G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

| Rank: 129º de 1038 | Atrações - O que fazer

Do sonho e da união de sambistas do G.R. Escola de Samba Acadêmicos de Vila Madalena e Bloco Boca das Bruxas surge a Escola de Samba "Pérola Negra". O nome surgiu da visão de seus fundadores por ser a Pérola Negra uma jóia rara, usando a alusão de "A Jóia Rara do Samba". Outra versão é que seu nome é sugestão de seu fundador, que observava uma garrafa da cerveja Pérola Negra. As cores oficiais da escola são: Vermelho, Preto, Azul e Branco.

Sua estréia no Carnaval Paulistano ocorreu no ano de 1974, levando para a avenida São João o tema enredo "Piolim, Alegria Circo História", resultado: Pérola Negra campeã do Grupo III.

O barracão da Pérola negra fica em Pinheiros , é uma escola de São Paulo nque por diversas vezes desfilou no grupo especial , é muito bom conhecer a quadra , ver os ensaios , sempre muito animado , muita alegria , o ambiente bem familiar , pessoal da comunidade trata a todos muito bem , ali a diversão é garantida.

A Pérola fica na Vila Madalena, parte boemia de SP onde bares e restaurantes movimentam as avenidas, ruas e becos do bairro por todo o final de semana.

Constituída há 40 anos, a escola tem muito samba para demonstrar em uma quadra pequena e cheia de gente do bem, daquelas que você percebe no olhar a alegria de estar em comunidade.

Cerveja tem um preço MUITO justo e na frente da quadra, você pode comer um espetinho INCRÍVEL, lanche de pernil e de vez em quando rola até acarajé.

No estacionamento ao lado, o quarteto Saquê e Cachaça da Velha Guarda faz samba das antigas.

A Pérola é isso: não apenas um barracão, mas toda uma comunidade.

Os ensaios rolam aos domingos e começam entre 19h e 20h.

"Venha, você verá que vale a pena! Chegar a Vila Madalena e ver o povo sambar, feliz"
Foto opinião do Jose Soriano sobre G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

Confesso que como bom Palmeirense que sou, torço no carnaval paulistano pela Mancha Verde, mas, a Pérola Negra foi a primeira escola de samba em que eu fui participar de um ensaio e foi esplêndido!!!

Neste ano, 2013, desfilou com o Enredo "O Espetaculo vai começar,a Perola apresenta: O Auto da Compadecida" que falava sobre a obra de Ariano Suassuna. Conseguindo a primeira colocação com 269,6 pontos, voltando ao Grupo Especial em 2014. Foi contagiante e empolgante!!!

Agora, fim de Julho/2013 já está acontecendo o concurso para a escolha do Samba de Enredo de 2014, que pode ser acompanhado pelo site: http://www.gresperolanegra.com.br/

A Pérola é considerada uma das escolas mais simpáticas de São Paulo. Seu hino foi composto pelo poeta Pasquale Nigro, compositor e um dos idealizadores da escola, morador da comunidade da Vila Madalena. A escola de samba paulistana Pérola Negra esteve pela primeira vez no grupo especial em 1976, quando ficou ininterruptamente até 81. Participou também em 1983, 1990, 1996 e 2001. Em 2007 a Pérola voltou a elite do carnaval paulistano, onde ficou até 2012 retornando ao especial de 2014.
Fui no evento kekanto, e ficamos no mezanino. Estava tão cheio no dia e o calor e o som estavam terrível. Não fosse a animação da escola e do pessoal, não teria sobrevivido. Na época de carnaval, impossível de transitar pelas ruas e arredores, tem blocos nas ruas. No dia, a cervejinha tava em promoção.

Para aqueles como eu, que cresceram com uma escola de samba perto de casa, sabem bem o quanto é bom ouvir a bateria e a comunidade cantando e sambando enlouquecidamente... sim, porque a paixão por uma escola de samba é realmente coisa de louco!

O Kekanto promoveu um evento bem bacana para os kekanteiros que estavam dispostos a um bom "BUM BUM PATICUMBUM PRUCURUNDUM" alguns dias antes do carnaval!

Os stars e seus acompanhantes tinham o camarote à disposição, além de um precinho show de bola para a cerveja Brahma: R$ 3,50! Mas o calor que estava lá em cima era impraticável e era melhor ficar lá embaixo na área restrita aos kekanteiros... a quadra não é tão grande e a aglomeração de pessoas era enorme, logo, o calor humano beirava a temperatura do deserto do Saara, rs.

Mas ouvir o ziriguidum da bateria e ver o povo sambando foi sensacional... quem sabe ano que vem eu me jogo na avenida com a Pérola... hehehe... sempre tem estandes de fantasias na quadra, para quem quiser comprar (inclusive com cartão) experimentar a delícia que é desfilar no Anhembi... eu já fui e super recomendo!

Conheci a quadra da Pérola Negra pelo Kekanto e AMEI!

Demorei um pouco para encontrar vaga/ estacionamento, pois o local estava muito cheio por causa do carnaval de rua já conhecido da região além do pessoal que frequenta a quadra da Pérola Negra.
Quando cheguei recebi da Sheyla do Kekanto ( uma fofa super sorridente e mega simpática) a pulseira que dava acesso ao camarote e o copo personalizado do Kekanto + Pérola Negra. Entrei tranquilamente apesar da multidão, pelo o que observei o segurança conseguia botar ordem no lugar sem faltar com polidez, por exemplo, algumas crianças estavam tentando entrar sem pagar e ele resolveu a situação numa boa.

O clima lá no camarote estava bem bacana. Foi o primeiro evento do Kekanto que consegui participar (quero poder participar de +), pude conhecer os kekanteiros pessoalmente que só conhecia por aqui pelas fotinhos. Conheci pesosalmente também o Allan do kekanto que também é um fofo e que me apresentou aos kekanteiros! Alguns kekanteiros estavam com seus familiares e crianças, bem família!

Quando a bateria começou era impossível ficar parada! O samba enredo deste ano era bem bacana e o pessoal da escola mandava muito bem!

Achei o espaço pequeno para comportar a quantidade de pessoas que tinha, a ventilação do lugar também não ajudava o que deixava o ambiente bastante abafado. As filas dos banheiros também eram extensas, pois não tinha banheiros suficientes para a quantidade de pessoas que frequenta a quadra. Do camarote vi apenas uma briga entre duas gurias, mas que foi resolvida entre elas mesmas (as amigas separaram. Parece que uma esbarrou na oura para passar e não pediu licença, coisinha básica de lugar com mta gente).

Em geral o evento foi 1.000 ² a bebida era barata, a entrada super em conta R$:10,00, a organização e simpatia pessoal do Kekanto também foi excelente! Para quem não conhece ou nunca frequentou nehhuma quadra, eu super recomendo!

Infelizmente tive que ir embora cedo e não pude ficar mais tempo, também demorei um pouco para escrever essa opnião, mas estou ansiosa para mais eventos em lugares bacanas com gente animada como este! .

Experiência única que não estava nos meus planos das 100 coisas de fazer antes de morrer. O Kekanto conseguiu o espaço do camarote superior para assistirmos o último ensaio do carnaval do Pérola Negra antes do carnaval e foi muito legal.

Na rua rolava o tradicional carnaval da Vila Madalena com blocos passando e um pessoal bem animado (alguns até demais). Lá no pavilhão tinha uma área reservada na frente para os passistas, uma área para o público em geral que podia pagar para entrar e o camarote em cima. Apesar do calor infernal, foi legal viver esta experiência.

Dica: é impossível transitar e parar na região, então a dica é parar bem longe e ir a pé.
Foto opinião do Bruno Yoshimura sobre G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

Já fui a alguns barracões de escola de samba e não vi nenhuma grande diferença entre eles. O da Pérola Negra fica na Vila Madalena e tem um espaço bacana, bem distribuído. Na parte de baixo fica a "pista", uma pista antes da pista (como se fosse uma pista vip de show) e a parte onde fica o grupo ensaiando e tocando. Ah, os banheiros também ficam lá, perto da entrada, do lado esquerdo. São pequenos e quentes, mas dá pra usar de boa.
Também perto da entrada fica a escada que dá pro camarote. É um espaço legal, grande, mas muuuuito, muuuito quente mesmo! O que eu achei bem legal foi que eles deram um "papel" com a letra em forma de leque, então além de poder acompanhar a letra, você podia usar pra se abanar! ;)
O staff da casa também era bem simpático e os bares contavam com cerveja gelada!
Sobre o ensaio, não tenho muito o que comentar, é como falar sobre um show.. Só estando lá pra saber! Galera super animada e descontraída...
Vale a visita, principalmente pelo mês de fevereiro. :)
Foto opinião do Tayla P. sobre G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

Eu nunca tinha ido a um ensaio de escola de samba! E sempre, sempre, sempre quis conhecer. A primeira vez em que fui ao Pérola, justamente para negociar o nosso evento com kekanteiros, eu me apaixonei! De verdade. Fiquei um tempo ali na quadra, vendo a paixão das pessoas pela escola! Foi lindo. E a energia junto com o ritmo da bateria é algo alucinante.

Logicamente o local do ensaio é um grande galpão: a bateria fica lá atrás e o camarote em cima, no lado contrário à bateria. Lá do camarote a visão é linda, pois você vê a bateria bem de frente, o ensaio e o abre alas do público para ver o mestre-sala e a porta-bandeira passarem! Não dá nem pra acreditar que naquele mar de gente, na hora do ensaio, tudo fica organizado no meio do caos que poderia se tornar.

O camarote abriga mais ou menos 80 pessoas e tem um bar exclusivo (além daquele localizado no térreo, próximo à porta de entrada). Ah, no dia que tivemos o evento e camarote para kekanteiros, o espaço desse foi estendido para onde fica a lojinha, no primeiro andar. Mas, em dia normais (até porque esse era o último ensaio da escola), há uma loja embaixo da escada que dá acesso ao camarote, com vários produtos do Pérola e as fantasias!

O dia de ensaio que mais ferve é aos domingos: aí, pode se preparar para uma fila homérica lá na frente e algumas briguinhas básicas... Mas o segurança sempre dá um jeito (coitado dele! não sei como dá conta). A entrada custa R$10 e para o camarote R$30 com direito a duas cervejas e petiscos. A entrada é liberada a partir das 19h. Ensaio começa às 21h.

Naquele dia do even to nós teríamos desconto na cerveja por duas horas...Mas, que nada, o povo do Pérola liberou durante a festa inteira, até meia-noite e o povo ficou animadíssimo! SENSACIONAL! Após o ensaio, ainda ficam tocando várias marchinhas e outras músicas pra animar a galera. Só que se prepare para o calor: um ar condicionado cairia bem, ainda mais no camarote, rs (#ficadica)

E, pra melhorar, o Pérola Negra foi campeão este ano de 2013 e agora está no Grupo Especial!!! Aeee, Pérola!!!

Olha pra começar eu não sou muito chegado em carnaval, nem na musica, nem no clima em nada. Mas participei de um ensaio pré-carnaval da Perola esse ano e achei demais. Me fez parar pra ouvir e sentir o clima.

Concordo que depois de algumas cervejas o clima estava meio quente mas, foi muito legal. Foi otimo pra conhecer, agora é torcer pra perola na primeira divisão ano que vem;) E quando tiverem ensaios assim, lotado de gente bonita e cerveja a R$3, chama nois!;) hahaha

Recomendo;)

Quando a oportunidade de assistir um ensaio de escola de samba bate a sua porta, você precisa deixar a oportunidade entrar! Acho que toda a experiência se resume a: Incrível e única! Como uma pessoa não muito carnavalesca, mas que se deu a chance de mudar isso esse ano, posso dizer que ver pela primeira vez uma escola de samba tão de perto, e poder sentir a energia contagiante, muda conceitos!
Tive a oportunidade de ver ao ensaio graças ao convite feito pelo Kekanto, e como convidada posso dizer que fomos muito bem recebidos pelo pessoal da Pérola Negra. Ficamos no camarote (que é bem quente, diga-se de passagem), e conseguimos uma promoção especial com 5 latas de Brahma à R$ 15,00 por um período de tempo. A única coisa que me deixou meio incomodada era a escada tipo caracol que levava ao segundo andar onde ficava o camarote, e que já era difícil de descer sóbrio, e pra quem bebe um pouco mais pode se tornar um perigo.
O lugar ficou lotado, o que o deixou mais quente ainda, mas isso tudo é compensado pela energia da música e do pessoal sambando.
O galpão é bem simples e pequeno, mas parece coração de mãe, sempre faz caber mais um! O pessoal do bar é muito simpático, e tivemos até o facilitador de poder utilizar cartão pra pagar pelas bebidas. Havia dois bares, um no camarote e outro na pista, o que é ótimo, evitava ter que ficar subindo e descendo pela ‘escada assustadora’.
E claro, lá fora tinha um espacinho pros fumantes também! Assim todo mundo fica feliz!
Os banheiros ficam no térreo, e devo dizer que até que estavam em boas condições considerando o número de pessoas utilizando.
E achei muito legal a presença dos bombeiros no local também, prezando pela segurança de todos! E que a todo o momento estavam orientando as pessoas para evitar acidentes.
Resumindo, muito samba, diversão e calor! Vale a pena? MUITO!
Foto opinião do Tatiana Stefani sobre G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

Experiência inesquecível. Escola de Samba localizada na Vila Madalena, em São Paulo, que venceu o grupo de acesso no Carnaval 2013 e entrará no Grupo Especial em 2014. Fui conhecer o ambiente por meio de uma parceria entre entre a agremiação e o Kekanto. O lugar é um galpão grande e alto que se fica diante do tamanho da demanda que recebe durante os ensaios. O staff foi fantástico com todos que foram por lá, desde os seguranças, portaria, bombeiro e atendentes do bar. O camarote com visão privilegiada de todo o ambiente peca apenas pelo calor escaldante. Mas a vibe do lugar é fantástica. Se você não sabe sambar (sabe apenas fazê-lo na cara da sociedade), não importa... apenas curta e se divirta com a música e com a animação.

Ultimo ensaio antes do carnaval e evento Kekanto não podia ser melhor.
Assim que cheguei confesso que não tive uma boa impressão do local, mas conforme as pessoas foram chegando e a musica começando... o lugar se transformou.
Tinha uma camarote todinho pra galera KK, com salgadinhos e docinhos e o bar exclusivo.
Cervejinha geladinha e barata tudo pronto esperando a cantoria e a batucada do samba enredo 2013.
Ahhh como o samba é encantador, as pessoas não dançam e cantam simplesmente, elas sentem.
Daí o resto da noite foi só saculejar o corpinho e ser feliz.
Fui com um amigo gringo que claro ficou encantado e me disse que não queria mais ir embora do Brasil, pode isso? Rs!
Você conhece o G.R.S.C.E.S. Pérola Negra? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em São Paulo?