Estação Da Memória

| Rank: 6º de 64 | Atrações - O que fazer

Passeio bem bacana para fazer em Joinville! :) Visitei o MUBE, Museu da Bicicleta, e a antiga estação de trem onde estão expostas algumas peças do maquinário da época e alguns quadros que contam um pouco da história da cidade. Ainda passam alguns trens de carga pela antiga estação, evocando outros tempos! Dá até para imaginar como era movimentada!
O Museu da Bicicleta é bem alegre e divertido! O atendimento que recebemos lá foi fantástico, o funcionário fez questão de nos informar sobre os principais pontos a serem vistos e abriu a porta na hora em que o trem passou e nos chamou para ver, o maquinista até buzinou enquanto passava! :) Há várias bicicletas antigas da Alemanha, Portugal, Inglaterra, bicicletas brasileiras da década de 70 (andei em uma delas quando criança!) e até mesmo outras mais modernas e personalizadas. Há uma bicicleta exposta que foi doada pela triatleta Fernanda Keller.
Com certeza foi um ótimo passeio! :) E tudo gratuito!

O lugar é lindo... pra quem curte coisa antigas e históricas assim como eu, vai gostar.
Vale a pena conferir. Nao sei se ainda tem, mas geralmente aconteciam feiras de artesãos no local uma vez por mês... a feira tambem era super bacana, com varias coisas diferentes pra todo gosto...
é um otimo lugar para levar a familia, tem parquinho e bastante espaço para as crianças correrem e se divertir..

Com certeza foi um ótimo passeio! :) E tudo gratuito!

Um bom lugar para passear aos finais de semana, tem uma academia ao ar livre para quem gosta de praticar exercícios.
Uma vez por mês acontece o mercado das pulgas, geralmente é no primeiro final de semana do mês. Muitas barraquinhas vendem itens variados como discos, sapatos, roupas e até produtos coloniais.
Foto opinião do Sabrina Bastos sobre Estação Da Memória

Esse lugar é lindo. Como o próprio nome diz a Estação da memória guarda consigo a memória de uma velha estação onde muitos amores se desfizeram ao seus pares partirem para outras cidades. É uma espécie de museu com louças antigas (utilizadas nos trens de antigamente), azulejos, móveis e muitas outras coisas que vale a pena ver ao conhecer o local. Além disso existe guia para explicar com precisão cada coisa a que se refere. Não sei que hora abre porém fecha as 17:00hs.

Eu sempre ouvia falar da Estação da Memória, mas, como moro na região norte de Joinville e a estação fica na região sul, eu nunca havia ido até lá pra conhecer. Até que minha turma na faculdade marcou pra fazer as fotos do convite de formatura lá.. Nossa! É ótimo pra qualquer tipo de ensaio fotográfico. Além do ambiente ao ar livre para visitar, há um "museu" dentro das instalações do local. Anexo, tem uma praça e logo ao lado um shopping. Sair a tarde com a família fica fácil assim! ;)
Foto opinião do Mateus Formigari sobre Estação Da Memória

Todo espaço histórico tem seu charme. A estação da memória e Museu da bicicleta criam um cenário arquitetônico, artístico e cultural muito interessantes para a cidade. Inconscientemente, as feiras, bandas, exposições que ali acontecem aos sábados proporcionam vida ao local e entorno. Se parece fugir do dia a dia de uma grande cidade, voltar no tempo e encontrar ali pessoas felizes e produtos diferentes. Crianças, jovens, adultos e idosos dividem o mesmo espaço, talvez não tão planejado, nem tão confortável quanto o ideal, mas alegre e importante enquanto vetor de desenvolvimento cultural para Joinville.

Em termos arquitetônicos a Estação da Memória, na minha opinião, é oque representa melhor as lembranças de uma Joinville bucólica. O local também conta com um museu de peças relacionadas às antigas linhas de trem que dali partiam. Não esqueça da câmera fotográfica, pois ali é um bom lugar para fotografar e ser fotografado.

Este é um bom local turístico para visitar. Foi por aqui que a produção agrícola de Joinville e da serra catarinense escoava. Na época a estação ferroviária de Joinville também era usada por passageiros, hoje apenas serve de passagem dos trens de carga da ALL. Ainda assim o lugar reserva muita história para contar, incluindo o Museu da Bicicleta. Tudo grátis.

Hoje é um complexo que abriga vários museus da cidade, é a cultura viva da cidade. O espaço é bem conservado apesar de em alguns lugares o descaso ser visível. Nos finais de semana eles costumam ceder o espaço para eventos culturais, que é exatamente a função do prédio, vale a pena conhecer e visitar a estação da memória.

Estação preservada. Em alguns finais de semana serve espaço cultural. Abriga museu para visitação. Entretanto, estacionamento é pequeno e a área útil e os banheiros mal cuidados.
Restaurada em 2007, a Estação Ferroviária de Joinville é um belíssimo espaço, fiel à época em que foi construída, 1906, pelo então presidente Afonso Pena. Atualmente conhecida como Estação da Memória, o espaço fornece cultura, turismo e lazer para a cidade, com exposições sobre a história joinvilense.

Atualmente, o local abriga:
- Museu da Bicicleta;
- Estande de turismo receptivo;
- Museu Regional do Transporte;
- Memorial da Estação Ferroviária;
- Auditório para Educação Patrimonial.

Imaginem vocês, em 1906, os imigrantes alemães pegando o trem aqui nessa estação ferroviária……não sei quanto a vocês, mas sempre quando vou a algum lugar tão rico em história como esse, eu sempre fico imaginando as pessoas daquela época passando por aqui….
Você conhece o Estação Da Memória? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Joinville?