Frangó

Bar com a melhor coxinha da Zona Oeste e boa carta de cervejas
| 4º melhor em Bares e Botecos de São Paulo   4º melhor em Bares e Botecos de São Paulo

Famoso pelas coxinhas e pelo enorme cardápio de cervejas, o Frangó fica perto de uma pracinha na Freguesia do Ó e está em atividade há mais de 25 anos. Foi construído em um antigo casarão do século XIX e hoje em dia atrai pessoas de muitos lugares de São Paulo e do Brasil.

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Conheço o Frangó a muito tempo e vcs vão ver que tenho uma outra opinião registrada sobre a casa, mas preciso registrar a minha opinião durante o Coxinha Tour Freguesia do Ó.
O Frangó fica em um casarão do século 19 no badalado Largo Nossa Senhora do Ó, na parte de baixo do mesmo, a casa é um verdadeiro labirinto de salas, começa com algumas mesinhas na parte externa e segue por vários ambientes internos no piso térreo, no andar superior e uma grata surpresa no subsolo um ambiente amplo onde é possível acomodar grandes turmas.
A casa tem uma vasta carta de cervejas, com vários rótulos especiais não encontrados em outros bares, é um ótimo bar para os apreciadores de cerveja, sempre oferece alguns rótulos em promoção.
Quanto a famosa coxinha com catupiry vem em porções com 10 unidades por R$ 27,00 chega a mesa pegando fogo literalmente, vc tem que esperar um pouquinho pra comer senão queima a boca, casquinha crocante e dourada, massa na medida, recheio gostoso e bem temperado excelente, uma das melhores coxinhas que eu já comi.
Infelizmente tive que tirar duas estrelas da casa por conta do atendimento, em todos os outros dois locais do passeio fomos muito bem tratados, fizeram questão de nos contar sobre as casas e oferecer o que havia de melhor sem miséria, mas no Frangó, acredito que por ser uma casa com fama e extremamente premiada nos tratou com muito descaso, parecia que não éramos bem vindos, a coxinha foi servida rapidamente e quando a Hanna quis explicar sobre o término do tour um garçom não foi nada simpático, mas o interessante é que os outros clientes do ambiente ficaram bastante curiosos e quiseram saber mais sobre o Kekanto o que foi bem legal, estranhei bastante, pois sempre fui muito bem tratada lá, os garçons são bem antigos e conhecem como ninguém o cardápio e a história do lugar então perderam uma excelente oportunidade de matar a curiosidade de muitos ali que ainda não conheciam o lugar, então vale voltar numa outra oportunidade para tirar essa má impressão que ficou naquele momento.
Foto opinião do Soraia Mariana Soouza sobre Frangó

Localizado no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, o Frangó é conhecido por muitos como a melhor coxinha de São Paulo.
Foi por estas e outras, que o estabelecimento participou do Coxinha Tour do Kekanto e leva minha nota máxima para esta iguaria:
Com casquinha crocante e sequinha, massa fina e leve, formato perfeito, tamanho médio e recheio dividido em 2 etapas (catupiry na "bundinha" e frango na ponta), a coxinha é de lamber os beiços (nossa, que expressão antiga, rs).
O frango estava moído, o que para mim já é um ponto positivo em relação às coxinhas de frango desfiado, pois quando você morde, o recheio não sai todo junto parecendo um espaguete. O tempero era saboroso, com salsinha, mas sem colorau e o Catupiry de boa qualidade (percebido no sabor).
Como se tudo isso fosse pouco, ela ainda chega quentinha na mesa, de uma forma que parece que foi frita ali mesmo.
Mas para fazer jus a toda essa qualidade, o valor praticado também foi o mais caro da noite: 27,00 a porção com 10 coxinhas.
Sobre o ambiente: O bar é dividido em 2 dois andares: um local pequeno no nível da rua e um no subsolo, bem maior, arejado (apesar de estar no subsolo) e decorado com propagandas de cervejas, o que também faz a fama do local. Além disso, algumas mesas estão disponíveis na rua, para aqueles que preferem aproveitar a noite ao ar livre.
Quanto ao atendimento, posso dizer que perdeu feio para os dois estabelecimentos que visitamos no mesmo dia, pois além de uma certa falta de atenção, ainda podaram o uso de alto falante pela equipe do kekanto, mesmo com os demais clientes interessados em saber o que era o evento.
Um ponto importante para quem deseja conhecer a casa é que ela vive lotada e se mesmo na terça-feira, quase todas as mesas estavam ocupadas, imaginem aos finais de semana.
Coxinhaaaaa
"Coxinhaaaaa"

Eu já tenho uma resenha aquino Kekanto sobre o Frangó, mas como esse bar foi uma das paradas do terceiro coxinha tour vou falar dele de novo mas na perspectiva do tour.

Pra começar, nessa visita acabei descobrindo que o Frangó é muito maior do que eu pensava! haha fomos acomodados no subsolo, que eu nem sabia que existia e que é muito grande! Ótimo pra reuniões de grandes grupos. Mas precisa de um ar condicionado ou se ja tem, trocar por um mais potente pois o calo ali era quase insuportável. Toda a decoração segue a temática da parte que eu já conhecia do bar, tudo girando em torno das diversas cervejas que você encontra ali. Acho legal seguir uma temática assim mas achei a decoração desse ambiente quase que exagerada, poluida demais.

Vocês devem estar estranhando minhas míseras 3 estrelinhas pra esse bar tão famoso e com a coxinha tão famosa quanto. Explico: atendimento. Foi o pior atendimento da noite e um dos piores que já presenciei, parecia que não éramos bem vindos. Da outras vezes que fui lá fui bem atendida mas nessa fiquei muito desapontada. Outro fator foi que a coxinha não estava tão boa como eu me lembrava dela.

Mas vamos as coxinhas, estrelas da casa e dessa resenha! São vendidas individualmente ( R$ 4,80) ou em porções de 10 coxinhas por R$27,00. As coxinhas da porção estão mais pra mini coxinhas mas tem um tamanho bom (são maiores que as mini coxinhas dos outros dois estabelecimentos da noite) e vieram pelando de tão quentes. A casquinha veio bem crocante, massa saborosa e recheio com catupiry do jeito que eu gosto. Mas não sei, não estava tão boa como costumava ser ou eu que depois de 3 tours to ficando exigente demais no quesito coxinha hahaha mas não deixa de ser deliciosa e a estrela da noite.
Leva o primeiro lugar da Freguesia com toda certeza!
Foto opinião do Samyra Allah sobre Frangó

Frangó dispensa comentários,
É um local muito tradicional da ZN, mas para quem ainda não foi, tem que ir conhecer.

É um barzinho muito bonito, com decoração rústica de madeira, latas dispostas nas prateleiras, dentre outros apetrechos.
De fora parece uma casa bem antiga, e certamente quem não conhece não imagina o quão bacana é o lugar!
Mesas no lado de dentro e algumas na calçada, junto com todo o visual, compõe um clima bem aconchegante e descontraído, ótimo para happy hours ou para programa a dois.

O atendimento é muito bom.

A coxinha de lá também é muito famosa e boa. Vem em tamanho menor, bem ao estilo petisco/festinha de aniversário. Rs
Sequinha e com recheio bem temperado, é impossível comer só uma!

Foto opinião do Laila Saboya sobre Frangó

Conheço o frangÓ há 6 anos. Nesse tempo, já fui diversas vezes com grupo de amigas, com namorado, com galera... A casa recebe muito bem todo tipo de público. Sempre muito movimentada, oferece deliciosos pratos executivos, porções e saladas, entretanto o carro chefe é a famosa porção de coxinhas com catupiry, sempre crocantes e quentinhas e em minha opinião, a melhor de São Paulo! Se você gosta de apreciar uma cerveja, esse é o lugar! A casa conta com “A” carta de cervejas de toda parte do mundo, o preço é razoável.

O ambiente surpreende: De fora parece que é apenas um casarão antigo, com mesinhas na calçada e um salão, porém quando você entra e anda sentido cozinha, se depara com uma escadaria que te leva para o subsolo. Lá em baixo existe outro ambiente cercado por paredes de vidro e corredores cheios de mesinhas: um verdadeiro labirinto! Os garçons sempre atenciosos e bem humorados, explicam de olhos fechados todo o cardápio e a história da casa. Os pedidos chegam sem muita demora. O melhor bar da região para reunir os amigos, comer e beber bem!

O 2º bar do Coxinha tour por São Paulo foi no Frangó...pelo nome do bar, já dá pra perceber que a especialidade deles são pratos a base de carne de frango.
O bar fica numa rua estreita e logo na calçada, há mesas para fumantes.
O bar é basicamente uma casa, e por isso é feito de vários ambientes e corredores.
Reparei que é frequentado por um público mais velho.
A decoração é bem chamativa, e há garrafas expostas por todo canto.
Descobrimos que a receita da coxinha utilizada por eles tem 27 anos e é um dos carros chefe do estabelecimento.
Eles a vendem individualmente ou em porções. São muito saborosas, bem crocantes e com o catupiry de muito boa qualidade. Uma delícia!!!
A porção de coxinhas com 10 unidade custa R$26,00. Além da coxinha, eles tem uma carta enorme de cervejas com cerca de 300 rótulos.
Foto opinião do Thays Cabral sobre Frangó

Lugar aconchegante, com boa carta de cervejas especiais e a melhor coxinha que como até hoje. O preço não é dos mais baratos ,porém sempre tem promoções interessantes.

Para os """entendedores""" de cervejas aqui de São Paulo, o mês de Agosto é especial, pois a principal casa de Cervejas Especiais faz mais um ano de vida. A data exata é dia 06 de Agosto, mas a data é celebrada por vários meses no bar. E foi no dia 18 de Agosto que resolvemos comemorar o aniversário do FRANGÓ, uma lenda viva na cidade de SP.

Sabadão é dia de Feijoada!!! Ligamos para o Frangó e perguntamos se a casa estava muito lotada (sempre fazemos isso). A Feijuca é servida até às 17h / 17h30. Mas o nosso objetivo principal era tomar a Cerveja comemorativa de 25 anos do Frangó. Isso mesmo, a casa que é referência mundial fez 25 anos e nada mais justo do que ter um rótulo de cerveja comemorativo. Estávamos sedentos para conhecer.

O cardápio de cervejas continua sendo o melhor da cidade, na nossa humilde opinião. A Cerveja Frangó, foi idealizada e fabricada pela badalada Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto-SP. O gosto nos lembrou muito a VIXNU, ou seja, o paladar e aroma são bem diferentes do que estamos acostumados. Na verdade o aroma nos remete a frutas tropicais e o amargor é de médio pra alto. A informação que tivemos é que foram fabricadas somente 2.500 garrafas e que elas estão sendo vendidas desde o dia 07 de Agosto.

O legal do Frangó é que há sempre boas promoções. No dia em que estivemos na casa havia a Old Bobby (RUSSA) de R$ 29,00 por R$ 9,50 e a Zatecky, também russa de R$ 19,50 por R$ 10,50. Ambas garrafas de 500ml. Opa...promoção é com a gente...:)

Vocês já devem ter percebido que em todo Bar, nós pedimos uma Cerveja Especial de Trigo. E no Frangó não foi diferente. Pedimos uma MAISEL's WEISSE (Alemanha), afinal de contas, ninguém faz cervejas de trigo como os alemães.... Somos fãs!!!

A cumbuca de feijoada para 1 pessoa custava R$ 39,00; para 2 pessoas R$ 64,00 e para 3 pessoas R$ 86,00. Resolvemos arriscar: pedimos a cumbuca para 1 pessoa, mas iríamos dividir para 2 pessoas. E foi a conta certa, na medida certa. Fica a dica: Se a fome não é tão grande, dá pra dividir sem medo a cumbuquinha individual, mesmo assim, ainda há riscos de sobrar no prato.

Os acompanhamentos são Bisteca, Farofa, Laranja, Molho, Torresmo e Couve, ou seja, um senhora feijoada completa. Vale a pena de verdade.... É claro que as cervejas ajudam, assim como o ambiente. Tudo ali é propício para se sentir bem.

Continuamos nossa saga de cervejas e partimos para uma da região de Curitiba-PR, a WAY IRISH RED ALE. Um cerveja avermelhada, um pouco doce, mas ao mesmo tempo seca. Ela não é muito alcoólica, há apenas 5%, mas caiu bem com a feijoada.

Frangó continua do mesmo jeito com sua decoração PUbiana, muita coxinha saindo da cozinha e os garçons se matando pra atender todo aquele pessoal sedento. Um dos proprietários da casa estava no local, garantindo o bom atendimento.

No teto, uma enorme garrafa da Flensburger (Alemanha) fazia a diferença na decoração. Conhecemos essa cerveja no COISA BOA. O calor nesse sábado era absurdo, mas o Frangó possui um sistema de refrigeração perfeito, o que deixa o clima agradável a todo instante.

Pedimos a conta sem erros, mas resolvemos engrossar nossa coleção de copos e solicitamos um copo do Frangó (R$ 18,00). O copo é no formato dos copos da Guinness. O livro "Um Boteco de Alma Própria" também não poderia faltar na nossa estante (R$ 15,00). Deixamos as camisas de lado, embora não tenha faltado interesse... (R$ 38,00). Enfim, um sabadão com cara de FRANGÓ. Parabéns FRANGÓ por existir!!!

Data da Visita: 18/08/2012

Simulação de gastos para 2 Pessoas:
R$ 25,00 (Cerveja 25 Anos Frangó)
R$ 39,00 (Feijoada para 1 pessoa)
R$ 16,50 (Maisel's)
R$ 9,80 (Way)
R$ 15,00 (Livro Frangó)
R$ 18,00 (Copo Frangó)
R$ 12,33 (10%)
TOTAL: R$ 135,63
Foto opinião do Luís Gustavo Botelho Verdelone sobre Frangó

Inúmeros, mas inúmeros rótulos de cerveja!!! Acho que a carta mais completa que vi até agora!!! Possuem vários ambientes, poucas mesas em cima, mas na parte de baixo, bom espaço!!! Petiscos é que não falta também!!! O único inconveniente é que fica num local alto que para quem não conhece, vale a pena pegar o guia ou GPS!!! Serviço muito bom e se fosse mais perto, iria direto!!!
Você conhece o Frangó? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral