Estação Portuguesa-Tietê (Metrô)

Estações de Metrô

Melhorar.
Cheguei sexa-feira em São Paulo de ônibus, véspera do feriadinho da Consciência Negra (20 de novembro). Bate e volta, dois dias. Fiz um pequeno roteiro para conhecer e teria que andar de metrô para conhecer mais e melhor a cidade e economizar também. A estação é interligada / dentro do Terminal Rodoviário Tietê. Quase que voltei na mesma hora pro Rio.
A fila para comprar bilhetes me lembrou jogos de futebol no Maracanã nos anos 1980, depois da praia: enorme ! Tava quase chegando na metade da Avenida Cruzeiro do Sul, dobrando na direção do Íbis.
Filafóbico, só consegui comprar bilhetes/passagens com cambistas no dia seguinte a minha chegada, sábado. Acredito ter pago um real a mais por bilhete. Comprei apenas 4.
O metrô em si, funcionou bem. Cheguei facilmente onde queria. Mas perdi outro passeio pela fila.
Melhorar.
Essa estação do metro faz parte da linha azul e faz integração com o Terminal Rodoviário Tiete. Nos dias que usei essa estação, estava bastante movimentado e as filas dos guichês para comprar bilhete estavam gigantes.

A limpeza dessa estação segue o padrão de outras estações da linha e pelo volume de pessoas que circulam, a estação fica pequena.

Essa estação possui a praticidade de estar dentro do Terminal de Ônibus Tietê. Em contrapartida, por causa disso, sempre está muito cheia. Mas é uma facilidade incrível não enfrentar trânsito para ir até lá! O metrô ainda é um meio de transporte insuperável e a sua conservação vem caindo, mas ainda se mantem limpo e organizado!

Eu, moradora do Norrrrrrte do Paraná (arrasta esse "R" ai), em uma cidade cheia de gente jacu, chego em São Paulo e fico alucinada com o vuco vuco, a muvuca, o corre-corre do metrô, e simplesmente amoooo andar pelas Estações; mas confesso que essa em particular eu odeioooo.

Anexada ao Terminal Rodoviário, vocês já imaginam a zica que é essa Estação: muita gente passando mala em catraca, muita mala batendo nas pessoas e a questão sempre é a mesma: "quantos trens vou ter que esperar até conseguir embarcar"??.

Além do mais, acho o lugar sujo e mal iluminado, sem falar do lado de fora, que vive cercado de moradores de rua, tornando o lugar na minha opinião, um pouco perigoso demais.

Ao contrário da estação Carandiru, que quase sempre está vazia, essa estação está sempre cheia, e não é pra menos: É a estação da Rodoviária Tietê, onde centenas de ônibus partem para todos os lugares do Brasil 24 horas por dia. Por conta disso, de um dos lados, encontra-se um pequeno hotel, táxis e um imenso estacionamento de carros.

Comércios para todos os lados, principalmente restaurantes. Se quiser embarcar tranquilamente em alguma estação, ou precisar carregar o bilhete único, faça de tudo para fugir dessa.
Foto opinião do Thais Lucena sobre Estação Portuguesa-Tietê (Metrô)

Esta é a estação da linha azul do metro onde desço quando vou para rodoviária, geralmente não tem muita gente quando pego ,mas dependendo o horário é muita gente dentro e fora para pegar o metro.
Já vi filas enormes de pessoas que chegam de viagem para comprar passagem ou recarregar.
Ainda bem que sempre que me lembro dou uma carregada no meu cartão quando estou na rodoviária e não tem filas kilométricas.

A melhor opção para acessar a Rodoviária do Tietê, também para o 'Shopping Center Norte'.

O ruim é que se fizer embarque no sentido "errado" no Metro, será necessário fazer a transferência em uma das proximas estações, senão será necessário pagar novamente a passagem.

É uma estação com movimentação bastante intensa principalmente por causa da Rodoviária, e também por ser um ponto de proporciona fretados para 'Feiras' de eventos como 'Salão Quatro Rodas', 'Duas Rodas', Bienal etc.

Essa é mais uma estação que faz parte da linha azul.
Por ser colada com o terminal rodoviário do Tietê, o local fica bem cheio no fim do ano. Apesar disso, é uma estação bem limpa e organizada.
O atendimento é normal. Essa é a estação que você deve descer se precisar ir para o terminal rodoviário. =)

Uma estação bem saturada por estar integrada ao terminal rodoviário. As plataformas de embarque são laterais aos trens, então é preciso escolher corretamente o sentido de embarque. Como as catracas ficam em frente às plataformas, caso estejamos no sentido equivocado, teremos que pagar novamente para trocar, ou embarcar e trocar em outra estação onde seja possível.

Foto opinião do Patty Kirsche sobre Estação Portuguesa-Tietê (Metrô)

Ta aqui outra estação acoplada a um terminal, dessa vez o Terminal Rodoviário do Tietê que é "só" o mais movimentado do país. Então, espere encontrar muita gente e suas malas por lá. Nos feriados e finais de ano evite se não for uma passagem obrigatória. Deveria ser bem maior pela quantidade de usuários que circulam por dia. Na saída que dá para a Av. Cruzeiro do Sul costuma ser perigosa à noite, a atenção deve ser redobrada.

É um estação um pouco mal projeta que se integra com o terminal rodoviário do Tietê. Mal-projeta porque se você passa a catraca do lado que vai sentido Jabaquara, você não consegue passar para o outro lado para ir sentido Tucuruvi, e vice-versa.

Se você estiver sentido Jabaquara e quiser ir para o Tucuruvi, você precisar ir até a Armenia, passa por outro lado da plataforma e daí seguir seu caminho. Se você estiver na plataforma sentido Tucuruvi e você precisa ir para o sentido Jabaquara, Sé, Liberdade etc, você precisa ir até Santana e daí voltar pro seu trajeto.

Evite nos horários de pico!

Durante o seu funcionamento, é praticamente impossível ver essa estação vazia. É integrada com a Rodoviária do Tietê, então, sempre passam milhares de pessoas por dia no local. Ou para trabalhar. Ou indo e chegando de viagem.
Eu, quando trabalhava no centro de SP, pegava um ônibus que ia até a estação Armênia do metrô, mas antes, ele passava no Tietê, mas eu só descia nessa estação se estivesse MEGA atrasada, porque sempre há que se driblar os viajantes com suas mil malas de viagem pelo caminho.
Mas é uma estação que dá acesso além da rodoviária, para o Shopping D, Shopping Center Norte, Unisantana, entre outros
Você conhece o Estação Portuguesa-Tietê (Metrô)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral