Il Gallo Del Mare

| Rank: 20º de 66 | Restaurantes Brasileiro

Endereço: Av Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2568, Centro - Florianópolis , SC - Brasil - 88015-702

Há anos conheço a galeteria Il Gallo Del Mare e nesse período tanto ela como eu sofremos algumas mudanças, sem perder, contudo, características importantes. Enquanto eu melhorei um pouco o recheio da carteira desde a primeira vez em que lá coloquei os pés, bem como refinei meu paladar, ela permaneceu um período fechado e realizou reformas. Ambos, no entanto, mantivemos o carinho e respeito pela culinária simples, bem preparada e acessível, numa época em que os preços parecem nem sempre condizer com a qualidade do produto servido.

Por conta, em parte, do blog naovaseperder.com, mas também decorrente de minha patente paixão por comida, a busca pela melhor culinária e pelo prato que irá me surpreender passa a ser constante, além de muitas vezes associada a restaurantes caros e renomados. Sem desmerecê-los – mesmo reconhecendo que alguns ostentam título a que não fazem jus -, percebo como acabo esquecendo da comidinha simples e honesta que lugares como o Il Gallo serve. O comfort food nosso de cada dia.

Tratando-se de uma galeteria, faça o favor de não pedir outra coisa senão o galeto. Não que os demais pratos constantes sejam ruins – muito embora não possa afirmar com certeza, pois nunca os provei -, mas sendo essa a especialidade da casa, a qualidade e o empenho na elaboração por certo estarão ali.

O pedido foi, portanto, um galeto completo com queijo para 2 pessoas e uma massa à carborana para 2 pessoas, sendo ambos degustados por 3 pessoas bem famintas, deixando todas satisfeitas. O galeto é mantido aquecido em um recipiente metálico, cuja parte inferior é abastecida com carvão, garantindo o gostinho de churrasco de frango de final de semana. O espaguete garante o clima de comida caseira de mãe/vó.

Os acompanhamentos do galeto completo são salada de rúcula e radiche com bacon e polenta frita. Talvez por conta do bacon, que deixa tudo mais gostoso, é uma daquelas saladas que vale a pena comer, mesmo sendo você pessoa não tão afeta à iguaria. Já a polenta, perfeitamente crocante por fora e molinha por dentro, como todas deveriam ser.

O local também possui clima caseiro, geralmente frequentado por famílias ocupando grandes mesas no maior estilo italiano de ser. Aliás, já levei a minha – berrona e falante com as mãos – para aprovar a casa. O atendimento foi bom, sem nenhum equívoco, e a comida foi trazida com bastante rapidez, considerando o tempo de preparo que os pratos requeriam. Infelizmente a galeteria estava bastante vazia e temo ao pensar que venha a fechar pela baixa procura, embora acredite que em outros dias e horários o cenário seja diverso.

Seria uma grande perda não poder mais desfrutar de comida tão honesta em Florianópolis. Bora lá comer, então?

Foto opinião do Michele M. Xavier sobre Il Gallo Del Mare

É uma galeteria, logo vocÊ espera comer um bom...galeto! E é isso que você vai encontrar. O cardápio não tem muitas opções, o carro chefe é o galeto que pode vir coberto com queijo ou não. Há outros pratos para quem não está querendo ave, mas, convenhamos, se você foi, é isso que você quer.
A porção para duas pessoas é na medida a menos que seja um casal de gulosos que podem pedir também uma porção de massa (combina!)

Os galetos são acompanhados de polenta e salada.
Delícia para um sábado.

Estivemos no restaurante, fizemos o pedido e esperamos, esperamos, esperamos. Até que as mesas que chegaram apos nós começar a receber a comida e nossa nada. Questionei o garçom, e inves de ele dizer que esqueceu de fazer o pedido, disse que ja estava saindo, o que não era verdade. Ele tinha esquecido de fazer o pedido.
Levantei e fui embora. E acreditem, que eles ainda tiveram coragem de cobrar minha jarra de suco, qual nem tinha acabado! Perderam um cliente!
Você conhece o Il Gallo Del Mare? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral