Sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário.

O Hemocentro fica dentro do Hospital das Clínicas, no prédio central e tem fácil acesso pela linha Verde do Metrô, na estação...Clínicas!!!!! Rs....
Ao chegar, como eu nunca havia doado, fizeram meu cadastro, onde foi solicitado RG, telefone e endereço.
Em seguida, são feitos teste de anemia, onde a enfermeira dá uma furadinha no seu dedo e são verificadas a pressão arterial, temperatura corporal e pulsação.
Depois, se der tudo certo nessas etapas, você é encaminhado para uma sala, onde é feita uma espécie de entrevista, questionando sobre doenças que você já teve, medicamentos utilizados, estilo de vida sexual e viagens realizadas. De forma automática, até meio robótica e bem rápida. Tudo estando ok, você vai até uma salinha e faz o voto de auto exclusão, onde você responde em um computador se você faz parte ou não de algum grupo de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Daí, é só esperar a agulhada!!! Não achei o processo demorado, acredito que algo em torno de 30 a 40 minutos, entre o início e fim.
Após todo o processo, é oferecido um lanchinho básico para repor as energias e evitar um possível mal estar. No dia da minha visita, foi servido suco de caixinha de uva ou pêssego, a escolha e um lanche de queijo e presunto de peru no pão de leite, bem gostoso.
Enfim, achei tudo muito organizado, o atendimento super simpático (tirando a parte da entrevista!) e qualificado. Materiais descartáveis.
A agulha utilizada é um pouco maior do que as utilizadas normalmente em retiradas de sangue, mas nada que não dê para encarar.
Aliás, doar sangue não dói nada e cada bolsa de sangue retirada pode salvar até 3 pessoas. Então, pela causa nobre, vale muita a pena a agulhada.
No Hemocentro também é possível doar plaquetas e hemácias.
No site da Fundação Pró-Sangue há outras informações sobre todos os requisitos para ser um doador.

O que dizer de um lugar com uma causa tão nobre, alem de ser um doador, posso comentar com um pouco mais de profundidade pois trabalhei 1 ano la, e posso dizer que em termos de higiene e qualidade, o local é incrível, as pessoas que trabalham lá trabalham com muito amor e dedicação a essa causa tao nobre!

A Fundação Pró Sangue,precisa muito de vocês,todos precisamos de ajuda e a Pró Sangue jamais nos deixou desamparado,faça uma Boa Ação,ajude aquele que precisa muito de você,DOE SANGUE,você não estará só ajudando os que precisam de você,pois você estará se ajudando ,não vire as costas para aqueles que jamais te abandonou,Capiche!

Quando se fala de ajudar o próximo sempre é muito bom.
A fundação pró sangue tem uma equipe excelente e sempre nos trata como prioridade, existe muita organização.
Você tem direito a estacionar gratuitamente durante o período de doação de sangue.

Excelente entidade , ao qual ajuda milhares de pessoas , apesar da escasses em seu banco de sangue é um lugar muito importante qe ajuda muito as pessoas , e também nos incentiva a se solidarializar e ajudar ... pessoas qualificadas para retirada e armazenamento do material garantindo o uso a outras pessoas

Fui à Fundação Pró-Sangue duas vezes e gostei do ambiente, do atendimento e do trabalho, claro. Não posso doar por tomar remédio controlado, mas ajudei no evento Kekanto em parceria com a Fundação e tiver a oportunidade de conversar com as pessoas que doavam e os responsáveis.

A Pró-Sangue sempre faz grandes ações reforçando a a importância da doação e na Semana Nacional do Doador de Sangue é incrível ver as pessoas se mobilizarem para ajudar os bancos de sangue. O ideal seria que todos os dias as pessoas movimentassem o local como movimentam durante essa época.

E para doar? A Fundação tira todas as dúvidas, se você chegar com alguma, faz todos os procedimentos necessários para saber se você pode doar e cuida da pós-doação dando um lanchinho. Lembrando que quando a gente tira sangue fica um pouquinho fraquinho, né, gente? Conheçam o trabalho deles!
Você conhece o Fundação Pró-Sangue? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral