Rubens B.
Na época o Sr Rosala editava o informativo bimestral chamado A Lamparina... devo ter alguns deles ainda. Além disso o Instituto organizava eventos como palestras e cursos, além de possuir uma boa biblioteca para consulta interna.
O Instituto tem mais de 100 anos e foi fundado pelo pensador paranaense Dario Vellozo. O instituto tinha o propósito de ser um centro de estudos, mas o que se vê atualmente é uma mera manutenção do espaço criado por Vellozo. Aliás, uma quadra imensa entre o Água Verde e a Vila Izabel, onde além de um belo bosque, está instalada a sede do instituto, que é uma construção em estilo neo clássica, e que foi chamada de templo das Musas, pois ali seria um espaço destinado aos diversos conhecimentos humanos.
Além da sede e do bosque, ali existe uma grande casa onde mora o zelador do espaço.
Infelizmente das poucas vezes que tentei levar visitantes recentemente o instituto estava fechado e ninguém atendeu aos meus chamados. Deveria ter agendado com alguém antes.
O fato é que até onde eu sei o instituto sobrevive de recursos próprios e não conta com apoio algum do governo municipal... dada a importancia histórica do instituto e de seu fundador, além do valor da reserva verde que este mantém na cidade, o Instituto deveria ser abraçado pela comunidade e pelos seus administradores, antes que uma grande cosntrutora o abrace e transforme em mais um empreendimento imobiliário.