Forneria Gaúcha

| Rank: 13º de 134 | Pizzarias

Endereço: Rua Barão do Guaíba, 679, Menino Deus - Porto Alegre , RS - Brasil - 90850-120

Telefone: (51) 3013.2912 / (51) 3013.1727

A casa é inspirada nas principais etnias da colonização do Rio Grande do Sul: açoriana, alemã e italiana. Oferece em seu cardápio além das pizzas tradicionais, pizzas da casa com um toque especial. Para beber, cervejas variadas, chopp, bons vinhos, licores, sucos e refrigerantes.

Após longo período fechada para reforma, a forneria reabriu. A casa em si não mudou muito. A principal mudança foi a troca do forno a lenha por um forno a gás. Tragica mudança. As excelentes pizzas da forneria se tornaram comuns. Parecidas com as que se faz em casa. Falta o acabamento de um forno a lenha. No dia que fui, uma sexta a noite, antes da casa encher o serviço estava lento demais. Batata frita e pão de queijo abundavam mas pizza era quase um acaso. Pior, algumas chegavam frias.
Que pena, gostava muito da forneria antes da reforma. Agora talvez seja um lugar pra não ir mais...

Especialista em Pizzarias com 15 opiniões na categoria

Simplesmente uma das melhores pizzarias de Porto Alegre! O rodízio de pizzas dele é excelente, por um preço que eu considero justo.
O lugar é todo inspirado na colonização alemã e italiana, cheio de fotos espalhadas por vários cantos do restaurante.
O atendimento é excelente e os garçons estão sempre preocupados se você quer algum sabor em especial ou algo em especial, pois além das pizzas, é servido no rodízio panquecas, Rondelis, Massas, batatas Fritas e pães de queijo.
Vale a pena!
Durante a semana, mulheres pagam um preço especial!

Dos mesmos donos da pizzaria Forno e Fogão, a Forneria Gaúcha se destaca pelo ambiente.

O local tem muito tijolo a vista e várias paredes em tons vermelhos amarronzados. O motivo da decoração são os imigrantes que vieram para o RS, como alemães e italianos. Eles decoram com várias imagens da época, fazendo quase uma mini exposição.

A iluminação indireta também faz a sua parte deixando tudo sempre mais romântico.

Minha parte favorita é o teto. O telhado não possui forro, e eles tem aquela parte superior de vidro para a entrada de luz natural muito bonita. O pé direito super alto e as vigas a mostra dão um ar bem rústico.

Mas, indo ao que interessa, as pizzas. Chegamos lá em torno de 19hrs, e fomos primeiros. Demorou um pouco para nos servirem, mas nada grave. Deu tempo para esperar todo mundo chegar e por a fofoca em dia. Começaram o rodízio com a boa e velha batata-frita.

Eu sei que você vai dizer: “Ai, eles entopem as pessoas de batata-frita primeiro pra só depois trazer as pizzas, muito espertos!!”. Pode até ser, mas se é assim, simplesmente não aceite e deixe os outros comerem o que gostam. Eu sou do tipo de pessoa que jamais recusaria batatas-fritas, hehehe.

Logo vieram as queridas pizzas tradicionalíssimas, calabresa e frango com Catupiry. Muito boas, bastante recheio e massa fina. As opções menos tradicionais começaram a vir logo em seguida com o queridinho de todos os mineiros e tenho certeza muitos gaúchos também, o pão de queijo. Olha, estava bem melhor que aqueles que eu compro congelado e faço em casa. Recém vindo do forno, quentinho, sem muito ar dentro. Outro destaque vai para o calzone de presunto e queijo. Não peguei ele, apenas roubei um pedaço do meu namorado e me arrependi amargamente de não ter pego. Estava divino! Muito queijo, muito mesmo.

O rodízio segue com diversos sabores, destaque para alguns que não se ve em qualquer lugar como Coração e Filé aos Quatro Queijos com Batata-palha (últimas fotos). Ambas com muita sustância, pra encher o bucho até dos mais esfomeados.

Outra pizza que vale comentar mas que infelizmente eu não experimentei nem tirei foto foi a de salmão. O pessoal que estava comigo comeu e achou ótima! Apelidamos ela carinhosamente de Salmão Fukushima pois a pizza era tão laranja que parecia de cenoura, hehehehe.
Claro que depois de comer tudo isso você ainda tem um pedacinho do estômago guardado para as pizzas doces. Peguei chocolate branco e chocolate com morango primeiro.

Depois disso pedimos a querida pizza de sorvete. Primeiro veio uma pizza de chocolate preto com a bolota de sorvete em cima. Só que estávamos entre muitas pessoas e os pedaços não foram suficientes. Então logo em seguida o garçom voltou com mais alguns pedaços da pizza de chocolate branco com as bolotas de sorvete em cima. Meio chato porque obviamente ele pegou a primeira pizza doce que viu sobrando la na cozinha, tacou o sorvete em cima e #partiu! Mas, estava bom igual, não podemos negar.
Pra quem gosta (o que não é meu caso) a pizza de Banana com Gemada é muito bem falada. Uma frustração particular minha é que eles não tem pizza de M&Ms. Gosto muito delas, sempre coloridas e felizes alegrando o dia das pessoas, hehehehe.

Não posso deixar de mostrar também as bebidas coloridas que foram pedidas. Caipirinha de morango e de limão. Muito bonitas e aprovadas pelas meninas que beberam

Por último, sobre o atendimento. Pessoal foi muito cordial, não sofri nenhum arremesso de pizza no meu prato (o que acontece com bastante freqüência em alguns lugares). Eles tem pessoal que cuida dos carros na frente, gente abrindo a porta, e duas meninas simpaticas no caixa agilizando a fila. O fluxo de pizzas não é frenético à la Nono Ludovico, que você não consegue completar uma frase de 10 palavras sem dizer “não, obrigado” umas três vezes. Mas também não é de tirar chocilo entre cada pizza como o temível rodízio da Pizza Hut. Achei o timing bem bom mesmo.
Outro ponto importantíssimo é que eles tem tesourinha para abrir os sachets de ketchup e maionese, isso sempre me deixa bem feliz. Nunca consigo abrir aquelas coisas =P.
Estava muito lotada mas a pizza e as massas são maravilhosas. Tomamos uma cerveja original muito gelada.
O pessoal é ágil e atende com muita cordialidade.
Recomendo.
Como tudo que é bom custa um pouco mais. Achei um pouquinho caro. Mas vale

Fui nessa pizzaria algumas vezes nos finais de semana, elegi a minha pizzaria favorita, pois realmente as pizza sao muito boas, bem recheadas e de massa fininha, sem contar as pizza doce que vem com grandes pedaços de chocolate, que achei uma delícia, porem quando resolvi ir dia de semana descobri que tinha promoção pra quem ia durante a semana, e me deparei com a casa cheia, conclusão, fomos super mal atendidos, as pizza demoravam muito pra vir, e quando vinham o garcom atendia de mal vontade, balbuciando reclamações e trazendo errado os nossos pedidos de bebidas, depois de muito esperar simplesmente pararam de servir falamos com o gerente e ele nao resolveu nada, tivemos que levantar e ir embora, nunca mais voltei la, foi uma pena por as pizza serem boas e o ambiente agradável, mas o péssimo atendimento nao compensa, sem falar que o preço é salgado.
Você conhece o Forneria Gaúcha? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral