Essa é uma das estações da linha Diamante, da CPTM. Uma estação velha, mas não caindo aos pedaços, por enquanto. Por aqui passam muitos trabalhadores e o horário de pico chega a ser sufocante, mas é um lugar muito acessível e que dá acesso a uma infinidade de pontos culturais da cidade de São Paulo. A própria Estação Ciências está literalmente ao lado da estação da Lapa. Importante não confundir a estação da Lapa da linha Rubi com a estação da Lapa da linha Diamante, ambas tem o mesmo nome mas estão a um quarteirão de distância entre elas.

Essa estação faz importantes ligações da linha, porém precisa de uma reforma para melhorar a acessibilidade, não possui elevador, os banheiros ficam parte do dia fechados, já presenciei diversas falhas na linha e em uma delas os seguranças não ajudaram um cadeirante a subir/descer as escadas rumo a saída da estação.

Essa é a estação que eu mais usei na vida justamente por ser perto da minha casa e ter uma linha que vai para Osasco.

A estação é pequena e muito ruim. Não tem elevador e eu me pergunto como é que os cadeirantes conseguem chegar na plataforma pra Itapevi. O acesso pra pessoas com deficiência é quase nulo. O local é muito antigo e precisa de umas reformas, uma pintura e alguns ajustes.

No horário de pico parece que você está em um show de tanta gente que aparece. Nunca achei que pudesse sair tanta gente de um trem, parece um arquivo .rar o trem por volta das 17-18h. Chega a ser engraçado.

No demais, a estação conta com alguns quiosques do lado de fora que vendem comida e acessórios (pulseiras, brincos, mochilas, etc) e tem uma banca de jornal também. Sobre o quiosque eu nem vou falar muita coisa porque acho a comida de lá de origem bem duvidosa. Comi uma vez pra nunca mais e ainda por cima passei mal por conta do lanche que fizeram. Sempre gostei da banca de jornal porque a senhora que é dona de lá é muito simpática e atenciosa, sem contar que é tudo bem baratinho. Recomendo.

Em geral a estação precisa melhorar MUITO, fica aí uma dica pro Estado de SP pra revitalizar essa estação que já tá abandonada faz muito tempo.

A estação Lapa da CPTM é daquelas que parou no tempo e precisa de uma modernizada para promover acessibilidade aos usuários. Quem vai embarcar sentido Osasco não conta com escadas rolantes ou elevadores. Precisa pedir ajuda aos guardas para se locomover.

Apesar de atrair olhares, os grafites precisam de uma renovação, assim como a infra-estrutura, que, em dias de chuva, deixa todo mundo desconfortável, pois entra água por várias partes da plataforma que molham os bancos e fazem poças no chão. Os banheiros precisam ser ampliados e melhor sinalizados. Há um projeto que pretende íntegras a estação Lapa da linha 7 com a linha 8, mas até agora nada saiu do papel e as pessoas se viram como pode.

Na saída da estação tem quiosques de comidas rápidas e banca de jornal. Ao lado, tem o Terminal da Ônibus da Lapa, o Shopping Center Lapa e o Senac Scipião.

Evite andar muito destruído (a) pela região, pois não é um lugar muito seguro.

Peguei trem nesta estação pouquíssimas vezes, e essa por si só serve ao seu propósito... não sei como é em dias de chuva porque ela tem um telhado bem simples... não sei se protege de fato quem aguarda o trem chegar.

O problema dela é o entorno: ali na entrada da estação tem uma praça onde ficam os mais variados tipos: pastores loucos, moradores de rua, 'nóias' e bandidinhos à espera de um desatento com mochila nas costas ou bolsa dando bobeira... muita atenção. Tem um quiosque de salgados e hot dog bem em frente, mas eu não recomendo. Fica ao lado do Terminal Lapa... então fica a dica: se precisar pegar algum ônibus que saia dali, é só descer nesta estação. Ah, ao lado fica também a Estação Ciência, e um pouco mais distante, o Poupatempo Lapa.
Foto opinião do Juliana EugeniA Ribeiro sobre Estação Lapa (CPTM)

Estação que recebe as linhas 7 (Luz/Francisco Morato) e 8 (Julio Prestes/Itapevi) da CPTM. Há 2 estações Lapa e não há ligação nenhuma entre elas, uma recebe a linha 7 e a outra a 8. Vi uma reportagem do Estado de SP que estão planejando acabar com essa separação. Só utilizei a estação que recebe a linha 8. Há alguns bancos pela plataforma e as paredes receberam coloridos grafites. Na saída há algumas bancas de comida, bolsas e banca de jornal. A saída cai na Rua Guaicurus, próxima ao Shopping da Lapa e à Rua 12 de Outubro. Se você quiser ir até a Estação Ciência, é aqui que vai descer! ;)

Estação pequena e que em horário de pico fica insanamente lotada. O pouco espaço na plataforma é um perigo para idosos, pessoas machucadas ou com deficiência física. O pessoal que vem da Lapa entope o trem. Fica próximo à Estação Ciência que é administrada e faz parte da Universidade de São Paulo e também próximo a shoppings e o mercado da Lapa.
Você conhece o Estação Lapa (CPTM)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral