Estação Tatuapé (CPTM - Linhas 11 e 12)

Estações de Trem

Não tenho o que reclamar dessa estação. Tenho acesso ao metrô, dois terminais de ônibus e dois shoppings. Local limpo, com segurança e monitoramento 24 horas por dia. Os trens estão novos, o único problema é a comercialização de mercadorias por vendedores ambulantes, incomoda a viagem e o retorno para casa depois de um dia de trabalho.

À estação Tatuapé no horário de pico é um verdadeiro caos. Filas gigantescas e poucos funcionários para orientar os usuários. O único aspecto positivo é a integração gratuita entre a CPTM e a linha vermelha do metrô, não deveria ter restrição de horário, isso seria uma maneira de diminuir o fluxo de passageiros dos trens.
Foto opinião do Bruno da Silva dos Santos sobre Estação Tatuapé (CPTM - Linhas 11 e 12)

A Estação Tatuapé da CPTM foi construída pelo Metrô ainda em 1981, servindo na época aos precários trens da RFFSA, que depois os incorporou em 1984 na recém-criada CBTU. Até os anos 2000 (quando o Expresso Leste passou a operar na então Linha E, atual Linha 11) foi a única estação realmente decente de todo o sistema herdado da CBTU pela CPTM durante o processo de estadualização daquelas linhas e repasse das linhas da DRM da Fepasa. Quando os trens da CBTU passaram a parar em Tatuapé, a Estação Clemente Falcão foi desativada.

A Estação Tatuapé é acessível, conta com dois terminais de ônibus, diversas linhas passando na Radial Leste e também com ônibus do serviço suburbano do Airport Bus Service para Guarulhos.

É uma estação com movimento diferente em relação à Linha 3, não sendo possível uma comparação direta. O embarque sentido Luz é aceitável a partir das 8h, às 9h o trem já está esvaziando e às 10h é possível sapatear dentro dele, ao passo que a Linha 3 apresenta um movimento gigantesco e mesmo às 10h, os trens permanecem com movimento constante.

A Linha 11 é interessante para quem chega na estação a pé ou pelos ônibus, pois a partir da Estação Luz, é possível ir para virtualmente qualquer canto, do Centro histórico, para quem pode andar e sabe chegar sem grandes problemas ou para qualquer estação das conexões diretas disponíveis ali: linhas 7 da CPTM e 1 e 4 do Metrô. Por exemplo, um usuário que embarca no Tatuapé consegue chegar rapidamente às estações Palmeiras-Barra Funda, República e São Joaquim, bastando fazer as transferências corretas.

A Linha 12 que passa pela Estação Tatuapé é uma opção para quem estuda na USP Leste e também para acesso ao Parque Ecológico do Tietê. A Linha 11, por sua vez, funciona de maneira expressa à Linha 3 entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera, sem estações no meio do caminho, conferindo uma viagem mais rápida para quem precisa se deslocar entre aqueles pontos.

Vale lembrar que a CPTM é um sistema que atende a outros municípios além de São Paulo e as linhas herdadas da CBTU que operam na Estação Tatuapé são particularmente úteis para acesso aos municípios de Suzano e Mogi das Cruzes.

Nos horários de menor movimento, a integração com o Metrô é liberada.
Você conhece o Estação Tatuapé (CPTM - Linhas 11 e 12)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral