Jardim de Napoli

| Rank: 10º de 425 | Restaurantes Italiano

Restaurante muito tradicional na cidade de sao paulo, chega a ser um ponto turistico, tradicional pela sua propeta, equioe de garçons tradicionais, bom atendimento, rapido e atencioso, media carta de vinhos, sugiro renovar, custo compativel com a qualidade, pratos tradicionais da gastronomia italiana, boa opção para uma refeição em familia

Ontem fomos conhecer uma cantina em Higienópolis que foi super indicada por um grande amigo nosso. Aproveitamos a visita do meu irmão de Floripa e de outro grande amigo de Curitiba e fomos conhecer o Jardim de Nápoli.

Essa tradicional cantina de São Paulo teve suas portas abertas em 1949, inicialmente servindo pizzas, mas logo teve o cardápio enriquecido com carnes e massas caseiras.

O lugar é lindo, simples e aconchegante, com centenas de garrafas de vinho espalhadas por todo o restaurante, salames artesanais pendurados e antepastos à mostra em um balcão refrigerado na entrada do restaurante.

Começamos os trabalhos com pães italianos fresquíssimos e alguns antepastos como esta espetacular sardella. Uma das melhores que já comi, notóriamente feita com o alichi batido na ponta da faca, sem mixer ou liquidificador, muito suave, mas com sabor marcante do peixe.

Em seguida, resolvemos provar a linguiça calabresa artesanal da casa, temperada com erva doce e servida frita. Muito boa.

Para finalizar as entradas, pedimos somente uma prova da mesma linguiça artesanal, desta vez servida in natura... teve até uma discussão na mesa pois achamos que o garçon tinha errado o pedido e trazido presunto crú no lugar, mas a surpresa foi quando o garçon nos falou se tratar da mesma linguiça servida frita anteriormente. A erva doce caiu muito bem, dando um frescor na boca e transformando essa experiência... comparada com a versão frita, a calabresa natural ficou infinitamente melhor.

Você diria que a foto abaixo se trata de linguiça calabresa caseira??

Os pratos da casa são individuais, então pedimos duas massas e duas carnes para 4 pessoas. Os pratos foram servidos juntos e montados um pouco em cada um, para que pudéssemos experimentar de tudo.

As carnes que pedimos foram, um "Filletto Alla Pizzaiola con Funghi Freschi" que era um Filé mignon grelhado e servido com tomates frescos em pedaços, azeitonas e cogumelos shitake...

... um "Fettuccini verdi al Giardino" que era a massa fresca de espinafre, com uma combinação de molho de tomates e molho branco com cogumelos e parmesão.

... um excelente gnocchi al sugo, com um molho de tomates realmente diferenciado. O frescor e a suavidade deste molho me impressionou muito...

... e é claro que não podíamos deixar de comer o carro chefe da casa, um único e enorme Polpettone alla Parmigiana, recheado com muzzarella e gratinado com muito molho de tomate e queijo parmesão ralado...bem crocante por fora e macio por dentro.

O restaurante fica em uma rua tranquila em Higienópolis e todos os funcionários parecem estar na casa desde seu início.
Para quem for conhecer o lugar, vale a pena chegar cedo ou mais tarde, evitando os horários de maior movimento devido às grandes filas que se formam na entrada, como em todos os bons restaurantes da cidade.
Foto opinião do André Leiras Prujansky sobre Jardim de Napoli

Um dos melhores polettones da cidade. O restaurante, localizado em Higienópolis, tem a cara da típica cantina italiana. Decoração dos anos 60, garçons de 70 anos com aquela gravatinha, tudo que você espera em uma cantina italiana em São Paulo. Então, ninguém vai lá pelo ambiente. O Jardim de Napoli é famoso justamente pela comida. Famosos passam por lá direto para provar o famoso polpettone. No dia que comi lá, o ambiente estava um pouco vazio então o atendimento foi muito rápido. Pedimos um polpettone e uma massa para dividir. A porção não é muito grande e mal alimenta dois. Mas o polpettone estava deliciso, um dos melhores que já comi. A conta veio na faixa de R$100, ou seja, R$50 cada o que achei um pouco caro pelo tamanho dos pratos. Mas é o preço de comer num dos restaurantes italianos mais famosos da cidade. Recomendo sim, mas vá preparado para gastar!
Sem sombra de dúvidas é a melhor cantina de São Paulo, os ingredientes são frescos e de melhor qualidade, as saladas e o tomate dos molhos são fornecidos pela própria horta orgânica dos donos da cantina.
A carta de vinhos é imensa e sugerida por um dos melhores somelier do Pais !
Massas frescas, pizzas tradicionais napolitanas, sobremesas típicas ... Uma experiência única.

Na frente do restaurante voê encontra a loja Giardino Gastronomico, onde você pode comprar alguns pratos da cantina e outros diversos produtos importados.

Deliciem-se com o mais famoso polpettone !!!

Logo que cheguei em São Paulo me apresentaram uma lista de 201 lugares que eu precisava conhecer e uma delas era comer o melhor polpettone da cidade no restaurante Jardim de Napoli.

Cheguei a ir a alguns meses atrás com um casal de amigos e foi uma experiência tão bacana que agora lembrei do lugar e pensei: preciso voltar lá e escrever no blog. Tudo isso porque o polpettone deles é simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!

Então, hoje véspera de feriado resolvi que meu almoço seria lá. Chegamos por volta das 12:45 sem reserva e fomos acomodados na hora em uma mesinha que escolhi lá no canto próximo a adega. Mas, o restaurante está sempre cheio e as vezes pode gerar uma espera. Tivemos sorte, ainda bem!

A cantina é bem estilo italiano, é um restaurante pequeno, com toalhas quadriculadas e cheia de quadros e decoração que remetem a Itália. E como boa comida italiana as porções são super bem servidas ao ponto de você poder dividir para duas pessoas e ficar bem satisfeito. A primeira vez que fui pedi uma massa só pra mim e acabei deixando mais da metade do prato. Então, essa é uma boa dica até pra você economizar um pouco e evitar o desperdício.

A casa tem um couver com pães e manteigas, mas também uma série de antepastos que você pode escolher algumas opções e que casam super bem com os pãezinhos. Para ter uma ideia da diversidade olha o balcão cheio de opções a vista pro povo começar comendo com os olhos quando está indo para mesa.

Como sabia que as porções eram bem fartas e estava no meu horário do almoço decidi que não ia prolongar a refeição com entrada e couver e fui direto ao ponto: o Polpettone. Você pode escolher entre o tamanho normal ou o P. O tamanho normal sai por R$ 45,00 e você consegue dividir para duas pessoas tranquilamente.

Já tinha lido alguns comentários referente as massas de lá... existem várias opções de massas secas ou frescas e a pedida dessa vez foi um linguine a la crema, que é uma massa cumprida com molho a base de creme de leite e parmesão que sai a R$ 36,00 e que você também pode dividir. Para ter ideia da quantidade de comida tirei uma foto dos dois pratos servidos. #nham

Fiquei surpresa pois o pedido foi servido super rápido. Muito bom pois eu estava faminta, rs...
Tudo muito delicioso a massa ao ponto e o molho branco combinou perfeitamente com o molho ao sugo do polpettone que é crocante por fora e com muito queijo derretido por dentro. Até tirei uma foto da lateral do polpettone para vocês terem uma ideia e ficarem com muita, mas muitta água na boca.

Vale muito a pena conhecer principalmente para uma refeição mais prolongada a noite acompanhada de um bom vinho e claro uma boa companhia. Bon apetit!

Ps: descobri no site que além da cantina eles tem uma loja também no Shopping Higienópolis, mas essa eu ainda não conheço para contar pra vocês. Mas, fica a dica.

Você não precisa ir até a italia para comer um verdadeiro popeltone, o jardim de nápoli consegue nos ofereceu um maravilhoso, com cerne de primeira, sequinho por fora e queijo derretido por dentro além de um molho fresquinho e gostoso, além do polpetone as massas são muito boas, eu recomendo uma massa verde ao molho funghi

Toninho buonerba ainda é um mestre. seu polpetone é rei, embora já tenha sido copiado diversas vezes por lugares menos votados na cidade. é pedir um polpetone mais um liguine a la crema e ser feliz. continua ótimo.
Você conhece o Jardim de Napoli? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral