Herr Brauer

| Rank: 29º de 690 | Bares e Botecos

Quer receber ofertas do(a) Herr Brauer?

A conversa amenizou um pouco a angustia da espera – a casa estava lotada - e fomos enfim agraciados com uma rodada de chope da casa (gostoso e bem tirado) servido gentilmente ali na rua mesmo. Após longos diálogos astronômicos finalmente arrumamos uma mesa no espremido e vertiginoso mezanino do pequeno bar.

Garçom atencioso, tudo no início parecia ir bem, com exceção da grande TV LCD passando shows diversos de rock e MPB. O cardápio contempla um número realmente impressionante de cervejas. Começamos com a inglesa Newcastle Brown Ale e as alemãs Erdinger Pikantus e Hacker-Pschorr, além de uma porção de uma espécie de fish and chips belga e pastéis de queijo.

As cervejas não demoraram a chegar, a sede era muita, cada marca acompanhada devidamente de seu copo, mas o garçom fez uma firula danada para servir - como se realmente fosse necessário aquela gesticulação toda para realizar o ato de encher um copo de cerveja.

A porção de fish and chips belga estava bem razoável, comi mais por fome que por vontade. Logo outro casal de amigos se juntou a nós, enquanto aguardávamos a segunda rodada de cervejas que estava demorando muito para vir. E então o negócio foi degringolando, o garçom desapareceu do mezanino, na TV começou a tocar Zeca Pagodinho, que eu adoro, mas não estava combinando muito com o ambiente.

Foi um programa que poderia ser mais agradável, até porque é bastante caro, não pelas cervejas que se bebe, mas pela falta de cuidado com o ambiente e com o serviço o que acaba por tornar o que poderia ser um cantinho legal, num local desconfortável, onde nada parece bem calibrado.

Há um tempo eu venho percebendo que os cariocas estão curtindo uma vibe mais… desgustadora! Os restaurantes têm estado mais gourmet, inauguraram lojas de vinho com cursos de degustação, inúmeras “champanherias” estão pela cidade, mas e a cerveja nisso tudo? A cerveja é institucionalmente uma bebida carioca, ainda mais se ela estiver estupidamente gelada e for tomada em um quiosque na beira da praia. Tô mentindo? :)

Passeando pelas ruas do Flamengo, no meio de clássicos como Planalto do Chopp e Café Lamas, encontrei um lugar escondidinho. Parecia um pub, mas não era… Era um bar especializado em cervejas, o Herr Brauer.

Herr Brauer, que em português significa Sr. Cervejeiro, foi pensado e elaborado para atender as solicitações de apreciadores e degustadores de cerveja, com uma quantidade de rótulos imensa, com vários estilos e nacionalidade.

O menu do Herr Brauer traz petiscos, pratos, sobremesas e sanduíches escolhidos a dedo e cuidadosamente para harmonizar com a carta cervejeira, que inclui cervejas belgas, inglesas, alemãs, artesanais, enfim, reunindo mais de 80 rótulos e 42 estilos diferentes da bebida! Quem montou o cardápio selecionadíssimo foi o mestre de cerveja e chope Fabiano Velho, que explica:

- Usar a intuição é um bom começo. Mas, é claro, podemos aproveitar alguns critérios adaptados da harmonização dos vinhos.

Junto à degustação das suas cervejas no Herr Brauer, a dica é começar com filé aperitivo no pão italiano, servido com molho feito com cerveja staut, ou fritas do belga, uma generosa porção de filé de peixe empanado com batatas fritas e chutney de tomate. Se você estiver com dúvidas do que escolher – seja a cerveja ou na comida – os garçons te ajudam. Existe rótulo importado custando menos de duas notas de 10. É só fazer a sua escolha que vem estupidamente gelada, só vou ficar devendo a brisa do mar. ;)

Um dos lugares mais agradáveis para tomar cerveja. Boa opção para a noite, combinando uma das muitas opções de cervejas com petiscos como salsichão fatiado ou então no almoço, quando é possível combinar grelhado com molho e 2 acompanhamentos (eu sugiro o arroz na cerveja).
No preço por pessoa considerei o consumo de uma cerveja nacional.
happy hour!
"happy hour!"

Um barzinho aconchegante, bons petiscos e algumas cervejas.
Um conjunto de coisas boas, mas nada de fora do normal.
Vale a pena conhecer se vc mora na redondeza ou estiver por perto.

É um dos meus lugares preferidos.
Para quem é uma apreciador de cervejas, é um lugar que vale apena conferir.
As cervejas, a harmonização dos pratos. Cada cerveja é servida com uma taça especial.
Muito bom para ir com os amigos e fazer uma Happy hour.

Hoje, domingo de Páscoa, não havia fila e estava vazio.
Ambiente agradável e bem decorado.
Crdápio extenso de cervejas de vários países, inclusive brasileiras e a Tcheca que tanto gosto Czexhvar. Tem também a "Deus" por R$ 265,00 a garafa. No cardápio estão descritas as características de cada uma.
Escolhemos salsichão de vitela, com legumes salteados e salada de folhas com molho de gergelim, no tamanho exato para uma pessoa.
Há o cardápio de grelhados (pra escolher um deles) e acompanhamentos (escolher dois deles). Cardápio de petiscos também.
Atendimento muito bom.

Ambiente calmo, Atendimento muito bom, os petiscos demoram um pouco a chegar mas enquanto isso vc pode ir degustando uma cerveja... Lá não faltam opções para todos os gostos e bolsos... Mas é bom ir bem preparado que lá é carinho... Mas vale a pena pra quem curte boa cerveja...
Foto opinião do Moabe Vettore sobre Herr Brauer

Fui algumas vezes ao Herr Brauer e nunca me arrependo. A verdade é que não sou de muita frescura com bar. E de fato o HB não tem muito mimimi, apesar das cervejas especiais. O lugar é um pouco apertado, o atendimento oscila, mas serve ao seu propósito: é bom pra sentar, pedir uma cerveja e jogar conversa fora, de preferência sobre assuntos importantes, como o próximo jogo ou a curva da mulata (uma tradição alemã).
Você conhece o Herr Brauer? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral