A Gruta da Lapinha fica dentro do Parque Estadual do Sumidouro, ao lado do Museu Peter Lund e do Museu Arqueológico da Lapinha. Dá para visitar as três atrações numa tacada só, já que nenhum dos passeios é muito longo.
Pagando uma taxa de R$15,00 (estudantes têm meia), o visitante tem acesso ao Museu Peter Lund e à visita guiada à gruta. É tudo muito organizado, limpo e seguro. Os vários guias são bem treinados e educados. Todos os visitantes recebem capacete de segurança para descer à gruta, formada há cerca de 900 milhões de anos atrás e repleta de espeleotemas de formas variadas.
A região de Lagoa Santa é de grande importância arqueológica e muitos fósseis (inclusive humanos - pesquise por "Luzia, homem de Lagoa Santa") e desenhos rupestres foram encontrados por ali.
Obs.: a visita ao Museu Arqueológico da Lapinha é cobrado à parte, por R$3,00.

A gruta da lapinha e um excelente passeio para se fazer em família ou com os amigos.
No meu caso, fui visitar o lugar com a escola, faz um tempo mas foi muito bom.

O local foi reformado, ganhando um ar melhorado e mais moderno para receber todos os turistas sem gerar prejuízos aos sítios arqueológicos.

Consulte antes de ir os horários de funcionamento.

Obs.: a visita ao Museu Arqueológico da Lapinha é cobrado à parte, por R$3,00.

Quando fui a Minas Gerais com 2 amigas eu visitei o local, é lindo bastante conservado com um jogo de luzes que deixa a caverna ainda mais linda, um guia muito atencioso que nos contou com riqueza de detalhes a história do local.
Ainda quero voltar la juntamente com toda a minha família, para que todos conheçam.
Foto opinião do Maria Aparecida de Aguiar sobre Gruta da Lapinha

Quando fui a Minas Gerais com 2 amigas eu visitei o local, um lugar lindo bastante conservado com um jogo de luzes que deixa o lugar ainda mais lindo, um muito atencioso e nos contou com riqueza de detalhes a história do local.
Ainda quero voltar la para minha família conhecer aquele que para mim é um santuário

Uns 10 Km depois de Lagoa santa, fica a cerca de 45 KM de Belo Horizonte, Possui amplos salões e é interessante entrar por um local e sair por outro. A visita interna e guiada dura em média 1 hora . Vale umas 100 fotos do lado de dentro e mais umas 100 do lado de fora, onde tem uma castelo que funciona um museo e um lindo restaurante, além de paisagem estonteante em volta. è lindo, maravilhoso. Possui amplo estacionamento e criança paga meia entrada.
Era um passeio obrigatório quando criança até na minha fase de adolescente!

O bom que é perto de Belo Horizonte, fica aproximadamente uns 50km...isso para mim é muito perto!

Ótimo local para conhecer no final de semana.

A visita é toda feita por guias que explicam a história da região. Suas galerias são lindas, rica em variações de rochas e cores.

A gruta é lindíssima, os efeitos gerados nas rochas com a iluminação artificial fica um espetáculo, tipo efeito especial de Hollywood, a parte que não é iluminada tem a noção perfeita da erosão.

Recomendo
Você conhece o Gruta da Lapinha? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral