Quer receber ofertas do(a) Forte de Copacabana?

Forte aberto ao público, com uma filial da confeitaria Colombo dentro do forte. Passeio muito agradável, onde você se depara com o dia-a-dia das pessoas que lá trabalham para cuidar da segurança do nosso país. Soldados ficam abrindo e fechando comportas e eu achei aquilo o máximo. E estive lá numa data muito especial, dia 7 de setembro. E viva o Brasil.

Ir ao Forte de Copacabana geralmente não está na listinha de coisas pra fazer no Rio, mas compensa dar uma passada.
A entrada é bem discreta e logo no início há as entradas para algumas exposições, a confeitaria e a lojinha de lembranças.
Mais ao fundo vem o forte propriamente dito. A área externa é bem cuidada e a vista que se tem do mar é bem bonita em dias limpos. Costuma não ter muita gente, o que é muito bom.
A parte interna, onde há as mostras de todo o maquinário e as instalações, podia ser melhor.
Parece um lugar bastante sombrio e é muito silencioso. Há somente um funcionário na entrada.

A vista da praia de Copacabana, obtida no Forte é realmente linda. Já fui várias vezes ali, este passeio é muito tradicional para os turistas e também, para os cariocas. A confeitaria Colombo tem uma filial ali e é muito bom ficar uns minutos ali, se deliciando com a vista e com um sorvete com frutas.

Gostei muito de ter visitado forte,meus filhos conheceram armas que criança adora ver. Muito organizado e limpo.
Do rio pra mim onde conheci foi a vista mais linda das praias.
Muito caro as lembracinhas ,fora do normal não precisava de ser tão absurdo os preços.
Não teve nem como comer lá,pois bares e restaurantes estavam todos lotados,precisam aumentar os restaurantes para atender tantos turistas.
Pagamos 10,00 para entrar ,deveria ser de graça.
Foto opinião do Kamila Munnique sobre Forte de Copacabana
Incrível vista da orla marítima(zona sul) do Rio de Janeiro.
Vista para a entrada da baia de Guanabara.
Em dias de sol é possível ver o nascer do sol e o por do sol nos morros que envolvem o forte.
Segurança desejável.
Conhecer um forte é conhecer a marinha e sua história de como se defendia o brasil de inimigos estrangeiros que vinham pelo mar.
Super recomendo.
Gosto de ir ao forte para relaxar já que a região é um pouco mais silenciosa. No mesmo local há um clube excelente para a prática de esportes. Meu local favorito é a confeitaria colombo que fica na lateral do forte com vista para o mar, pão de açúcar e afins. Ao lado tem um posto da bike rio que facilita a ida. Vale a pena demais o passeio!

Eu, turista, entrei por acaso no Forte de Copacabana e me surpreendi com o espaço.

Achei a melhor vista da orla da praia, com uma bela visão do imponente Pão de Açúcar.

Valor da entrada é de R$ 6,00 e me parece que crianças e idosos não pagam - não tenho certeza.

Não consegui aproveitar as cafeterias que há no Forte, mas achei bem interessante, com mais tempo pretendo gastar minha tarde por lá com meus amigos e família.

Há um museu bem interessante. Vale a pena entrar. Fui com a minha tia carioca, que morando desde de sempre na cidade, NUNCA tinha entrado ali. Enfim, é normal os cariocas nunca ter conhecido os pontos turísticos da cidade, ou fazer décadas que não entram, como eles dizem "é coisa pra turista".

Anote aí: visitar o Forte de Copacabana, depois de experimentar o mar, claro!

O Forte de Copacabana localiza-se na ponta de Copacabana, ao final da praia e bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro.

O Museu Histórico do Exército / Forte de Copacabana, recebe aproximadamente dez mil visitantes mês, um dos mais belos cartões-postais da cidade. O turista pode escolher entre a visita restrita (apenas às áreas externas) e a completa (incluindo o interior do forte e o Museu histórico militar.

O grupo gerador do forte fornecia energia elétrica ao bairro de Copacabana;

Os tiros da artilharia do Forte eram anunciados pelo toque de uma sirene, para que os moradores das vizinhanças pudessem abrir as janelas de suas casas, para que as vidraças não quebrassem.

Alguns soldados da atual guarnição, envergam o uniforme histórico da época da inauguração, em 1914.
O museu preserva em acervo itens curiosos, como uma mecha dos cabelos de Napoleão Bonaparte e fragmentos da bandeira do Brasil, portados pelos revoltosos de 1922.
Eduardo Gomes, um dos sobreviventes da revolta de 1922, teve a genitália atingida por um tiro. Posteriormente, fez da bala que o castrou um chaveiro (porta-chaves).
Um monumento em bronze em homenagem a Siqueira Campos, de autoria de H. Bertazoni com baixos relevos de José Rangel e I. Paraná foi inaugurado em 1936. Constitui-se em uma herma sobre um pedestal revestido em granito, atrás da qual, numa placa de mármore está afixado um alto relevo, também em bronze.
Durante muito tempo, no espaço do Museu reservado à Força Expedicionária Brasileira, o destaque foi a figura da oficial Major-enfermeira Elza Cansanção Medeiros.

O projeto para construção de uma fortificação na ponta da Igrejinha (Igreja de Nossa Senhora de Copacabana), ao final da então praia de Sacopenapã, remonta à época da transferência da capital do Brasil, do Salvador para o Rio de Janeiro (1763). Sob o governo do Vice-rei D. Luís de Almeida Portugal (1769-1779), foram iniciadas obras para esse fim, em 1776, na iminência de uma invasão espanhola que se materializou no ano seguinte (1777) contra a Colônia do Sacramento e a ilha de Santa Catarina, no sul do Brasil. Talvez por essa razão, as obras desse pequeno forte jamais foram concluídas.

À época da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), D. João VI determinou para o local o projeto de um novo forte, que principiado em data ignorada, somente foi artilhado em 1823, na conjuntura da Guerra da Independência do Brasil, quando se receava um ataque da Armada Portuguesa à capital da nação recém-emancipada. Posteriormente, à época do Período regencial brasileiro, juntamente com as demais fortificações do país, foi desarmado em 1834.

À época do Segundo Reinado, no contexto da Questão Christie, encontra-se relacionado entre as defesas do setor Sul (Fortificações de Copacabana) no Mapa das Fortificações e Fortins do Município Neutro e Província do Rio de Janeiro de 1863, no Arquivo Nacional (CASADEI, 1994/1995:70-71).

No período republicano, quando da Revolta da Armada, a antiga posição voltou a ser artilhada em 1893, embora fosse patente a sua incapacidade para impedir a saída das belonaves da Armada pela barra da baía de Guanabara. Alguns anos mais tarde, um contencioso diplomático com a República Argentina, em função de demarcação de fronteiras - a Questão de Palmas -, levou a que o Estado Maior do Exército encomendasse o projeto de uma nova fortificação para o local. O encarregado foi o Major Engenheiro Augusto Tasso Fragoso, que esboçou uma moderna fortificação, dotada de seis canhões de longo alcance. Tendo a questão chegado a bom termo por arbitramento à época (1895), o projeto da nova fortificação foi engavetado.

Em 1902 jaziam abandonadas no local, quase soterradas pela areia, sete peças remanescentes da sua antiga artilharia (Museu Histórico Forte de Copacabana).

A fortificação definitiva do local só viria a se materializar quando o Marechal Hermes da Fonseca (1855-1923) ocupou a pasta de Ministro da Guerra no governo do Presidente Afonso Pena (1906-1909) (BARRETO, 1958:244).

Um ótimo passeio, com vários restaurantes e museu para curtir
Foto opinião do Libra Designer sobre Forte de Copacabana
Bela paisagem da praia de Copacabana .Ótimo para tomar café da manhã ou da tarde na confeitaria Colombo.Quando fui estava uma fila grande para conseguir comer lá.Além da Colombo, existe o Café 18 do Forte.
Museu do Forte é interessante para conhecer um pouco sobre história do exército brasileiro. Vale a visita.

A entrada é baratinha, tem uma vista fascinante de Copacabana, e artefatos bem interessantes da história do Brasil. A visita poderia ser guiada pois quando fui não era. Pra quem gosta de cultura e paisagens de tirar o fôlego, é extremamente válido.Recomendo para turistas assim como eu que ama o Rio .

Adorei a visita ao Forte de Copacabana!

Fiz uma visita guiada pelo forte e adorei de verdade o passeio!
O lugar tem muita história e uma vista lindíssima da Baía de Guanabara.
Depois do passeio almocei na Confeitaria Colombo de lá. Vale muito a visita!
Você conhece o Forte de Copacabana? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral