Ikioi Restaurante

| Rank: 149º de 878 | Restaurantes Japonês

Em um apertado, mas simpático ambiente, o Ikioi é um restaurante de culinária japonesa reconhecido por preparar um dos melhores yakissobas de São Paulo. O local também traz um cardápio à la carte com pratos tradicionais.

Especialista em Restaurantes Japoneses com 19 opiniões na categoria

É uma honra poder escrever a primeira opinião para um estabelecimento que conheço faz pouco e já considero demais hahaa :)
Fui conhecer o Ikioi na 1a Edição do yakisoba Tour promovido pelo Kekanto.
O restaurante fica na Santos, próximo ao MASP, e fica meio escondido. Há uma cerca na frente do prédio, que acaba escondendo o Ikioi e também os outros restaurantes que ficam no mesmo prédio.
O Ikioi já tem algum tempo de estrada, mas opera há um ano nesse ponto. O local é super agradável, com mesas e cadeiras confortáveis tanto na parte interna quanto na externa. A decoração é minimalista, apenas com alguns objetos da cultura japonesa. Os proprietários são um casal super gente boa. A esposa cuida do salão enquanto o marido pilota, e muito bem por sinal, a cozinha. A casa oferece pratos japoneses como sushis, katsu curry, yakisoba, entre outras delícias.
O evento do Kekanto consiste em eleger o melhor Yakisoba da cidade e começou no Ikioi.
Na chegada, fomos recebidos pelo Marcelo e sua esposa que foram muito legais e apresentaram o restaurante e contaram um pouco sobre a história deles e do estabelecimento. Aí, a kekanteira Ana Hirata contou um pouco sobre a origem do Yakisoba, que de fato surgiu na China mas depois chegou no Japão no século 19 na época da abertura dos portos. Ela explicou também que o macarrão usado em muitos estabelecimentos não é o soba, feito com ovos, o que afeta a qualidade do prato.
Passado a introdução, provamos o yakisoba da casa. Quem acompanha minhas avaliações sabe que sou criterioso e não é qualquer coisa que me agrada. Mas tenho que admitir que o Ikioi me surpreendeu demais e me fez ver o mundo do yakisoba de outra maneira. Chego a pensar que nunca havia comido um yakisoba de verdade antes dessa experiência.
O macarrão era crocante, coisa que nunca tinha visto antes. As carnes estavam todas no ponto e o camarão estava uma delícia. O shimeji que veio no topo do macarrão, molho e carnes deu um toque ainda mais especial ao prato.
Ao final de um prato reforçado de yakisoba, fomos surpreendidos por um tempura de sorvete com laranja. Só de lembrar já me dá fome.
Resumindo esta, que acredito ser a opinião mais longa que já escrevi, foi uma noite divertida onde pude provar o melhor yakisoba que já comi na vida.
Mas aí você deve estar se perguntando: porque não cinco estrelas? A comida e o atendimento merecem, mas tirei uma porque o Ikioi só abre de segunda à sexta no almoço, o que dificulta para quem não trabalha na região. Eles planejam começar a abrir alguns sábados no almoço. Quando isso acontecer, com certeza aumentarei a nota :)

Especialista em Restaurantes Japoneses com 20 opiniões na categoria

Após muitos elogios por parte dos kekanteiros, aproveitei que estava pela região e fui almoçar no Ikioi e comi o prato mais indicado: o yakissoba! Como estava sozinha, me encaminharam para uma mesa que fica no corredor perto do caixa, a localização não é boa, pois todo mundo que vai pagar fica muito perto da mesa e além disso, os atendentes também precisam passar para levar os pratos! :/ Fora isso, os funcionários pegaram guardanapos e uma plaquinha com o prato do dia da minha mesa sem pedir licença. :/
Pedi o yakissoba misto com camarão, frango, carne e legumes. Pedi o macarrão mais cozido, mas há a opção crocante. Estava bem gostoso, a carne utilizada não é de segunda como se vê por ai, estava muito macia e sem gordura, o camarão estava fresquinho e o molho era bem gostoso. O prato é suficiente para uma pessoa com apetite normal, não achei grande como algumas pessoas disseram. O preço é um pouco alto, R$ 34. Não cobraram taxa de serviço.
O local é bem apertadinho, se puder vá perto das 14h, assim estará mais vazio e poderá escolher uma mesa melhor.
Yakissoba misto
"Yakissoba misto"

Com tantos elogios, foi impossível resistir: tinha de conhecer o famoso yakissoba do Ikioi. E como a-do-ro camarão, o sabor escolhido não poderia ser outro.
De fato, como disseram todos, o prato é bem servido... até mesmo para justificar o preço (na minha opinião, meio salgadinho) de R$ 28,00.
O atendimento é atencioso. Explicou o garçom que o yakissoba deles pode ser com macarrão crocante (" o verdadeiro") ou mais cozido. Simpático, disse que poderia provar o primeiro, mas se não gostasse, poderia acrescentar mais molho para ficar cozido. Optei pelo primeiro e não me arrependi.

Conheci o Ikioi durante o yakisoba Tour organizado pelo Kekanto e por mim, podíamos parar por ali mesmo e defini-lo como o melhor restaurante de Yakisoba de São Paulo.
O atendimento, desde que chegamos no local, até a hora de ir embora foi extremamente simpático, tanto pelos donos, quanto pelos funcionários que acompanhavam para ver se não faltava nada e estavam sempre nos oferecendo mais ban cha.
Quando chegou o Yakisoba, que lindo e que vontade de atacar (rs), o macarrão vinha embaixo, com molho em cima, acompanhamentos (carne, franco e legumes) e uma quantidade generosa de shimeji (que eu amooo) para completar. Ah sim, o prato também vinha acompanhado camarões, hummm.
O macarrão apesar de frito, estava sequinho e crocante, o molho saboroso, os legumes cozidos e al dente, a carne e o frango limpinhos, sem nenhum nervo ou qualquer outra coisa que você precisa ficar separando no canto do prato... e os camarões, ah os camarões, quem dera se todo restaurante soubesse preparar um camarão como o Ikioi, ou pelo menos limpá-lo com o cuidado que eles tiveram?! Enfim...
Conclusão: Adorei! Nota 10 para o Ikioi, super recomendo e já indiquei para todo mundo que conheço... Pretendo voltar em breve... =D

Quando alguém fala em Yakissoba, muitas franquias famosas vêm a cabeça, mas não quer dizer que aquilo que eles vendem é realmente Yakissoba.
Primeiro, Yaki quer dizer frito e Soba é o tipo de macarrão, logo estamos falando de macarrão frito. E o oferecido pelas franquias não é frito e muitas vezes o macarrão nem é o Soba, então não é Yakissoba.
E é aí que chegamos no Ikioi, um dos poucos lugares que oferecem o Yakissoba do jeito que deve ser feito.
O lugar é meio escondido, se não prestar bem atenção é bem capaz que não o veja, fora que é um pouco apertado o lugar, mas não tira muito o seu mérito.
Conheci o lugar em um evento Kekanto do Yakissoba Tour.
Então para acompanhar a comilança, tomamos um ban-cha, muito bom.
E o Yakissoba de prato principal, os legumes estavam no ponto certo, assim como a carne e o frango (pedi sem camarão). O que se destacou muito foi que o sabor dos legumes não estavam passados, normalmente acontecesse porque o ponto de cozimento dos legumes é alcançado bem mais rápido do que o resto do prato, e em vários lugares os legumes são colocados ao mesmo tempo que a carne.
Só posso dizer que estava incrível o sabor, consegui sentir o gosto de todos os ingredientes.

Para a sobremesa, comemos um tempurá de sorvete. Também estava muito bom, o gosto doce e suave completou muito bem a noite.

Os preços não são caros, se não me engano o Yakissoba mais completo saia coisa de R$35,00 (Pouco mais ou a menos, não lembro ao certo). Vale a pena!
Recomendo e muito!

Para quem não conhece ou passa desatento na frente do prédio comercial da Alameda Santos, 1470, nem percebe o tesouro escondido atrás do portão. Um restaurante pequeno, estreito e discreto, mas que entrou na disputa do Yakissoba Tour com vontade de ganhar.
Fomos recebidos pelos donos do estabelecimento, o chef Marcos e sua esposa, e uma equipe super prestativa e simpática. Eles no contaram um pouco sobre a história do restaurante e o significado do nome do local. Depois, a kekanteira Ana Hirata (que é chef de cozinha) nos explicou sobre a origem do yakissoba e deu algumas dicas sobre o quê e como avaliar o prato que nos seria oferecido. Ah, ela tbém acabou com a ilusão que eu tinha sobre já ter comido um yakissoba de verdade..kkkk!
Primeiro nos foi servido um ban-chá, que mesmo estando um calor daqueles, foi super bem recebido pelos kekanteiros.
Quando começaram a servir o yakissoba, já pude reparar que a porção era bem grande e generosa!! BEM GENEROSA MEESMO! Um prato bonito de ser ver, com macarrão soba, vegetais, carne, frango, camarão e shimeji. Maravilhoso!! O molho então, com um sabor muito bom. Esse yakissoba é vendido normalmente pelo valor de 34 reais, um ótimo custo-benefício levando-se em conta o tamanho e a qualidade da refeição.
Em seguida, fomos surpreendidos com a sobremesa: um tempurá de sorvete com uma caldinha gostosa de laranja.
Já estava empanturrada de tanto yakissoba, mas para uma maravilha daquelas, intimei o meu estômago a achar uma brechinha.
Enfim, o Yakissoba Tour começou com tudo e vai ficar difícil para os outros concorrentes correrem atrás do prejuízo.
Vale a pena dar uma passadinha pelo Ikioi para almoçar (eles não abrem para o jantar) e conhecer um yakissoba típico!

Especialista em Restaurantes Japoneses com 38 opiniões na categoria

As opiniões anteriores classificam bem a qualidade da comida, assim como o excelente nível no atendimento. Não posso afirmar que a porção que foi servida seja o mesmo no dia a dia, mas certamente ele consegue satisfazer um ogro mediano, tivemos de esforçar para não sobrar nenhuma delícia, o que pode se considerar um desperdício, talvez se a porção tivesse 20% menos, fosse o ideal, mas sempre tem ogro de plantão e com certeza estes não apreciarão porções menores. Creio que com os 20% menos, a sobremesa será muito melhor percebida, fazendo com que suas papilas gustativas tenham um.... pré-orgasmo degustativo?? Sério, a sobremesa, que foi tempurá de sorvete, foi muito bom.
Quanto ao yakisoba, tenho apenas um detalhe a acrescentar, que é como as massas italianas de antigamente, do tempo das cantinas que exageravam na quantidade do molho, não que não fosse gostoso, mas poderia reduzir um pouco a quantidade de molho, porque não é um prato para sorver caldo, ele apenas potencializa o sabor.
Ana Hirata, sua linda! Seu detalhamento para que as avaliações pudessem ser criteriosas, facilitou muito nosso trabalho, mas deixou um vazio, naqueles yakisobas que estávamos acostumados a degustar, perderam bastante brilho.

E foi ótimo rever pessoas de outros encontros, assim como conhecer novos rostos que interagimos nos check ins e opiniões, foi um encontro muito gostoso, e Allan G., grande evento, e vamos a segunda etapa!

Especialista em Restaurantes Japoneses com 18 opiniões na categoria

O Ikioi é um restaurante escondido na Alameda Santos, na frente da Praça Alexandre de Gusmão, no andar térreo de um prédio. É um lugar pequeno (aproximadamente 20 lugares dentro e mais algumas mesas do lado de fora) e só abre no almoço, de segunda a sexta – se não fosse o Yakisoba Tour Kekanto – Konbini, eu jamais descobriria esse yakisoba delicioso!!

O prato que nos foi servido foi um yakisoba “completão”, com macarrão, legumes, carne de boi, frango, camarão e shimeji. O macarrão estava lindamente frito e crocante, como deve ser; o camarão foi provavelmente o mais bem grelhado que comi na vida; o shimeji também estava ótimo; a carne, o frango e os legumes estavam “apenas” ok (mas mesmo assim não diminuíram o sabor do prato). A apresentação também foi muito boa, com todos os ingredientes bem distribuídos – exceto o shimeji, que veio “coroando” o prato ;)
Além de yakisoba, a casa serve outros pratos – mas admito que acho muito difícil eu querer comer qualquer outra coisa lá, depois desse yakisoba tão bom! Foi, com certeza, um dos melhores yakisobas da minha vida, e ainda levou nota 9,08 do nosso júri de kekanteiros! Ele teria custado R$ 34, o que parece caro – mas há opções a partir de uns R$ 23 que devem ser tão boas (e grandes!) quanto. E né, vamos falar, achar yakisoba realmente bom nessa cidade é uma tarefa e tanto... tá valendo a pena pagar um pouquinho mais num yakisoba de verdade!

Os donos do local estavam lá e são um casal muito simpático, assim como o resto do staff. Para completar a agradabilíssima experiência, ainda nos serviram ban-chá e água à vontade, e um tempurá de sorvete delicioso como sobremesa.

Enfim, foi uma ótima descoberta na cidade! Recomendo e volto fácil – quando meus horários calharem com o horário de funcionamento deles! ;)
Impossível não falar bem deste pequeno restaurante que fica localizado na Alameda Santos, próximo ao metrô Triano Masp, no térreo de um edifício comercial, um pouco escondido para quem está passando na rua. Ele funciona apenas na hora do almoço, uma pena, pois não trabalho próximo da Paulista. Conheci este restaurante no Yakissoba Tour e só tenho certeza de uma coisa: nunca comi uma yakissoba tão boa!

Antes de iniciar a degustação, a nossa colega Ana Hirata deu uma breve explicação da origem da Yakissoba, dos ingredientes e do ponto de cocção de cada um. O yakissoba que provamos estava completo: Carne, frango, camarão, shimeji e legumes. O Yakissoba veio com bastante acompanhamentos, e todos estavam muito bem preparados: A carne estava bem macia e desmanchava na boca, o Shimeji estava bem cozido e temperado suavemente, o camarão da Yakissoba vinha empanado e não era tão pequeno, e o frango em cubinhos cozidos no ponto. O molho suave não deixava o gosto permanecer na boca por muito tempo e a Yakissoba perfeita, cozida e depois frita como deve ser. Os Yakissobas custam entre R$23,50 e R$34,00 dependendo dos acompanhamentos e são bem servidos. A Yakissoba completa, com todos os ingredientes citados custa R$34,00. O restaurante também serve outros pratos da culinária japonesa com um preço bom, tendo os pratos ótimo custo benefío. Como foi a melhor Yakissoba que eu já comi dou 5 estrelinhas para o restaurante.

O lugar é bem escondido no térreo de um prédio na Alameda Santos , em frente a uma praça. O estabelecimento é pequeno com poucos lugares e ,por enquanto só abre para almoço. O atendimento tanto dos donos , quanto dos funcionários foi muito atencioso e simpático. Nos foi servido um yakisoba completo (R$34,00). O prato estava muito bem apresentado, muito saboroso com todas as carnes e legumes no ponto correto. O molho estava saboroso e o macarrão bem frito. Uma ótima opção de almoço na região da Paulista.

Não sei bem o que vem pela frente, mas o Yakissoba Tour começou em alto nível. A julgar pelo ótimo desempenho do Ikioi já dá para dizer que a disputa vai ser complicada para os outros concorrentes.

Vamos por partes:

A apresentação do prato já ganha estrelas extras nessa resenha, pois se atentaram aos detalhes da escrita japonesa num prato quadrado ( por sinal, muito bonito),e o Yakissoba foi bem elaborado pelo chef. É perceptível que o chef zelou pelo ponto adequado para cada ingrediente.

O molho é excelente. Talvez seja esse o segredo da casa, e que fez toda a diferença. Não sei dizer o que foi colocado, mas ficou incrível e não se sobrepôs aos sabores dos vegetais e das carnes.

Muito cheiroso, antes mesmo de chegar à mesa, já atraia o olfato.

O camarão....Ah, o camarão... Casou-se perfeitamente com todo o prato. A limpeza, o ponto de preparo e o sabor estavam harmoniosos, sem contar que foram colocados detalhadamente nas bordas do prato.

O custo benefício é 10. A porção de frango ou carne, por exemplo, custa apenas R$ 23,50. O prato é generoso e uma ótima opção para o almoço.

O legal dos eventos Tour's é que a gente acaba descobrindo estabelecimentos que saem da rota comercial e convencional que costuma-se freqüentar. Assim você descobre um lugar novo e logo leva os amigos para conhecer.

O Ikioi, embora fique localizado próximo ao Masp, só que numa rua pouco movimentada, boa parte das pessoas que passam pela Av. Paulista não percebem o local. Eu mesmo já havia passado em frente algumas vezes e nunca tinha reparado o restaurante. Isso ocorre porque o Ikioi fica escondido atrás de uma cerca no térreo de um prédio pouco sinalizado.

O restaurante tem decoração discreta e música ambiente, mas é pequeno. Devem caber, no máximo, umas 40 pessoas no interior do restaurante. No entanto, a comida a la Carte é excepcional. Além disso, não tem opção de janta. A unidade funciona somente de segunda a sexta-feira no horário de almoço. Por isso, planos de levar uns amigos para conhecer está adiado momentaneamente.

Ah, não posso deixar de mencionar a grande sacada do chef: um tempura de sorvete como sobremesa, que estava ótimo e rendeu uma estrela a mais nessa opinião. 😉

Parabéns ao casal proprietário do restaurante e aos funcionários, pois todos foram muito cordiais e simpáticos. 😉

Especialista em Restaurantes Japoneses com 19 opiniões na categoria

Fui conhecer o Ikioi na 1a Edição do Yakisoba Tour promovido pelo Kekanto.

Não é rodizio, a la carte com executivos (combos) um dos melhores na região, comida e apresentação excelentes, ótimo atendimento, só peca por ser muito pequeno e ficar muito lotado e apertado sempre
Você conhece o Ikioi Restaurante? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral