A estação de São Paulo que além de ser a mais antiga, é a mais bonita também.

Quer receber ofertas do(a) Estação da Luz?

É bom evitar nos horários de pico porque o fluxo de passageiros é enorme, tudo tem muita fila. Em contrapartida, é uma linda estação de trem, com estrutura em ferro inglês, a estação é muito frequentada por fotógrafos em busca de cenários rústicos para o ensaio prefeito de casamento, pre wedding etc. A estação tem acesso à linha 4 amarela.
Foto opinião do Pedro Oliveira sobre Estação da Luz

Adoro a arquitetura dessa estação que já foi o maior vão livre de São Paulo. Mas daí veio Lina Bo Bardi e se fez o MASP. Daqui dessa estação sai o trem para Mogi das Cruzes, fazendo o passeio turístico pela região. Local com muitos moradores de rua, tome cuidado com seus pertences. No mais, lindo prédio. Recomendo uma visita.

Pra mim a mais bela e bonita estação de trem de São Paulo, é um prédio centenário por onde circula centenas de pessoas diariamente pela linha de trem da CPTM, em horários de picos o movimento é muito intenso de pessoas indo e voltando de seus empregos, para quem quer conhecer sugiro fugir desses horários.

Histórica estação ao lado de lugares interessantes: pinacoteca do estado, casa da luz e parque da luz. Mantendo as características do passado, tem pé direito grande, mármore e toda imponência da arquitetura que acompanhou São Paulo durante sua trajetória.
Um dos lugares mais importantes de São Paulo, que abriga museus e exposições sobre a história da EFSJ/SPR. A arquitetura inglesa é incrível.

A Estação da Luz é bem conhecida em SÃO Paulo. É uma estação de trem e recebe muitos passageiros diariamente, principalmente em horário de pico, onde acaba tendo muito empurra empurra. Tem que ficar muito atento por existe muitos usuarios nesta região e acontece muito roubo. A Estação em si é muito bonita.

O lugar é lindo e gigante. É o ponto de passagem de milhares de pessoas por dia que trabalham por perto ou usam o local como conexão.

É um ponto turístico da cidade. Apesar de ser um pouco perigoso andar por lá sem ficar esperto com assaltos.

É próximo de diversas atrações no centro da cidade e é um ponto de referência.

Projetada na estética vitoriana, a Estação da Luz foi construída com matéria-prima trazida da Inglaterra sob a supervisão do engenheiro inglês James Ford. A construção foi inspirada na estação australiana Flinders Street Station, em Melbourne.

Em 1946, um incêndio quase destruiu tudo, mas pequenos ajustes foram feitos e a construção foi reerguida e passou, inclusive, a abrigar o Museu da Língua Portuguesa. Do outro lado da rua, fica o Parque da Luz e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que também vale muito a pena conhecer.

Não só aqui, mas em todos os locais muito movimentados da cidade, fique atendo aos seus pertences, pois não é raro haver furtos.

Em meio à pressa, nossa e dos que nos circundam, aliada às preocupações com a segurança própria e dos pertences, amplificadas pelas preocupações de foro íntimo, que todos carregamos, simplesmente negligenciamos ao hábito de apreciar uma obra prima arquitetônica como a desta estação.
Vale uma visita mais acurada, em horário de tranquilidade, que possibilite apreciar, fotografar e aprender com a arquitetura e história deste rico lugar, que inadvertidamente deixamos o cotidiano empobrecer.

Sempre me emociono quando passo por esse local, que nos remete a um outro tempo, outra atmosfera, outra vida, como se pedisse para desacelerarmos, apreciarmos e saborearmos o momento, com sua arquitetura de época. Recomendo parar um pouquinho e apreciar os seus detalhes, atravessar a ponte e ver os trens partindo.

A estação é linda! A arquitetura do prédio é maravilhosa, com inspiração nas elegantes estações inglesas. É bem grande local. Fica no bairro Luz, em frete ao parque da luz. Pela estação passam os trens da CPTM, com destino às cidades da grande São Paulo. A única coisa desfavorável é que o local não é muito seguro. Para visita-la, é melhor ir durante o dia. Falta policiamento e políticas sociais no local.

Em meados de 1993 escrevi uma de minhas músicas preferidas: "Expresso Paranapiacaba".
Preferida sim, não por ser algo complexo ou elaborado, nem por dizer coisas a se pensar e sim pela simplicidade e por conta de uma época inesquecível na qual eu ainda tentava esticar mais um pouquinho minha adolescência. De volta das cachoeiras de Rio Grande da Serra, descemos alguns amigos e eu na Estação da Luz e o refrão não parava de martelar em minha cabeça e eu, desinibido por conta de algumas "canelinhas" cantava alto: "Eu vou pegar esse trem, que acaba em paranapiacaba em paranapiacaba em...". Quando a escrevi por completo, fiz uma reflexão sobre a estação da luz e decidi recitá-la antes da parte cantada. As observações eram das piores, segue o texto:

Expresso Paranapiacaba (introdução)

Estação da luz, por trás de sua bela e a antiga arquitetura sua verdadeira face cotidiana, trevas. A luz que seu nome carrega talvez se esconda no passado e hoje o que reflete é a miséria resultante de injustiças sociais e a brutalidade de seus transeuntes que correm apressados atrás da sobrevivência. Educação respeito ou um simples sorriso de nada valem, talvez alguns até desconhecem essas virtudes. Da ferrovia chegam e saem trens precários lotados e o que se vê o retrato do abandono. Dali um trem parte para o posto cruzando os municípios SP, ABC, M de Mauá. Após algumas estações já não se vê tanta pressa, sobram assentos livres e o ar mais puro da janela se vê belas paisagens de pequenas cidades industriais. Finalmente destino, Rio Grande da Serra Campo Grande Paranapiacaba pequenas e fascinantes, escondem tão lindas paisagens e tudo tão belo e torna-se difícil acreditar que é um vizinho tão próximo à capital.

Gravação !

Mais de dez anos se passaram e na gravação de meu primeiro CD incluí essa música com alguma tristeza. O trem não chegava mais em Paranapiacaba, ia somente até Rio Grande da Serra e a música, desatualizada falava do passado no tempo presente e não havia como modificar, "que acabava em paranapiacaba" ficaria horrível além de matar o trocadilho do refrão que deu origem à música utilizando-se de uma licença poética já que o que se acaba é o percurso.

Dupla alegria !

Alegria 1) Há muito tempo eu não visitava a Estação da Luz e quando estive lá tive uma agradável surpresa ! Minha reflexão (introdução) sobre a Estação da Luz estava totalmente desatualizada. A estação está restaurada, linda por dentro e por fora, um piano foi colocado no saguão para quem quiser tocar e alegrar os ouvidos dos transeuntes que param por um tempo para apreciar a música de um desconhecido qualquer que se aventure a sentar e tocar o que quiser. Até um flash mob em homenagem aos 100 anos de Adoniran rolou lá e ficou lindo ! (confira no vídeo abaixo). Fiquei impressionado ao ver uma foto da Estação no ano de 1903 em um bar que toco e notar que a arquitetura permanece intacta. Igualzinha depois de mais de um século !

Alegria 2) Meu refrão não está mais desatualizado !!! A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inauguraram o roteiro do Expresso Turístico que é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 e pelo menos uma vez por mês um trem de passageiros volta a chegar na vila histórica.

Música: Introdução + Expresso Paranapiacaba: http://www.danielnavarro.com.br/audio.html

Mais informações: www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur

Foto opinião do Daniel Fernandes sobre Estação da Luz

Sem dúvida é a estação mais bonita da cidade de São Paulo, se bobear, do Estado. Apesar de ser uma estação muito cheia, ainda mais depois da linha amarela, ela é de uma beleza inacreditável. Além disso, o prédio e a estrutura é um marco da arquitetura. Sem contar que é uma estação que te leva pra qualquer lugar, inclusive para o interior com passeios turísticos.

Pelo que notei é uma das estações mais antigas da cidade. Fui para o Brás e passei por ela. Era um horário de pico, muitas pessoas agitadas e correndo para pegar o metrô!!!

Por dentro tem uma aparência antiga e mal cuidada. Por fora é uma arte quando vemos sua arquitetura. De noite é muito perigoso assim com a maioria dos lugares em São Paulo
Você conhece o Estação da Luz? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral