Forte das Cinco Pontas (Museu da cidade Recife)

| Rank: 7º de 22 | Museus

Ótimo local para fãs de história, no centro historico de Recife, com um grande acervo bélico e antigos que nos levam a viajar no passado imaginando a forma pela qual os militares lutavam para defender com presteza esta terra que estava se iniciando. Além disso, obtem muitas informações de guerra no local. Por isso, recomendo com a todos enteressados por história.

Foto opinião do Eduardo Moura sobre Forte das Cinco Pontas (Museu da cidade Recife)

Local carregado de história mas que é meio apagado por causa da evolução da cidade ao redor. Fui resolver problemas com o título de eleitor e foi tudo muito rápido, sem filas e com funcionários bem prestativos (o que é de se surpreender se tratando de um serviço público).
Recomendo estacionar numa praça que fica bem na esquina da entrada principal, se tiver vaga, pare lá. Há um estacionamento por baixo do viaduto mas quase sempre está lotado.

Um ambiente rico em história que nos remete ao passado colonial da cidade do Recife. O museu tem peças interessantes para serem apreciadas por quem gosta da história do nosso país. O visitante pode conhecer e admirar todo o forte em menos de uma hora de passeio pelo seu interior. O local ainda tem uma bela visão para o Rio Capibaribe. O Forte das Cinco Pontas irá se tornar um dos principais pontos turísticos da cidade, após a conclusão das obras do cais do Novo Recife.

Vale muito a pena fazer uma visita ao Forte porque fica no caminho para o Recife Antigo. A vista de dentro dele é muito bela, dá para ver o cais José Estelita de uma das pontas. Não há muito o que ver no lugar, mas é uma visita padrão de quem vai à Recife.

Ideal para quem quer conhecer um pouco mais da história de São José em Recife.
Com localização super fácil por ser um ponto de referência em Recife, todo mundo conhece o local.
Para chegar até o local recomendo o uso de carro ou táxi, até porque as linhas de transportes públicos para chegar lá são meio complicadas. E para quem vai de carro é recomendável chegar cedo pois o número de vagas é limitado.

Por ser um local antigo ele esta super bem conservado e limpo. Até os banheiros são higiênicos. Pode levar lanches, mas lá dentro de uma pequena lanchonete.

Além da atração do Forte em si tem um Museu, é pequeno mas contém peças históricas da Cidade de Recife.
Muito legal para ir com a família, principalmente crianças.

Antes de tudo, um pouco de história..

O forte foi erguido em 1630 durante a invasão dos holandeses no Brasil. Ele recebeu este nome de "Forte Frederick Hendrick" por homenagem à Frederik Hedrik (tio de Maurício de Nassau) que era Príncipe de Orange. Já nesta época, o lugar foi apelidado pelo povo de "Forte das Cinco Pontas" devido ao seu formato pentagonal irregular.

Em 1680, após a expulsão dos holandeses pelos portugueses, foi totalmente reconstruído, mas perdeu uma de suas pontas e assumiu o formato quadrangular que permanece até hoje. Os portugueses o rebatizaram de "Forte de São Tiago", só que o povo, firme à sua cultura e tradição, acabou por assimilar o antigo nome ao novo, assim recebendo do nome de Forte de São Tiago das Cinco Pontas.

A visitação à lugar é um programa bem interessante para quem vem visitar a cidade do Recife. Ele nos mostra o passado colonial da cidade, uma parte importante da história do Brasil. É uma visitação relativamente curta, no máximo uma ou duas horas, porque a principal atração do lugar é a própria estrutura Forte.

De fácil localização é praticamente um ponto de referência na cidade do Recife, todos os cidadãos conhecem o lugar. Mas para chegar lá é um pouco complicado, isso acontece porque são poucas as linhas de transporte público que passam por aquele lugar. A melhor forma de se chegar lá é mesmo de carro, preferencialmente de táxi. Porque se for de carro vai se complicar pois são poucas as vagas de estacionamento, acho que menos de dez vagas.

O lugar está muito bem limpo, conservado e sinalizado. Você não vai encontrar nenhum desconforto ao conhecer o forte. Um banheiro muito bem equipado está disponível para os visitante. Há também uma pequena cafeteria no meio do forte que vende algumas guloseimas e outras coisas mais.

Dentro do pátio, ao lado da entrada principal, há uma biblioteca com ar climatizado que possui uma enorme variedade de livros. Alguns deles são peças históricas e datam da mesma época em que o forte foi construído. Também contém fotos antigas da cidade do Recife e de suas vizinhas.

Dentro do Forte está alocado o Museu da Cidade do Recife, que é um pequeno e modesto museu que contém algumas peças históricas. Uma atenção especial à coleção de porcelanas e à gigante porta de madeira que está afixada na entrada principal. Mas acho que poderiam ter investido mais neste lugar porque a exposição contém pouquíssimas peças.

Faço a recomendação de quando for visitar o bairro do Recife Antigo, visitação obrigatória para quem vem conhecer o Recife, que venha antes conhecer o Forte das Cinco Pontas. É o melhor roteiro!
Foto opinião do Rodrigo Silva sobre Forte das Cinco Pontas (Museu da cidade Recife)
Você conhece o Forte das Cinco Pontas (Museu da cidade Recife)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Recife?