Caminhando pela orla da praia de santo Antonio de Lisboa um sábado a noite com meu namorado, me deparei com o freguesia bar e o que me chamou a atenção foi a decoração das mesas do deck, estilo um jantar a luz de velas, super indico para jantares românticos a um preço acessível, pedimos ostra gratinada e porção de peixe a milaneza com molho de lula, simplesmente uma delíciaa =P, super recomendo!

Estávamos em 4 pessoas e pedimos uma sequencia de ostras. depois de uma hora de espera sem nenhuma ostra reclamamos e disseram que tinham perdido a comanda na cozinha. fizeram nova comanda e esperamos mais uma hora para começar a ser serviço. depois de quatro horas só tínhamos comido o pastel e cinco porções de ostras. Outras mesas que chegaram bem depois e pediram o mesmo já tinham terminado e já tinham saído. Fomos embora insatisfeitos e eles nem sequer se desculparam. Lá não volto mais. Orlando - São Paulo

Fui em um domingo com uns amigos para experimentar as ostras do lugar. Não é muito grande, tem umas mesas em uma área descoberta que fica de frente para a praia. O ambiente é muito bonito, enquanto você come, pode ficar olhando a praia e curtindo o pôr do sol, dependendo do horário.

Experimentei a ostra à moda da casa, que vem com queijo e mais outras coisas. Também experimentei a ostra ao alho e óleo, que vem sem a casca. Não sou um profundo entendedor de ostras, mas gostei muito de ambas, as melhores ostras que já comi.

O atendimento foi atencioso e os pratos não demoraram a chegar. Não tem estacionamento, você tem que parar nas ruas por perto.
Foto opinião do Alexandre Macedo sobre Freguesia Bar
Freguesia Bar é um lugar que vende frutos do mar e o local fica em frente á uma praia. As mesas que ficam do lado de fora, fica à beira da praia e possui uma vista muito legal e no horário que fomos, o lugar não estava tão cheio.

Pedimos uma porção de ostra a moda da casa, que era queijo derretido em cima da ostra e uma porção de ostra alho e óleo. Ambos estavam muito bons, mas o destaque foi para ostra a moda da casa. Acho que foi a melhor ostra que já comi até hoje.

O atendimento do local é bom e o lugar não é muito grande. Não possui estacionamento, mas você consegue parar nas ruas próximas.
Foto opinião do Marcos sobre Freguesia Bar

Não vá com pressa, eles demoram bastante, mas vale a pena. Recomendo o filé de espada com molho de camarão e o camarão a dorê. Beba uma Eisenbahn, sente do lado de fora e curta o por do sol na baia norte.

Realmente muito bom, se vc quer uma ostra fresca este é o local, produção própria.
local simples mas prefeito, de frente ao mar em Sto Antonio de Lisboa, bem perto da Igreja de sto Antonio, com mesinhas na calçada.
Tudo muito bom, além das ostras tem uma "caldeirada"de frutos do mar fantástica e muitos outros prato deliciosos.

Um pequeno paraíso no meu bairro favorito de Floripa - Santo Antônio de Lisboa. Fiquei puxadinho da calçada aproveitando a vista excelente vista, a brisa do mar, a bela sombra das árvores e degustando belas ostras.

A ideia era re-almoçar e pedir apenas meia dúzia, pois estava sozinho. Tava tão bom que eu acabei fazendo a gordice de pedir três meias porções de três tipos diferentes (totalizando 18 ostras! o.0).
- Ostra a moda da casa (queijo derretido ao forno com tomate). É a mais cara (R$ 22) só que vale cada centavo! Uma das melhores que já comi.
- Ostra ao bafo - para quem gosta dela quase in natura com aquela mistura entre salgadinho e azedinho.
- Ostra ao alho e óleo - esta vem sem a casca e já preparada diretamente nos ingredientes.

Dica sobre o que fazer depois:
- Para finalizar, esperei o pôr-do-sol por ali mesmo curtindo a brisa. Vi outras pessoas fazendo o mesmo e tirando fotos.
- Depois basta andar mais 800 metros e comer um cupcake ou café no Fairyland.

Avistamos uma mesa vaga no Freguesia Bar e Restaurante e lá nos sentamos. Assim que o garçom chegou novamente pedimos: "uma Original bemm gelada". O que fomos prontamente atendidos! Primeiro gole e a felicidade de degustar aquilo que gosta nos roubou um sorriso!

Cerveja gelada + vista espetacular... o que esperar mais? Dá para ficar o dia inteiro só observando a "caminhada do sol"...

Para beliscar pedimos dois bolinhos de peixe (Desculpa, esqueci o valor, mas acho que era em torno de R$ 10,00)

Bolinhos quentinhos, bem fritinhos e sequinho. Gostei do sabor, mas acrescentaria "cheiro verde" para dá um "toque".

Para o prato principal a casa não adota o tradicional peixe + acompanhamentos. Você escolhe seu peixe e cada um dos acompanhamentos que preferires.

Optamos por filé de espada à dorê (R$ 27,00 - 500gr)

Adorei o peixe, fugindo um pouco do tradicional "anchova grelhada". Estava salgadinho no ponto. O Alê não se encantou muito, mas também aprovou.

De acompanhamento optamos por salada verde com palmito (R$ 14,00), arroz (R$ 6,00 - 350gr), batata frita (R$ 10,00 - 350gr) e pirão de caldo de peixe (R$ 8,00).

Salada, arroz e fritas perfeitos! Uma das melhores batatas que já comi! Agora, a frustação ficou por conta do pirão (prato que mais anseio quando como peixe). Na primeira colherada já vi que não era legal. Resumindo: não tinha gosto! Juro para vocês. Sequer um resquício de gosto de peixe ou de tempero. Era uma goma sem sabor, sem cheiro!

Fiquei triste, pois o que combina mais com peixe frito do que pirão de peixe?

Mas, diante daquela vista, da companhia e do restante do pedidos que estavam ótimos não me abalei...

Um informação importante é que a o restaurante Freguesia possui sua própria fazenda de ostras e mariscos.... garantia de produto fresquinho, né?

Quando fomos pagar a conta entramos no salão, que é pequeno e no dia estava absolutamente vazio... mas também... quem iria trocar uma vista daquelas?

A conta fechou em torno de R$ 110,00 (com 10%).

Gostamos do local, do atendimento e da comida, claro, tirando o fatídico pirão!

Boa dica para quem quer comer sem pressa e alimentar, além do corpo, a alma!
Foto opinião do Aline Rodrigues de Sousa sobre Freguesia Bar

Hoje Florianópolis mudou muito, na verdade existem duas cidades completamente diferentes dentro do mesmo espaço, enquanto por um lado a cidade cresceu muito, adquirindo ares e problemas das metrópoles, ainda persiste a antiga Floripa, terra dos manézinhos da ilha com muita cultura açoriana, simplicidade e nenhuma pressa.
Esses redutos da cultura local ainda vivem nos bairros coloniais da ilha, todos a beira mar como é o caso de Santo Antônio de Lisboa. Ocupado inicialmente pelos índios Guaranis, à partir da virada para o séc XVIII foi recebendo imigrantes açorianos e mantendo viva até hoje essa maravilhosa cultura.
Santo Antônio também é conhecido como um dos pontos de cultivo de ostras e mariscos na ilha e é aqui que vamos comer a melhor sequência de ostras, diretamente dos produtores, no restaurante Freguesia.

O restaurante possui um ambiente interno com ar condicionado, mas o melhor é ficar nas mesas que ficam em um deck na frente do mar... a vista não poderia ser melhor...

Estávamos em 3 pessoas grandes e pedimos uma sequência de ostras... em alguns minutos já vieram as ostras cruas que estavam divinas. Nada melhor do que ostras a beira mar!!!

Logo em seguida, chegaram as ostras ao bafo. Extremamente bem preparadas, ficando no fogo somente o tempo necessário para abrir a casca, se mantendo úmida e suculenta...

...e as ostras ao vinagrete...tudo muito simples e feito pela mesma família que cultiva o molusco...

Outro segredo do lugar é tomar uma cachacinha artesanal feita na ilha, que é "pra tirar o reimoso da ostra óióioíó..."

Claro que depois de tomar ela purinha, me senti na obrigação de tomar também uma caipirinha para desfrutar melhor ainda esta tarde maravilhosa que parou no tempo.

Tivemos inclusive o prazer de presenciar os maricultores levando as "sementes" para o crescimento nas águas de Floripa.

Depois de vários momentos de nostalgia chegam as ostras ao alho e alho que são espetaculares, cada concha traz em média 4 ostras caramelizadas no alho, me deu vontade de comer como bruschetta.

E não parava de chegar ostras preparadas de todas as formas...na sequência ainda vieram as surpreendentes ostras a milanesa, extremamente suculentas...crocantes por fora e tenras por dentro, nunca tinha pensado em comer assim...

... e as ostras gratinadas feitas com catupiry de verdade. Perfeitas!!!

No final de todas estas porções, o cliente ainda pode escolher entre um espaguete ao molho de ostras ou strogonoff de ostras, que foi o que escolhemos. Já comi o espaguete e ele é muito bom, mas o strogonoff é maravilhoso. Feito com muita ostra e servido com simples arroz e batata palha, fechou nossa tarde da melhor forma. A sequência custa 79 reais e vem todos os pratos que mostramos.

Se quiser levar ostras, pode comprar no próprio restaurante ou caminhar uma quadra até o rancho dos maricultores e começar tudo de novo...
Foto opinião do André Leiras Prujansky sobre Freguesia Bar
Você conhece o Freguesia Bar? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral