pode ser grelhada, preparada como sashimi, marinada, caviar ou em vários outros pratos. Optei pelo yakissoba que veio preparado com legumes e o peixe saboroso de carne macia e leve. Saiu por 16 reais e garanto que valeu a pena, opinião sincera!

Uma opção que me chamou a atenção são os pratos Kodomo - criança, em japonês - que são balanceados e a atendente explicou que são "atraentes" para os pequenos comerem sem reclamar e tem um preço de acordo com a faixa etária (de 1 a 3 anos, 15$; de 3 a 7 anos, 18$).

Quem gosta de um bom vinho, a adega no salão principal diz tudo. Mas por que não fazer jus à bebida típica, o saquê? A caipirinha sai por 13$. Fora isso, refrigerante, sucos, chás, cervejas e água completam a lista.

Para fechar a noite, há vários doces japoneses, banana caramelizada flambada e mesmo o sorvete de tempurá (vulgo "sorvete frito"). Gastamos bem pouco na nossa visita por que pegamos os pratos mais simples e porções de entrada, mas o preço médio para quem quer mais sofisticação é de 40 reais por pessoa.

Uma sugestão ao estabelecimento é a criação de um site para disponibilizar um cardápio virtual e outros recursos ao cliente, facilitaria na divulgação.

Recomendo o Kouguem para famílias (com ou sem crianças), casais, amigos e apreciadores de uma boa culinária japonesa. O atendimento foi cordial e impecável em todos os momentos e a casa se empenhou em transmitir os valores que mais admiro na cultura nipônica: a disciplina na busca pela perfeição, o respeito e a hospitalidade.
Missoshiru
"Missoshiru"