A estação foi inaugurada pela SPR (The São Paulo Railway Company Limited) em 1 de fevereiro de 1885. Após o governo federal absorver as linhas da SPR (através da estatal EFSJ), uma nova estação é construída e inaugurada em 1964.

Após ser administrada por várias empresas federais (EFSJ,RFFSA, EBTU e CBTU) a estação (juntamente com as linhas) é repassada ao governo do estado de São Paulo que a administra desde 1994, através da estatal CPTM.

Velha e sem manutenção. Sem acessibilidade para cadeirantes.. Situação lamentável dos serviços de trem de SP. E só cair uma gota que para tudo, os trens dividem os trilhos com trens de carga.. A gente só usa por obrigação.. Não vale nem 1,50 de passagem..

Ah, a Estação Pirituba... Um lugar ótimo para quem tem problemas para acordar. Pegue um trem lá entre às 6h e 8h da manhã e, pode ter certeza absoluta, você ficará bem acordado!
A estação é bem antiga, então falta uma certa estrutura, além de estar precisando de algumas reformas. Devo concordar que não está nem próxima de ser a pior estação da linha, mas seria bom se alguns reparos fossem feitos. Afinal, é uma estação para toda Pirituba e região.
Acredito que se alguns reparos, como o acesso para cadeirantes e a reforma das plataformas, fossem feitos iria facilitar e melhor muito a vida de quem depende dessa estação para ir e vir todos os dias. Outro problema é o espaço entre o trem e a plataforma, porque dependendo de como o trem chega, acaba ficando muito longe e algumas pessoas não conseguem embarcar. Sim, eu sei que existem estação onde isso acontece com todos os trens, como na Vila Clarice. Mas, eu já vi acontecer, então vamos comentar hahaha.

Essa estação já é bem velinha, tem mais de 20 anos e desde então, praticamente nada mudou. Apesar de nós, os piritubanos, dependermos dessa estação de trens da CPTM, ela tem mais defeitos do que qualidades! O primeiro com certeza é a acessibilidade! Ela não existe! Cadeirantes não conseguem ter acesso à estação, pois não existe uma entrada sem que se precise subir escadas, pior que isso é não existir nenhum elevador sequer em toda a estação. Um absurdo, afinal todos os dias milhares de pessoas utilizam os trens! Outro grande problema é o espaço entre o trem e a plataforma, dependendo do trem é quase um abismo entre o trem e a plataforma! Acredito que a companhia deveria entrar com medidas para resolver de uma vez por todas essas deficiências e melhorar os acessos, afinal quem saí no prejuízo somos nós, a população!
Você conhece o Estação Pirituba? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral