Entretapas

Restaurantes Espanhol

Este local está fechado

Endereço: Rua Conde de Irajá, 115, Humaitá - Rio de Janeiro , RJ - Brasil - 22271-020

A história remonta a origem das tapas a Idade Média, quando no século XIII, o rei Afonso X, após se recuperar de uma doença comendo pequenas porções de alimentos acompanhados de vinho, estabeleceu a obrigação de servir a bebida junto a alimentos a todos os soldados que frequentavam as pousadas do reino.

Existem outras versões, mas hoje é indiscutível que as tapas se transformaram num ícone da identidade espanhola.

Sabe quando você entra em um lugar pela primeira vez e pensa: "Encontrei o MEU lugar"? Então... Foi isso que aconteceu entre mim e o EntreTapas. O lugar tem absolutamente tudo o que eu sempre esperei de um bar: Atendimento impecável; Ambiente gostoso; Bebida ótima e comida maravilhosa. Além do chef com o maior e mais lindo sorriso do mundo (Jan Santos), o restaurateur mais simpático e hospitaleiro (o espanhol Antonio Alcaraz) e a gerente mais linda e competente (Cristina Zwahlen). Há 2 anos, quando o bar inaugurou, eu sabia que seria o "meu cantinho" no Rio. Um caso de amor verdadeiro. Explico o motivo de tanto amor: Gosto muito de comer, mas não de comer muito. Acho chato ir em um lugar novo e só poder experimentar um prato, seja de comida ou de petiscos. No Entretapas, a gente consegue pedir várias pequenas porções e experimentar vários sabores em uma só noite. E tudo delicioso! Porque não tem graça comer uma porção de coisinhas e não gostar de nada né?

O AMBIENTE:
Aconchegante e Descolado. Funcionando em um sobrado centenário de Botafogo, iluminação suave e intimista, quadros com a lista das tapas do dia, um enorme touro estampado na parede e uma mesa alta comunitária para até 10 pessoas. Um longo sofá, que atravessa o restaurante de ponta a ponta, servindo a várias mesas. Ao fundo, o bar onde são preparados os drinks e logo depois a cozinha, com uma janela voltada para o salão. Do lado de fora, uma espécie de corredor varanda, com mesinhas e cadeiras de madeira.

AS TAPAS
A tradução de Tapas é Tampas. Antigamente, nas tabernas e hospedarias da Espanha, era hábito se colocar uma fatia de pão sobre a caneca de vinho, pra manter insetos e poeira longe do vinho. Obviamente os hóspedes comiam o pão, e com o tempo, outros alimentos eram colocados sobre os pães: tomates, queijos, defumados... A partir daí são variações sobre o mesmo tema: comidinhas pra se comer com as mãos (ou em pequenos bocados) enquanto se aprecia um bom vinho ou sangria.

No entretapas a gente encontra o melhor da comida catalã. Melhor até do que em muitos lugares da própria Espanha. Eu já comi o cardápio inteiro, de cabo a rabo, algumas várias vezes.

Você pode pedir sopa fria de amêndoas com alho ou um gaspacho frio (R$11). Porção de croquetas (de presunto serrano, bacalhau, cogumelos ou linguiça). Porção de 4 unidades por aproximadamente R$20. Pantumacas (pão da casa - 4 fatias - com tomate) R$14. Montaditos (de presunto serrano com tomate, camarões com aioli, pernil com chutney de tomates, chorizo salteado com vinho branco e um ovo de codorna frito, salmão defumado, sardinha com cebola caramelizada - mais ou menos R$10 cada montadito). Cazuelitas (panelinhas) de cogumelos, camarões ou favas. As famosas tortilas de batatas ou as típicas batatas bravas.

A BEBIDA
O entretapas tem vários drinks (recomendo o Carmen - Jerez Amontillado com cointreau, cava rosado e grenadine por R$18) ou a tradicionalíssima sangria (R$ 29 a jarra de 500ml ou R$ 60 a jarra de 1,2 litros). Para quem prefere vinho, a casa conta com jerez, espumante Dom Ramón ou os tintos Mas Borràs e Mas la Plana, típicos da Catalunha.

O restaurante aceita reservas de segunda a quinta. Nos outros dias, é bom chegar cedo porque lugar bom e barato não pode ficar vazio. Nos finais de semana, funciona para almoço. Peça a paleta de cordeiro com cogumelos e purê de batata ao limão siciliano.

Valet Parking na porta (R$12), mas se você não deixa seu carro nas mãos do manobrista, talvez consiga encontrar uma vaga na rua ou no estacionamento da Cobal Humaitá, a 1 quadra do restaurante.

Aberto em novembro de 2010, no Humaitá, o bar de tapas tem fachada antiga e decoração com referências à Espanha. Sob o comando do chef Jan Santos, a casa lança sequência de cinco pratos, que podem ser escolhidos de um cardápio com 16 opções.

Nas mesas, velas acesas e luz suave. Entre as sugestões do chef, estão as croquetas de jamón com molho bechamel, a brandada de bacalhau (emulsão do peixe sobre tomate e geleia de pimentão) e as batatas bravas (cozidas e levemente fritas, cobertas com molho picante).

Destaque para duas receitas do País Basco: o huevo al plato con piperrada (ovo cozido num tradicional refogado) e o bacalhau al pil pil, um dos mais representativos da cultura basca — o nome faz referência ao som do azeite quando cai na panela de barro. Outras sugestões são a costilla lacada (costela de suíno laqueada no mel, servida com purê de damasco) e o magret de pato à espanhola (peito da ave grelhado e servido com purê de batata no limão-siciliano, vinagre de Jerez).

Estive pela peimeira vez neste restaurante a convite da minha tia, que é amante da boa gastronomia. Fui pra lá pensando "Ih! Vai ser bastante salgado em termos de custo benefício!
Estava redondamente enganada, não me arrependo de nenhum centavo que gastei lá.
Serviço impecável, ambiente agradável e o mais legal de tudo: a proposta do Restaurante, Lá você pode conehcer os maravilhosos pratos em uma só ida! Eles sevem tudo em forma de Tapas, pequenas porções.
Gostei tanto de lá que sugeri este restaurante para fazermos uma Confraternizaão de fim de ano com algumas amigas.
Recomendo a boa e velha sangria e o prato Calamaris en su tinta. Apesar da aparência escura do prato por causa da tinta da Lula é maravilhoso! Digno de repetição! Até uma amiga minha que não gosta de frutos do mar experimetnou e amou.

Fui ao Entre Tapas com minha mãe e uma amiga dela para mais uma das nossas aventuras culinárias das quintas feiras (um acordo que fizemos de conhecer um lugar novo toda quinta feira.)

Para que não sabe, Tapas são porções menores feitas para serem divididas. Tradicionalmente se pedem diversas tapas para um grupo de pessoas.

O lugar estava abrindo quando chegamos, e o atendimento foi simpático e caloroso desde o início. Infelizmente não me recordo do nome da moça que nos atendeu, porém lembro que não era garçonete. O garçom veio depois para registrar e trazer os pedidos.

De cara pedimos "Las croquetas" no nosso caso de cogumelos servidos com molho bechamel que estava uma delícia. A moça nos explicou que a croqueta espanhola e feita com massa de batata, e não de água e farinha como os croquetes brasileiros. Sendo assim elas ficam bem macias por dentro, parecendo até um creme, e bem crocantes por fora.

Em seguida pedimos as "Habitas com Jamon" que são favas salteadas em azeite aromatizado de alho e pedaços de jamón (presunto crú) serrano espanhol. Muito bom também!
Pedimos então a "Tortilla de Patatas" que é um omelete de batatas tradicional na Espanha, as "Pantumacas", fatias de pão da casa tostado com azeite de oliva extra virgem e molho de tomate ao estilo catalão, e "Carrilleras al Vino Tinto", bochecha de vitelo cozinhada ao vinho tinto sobre base de purê de grão de bico. Todos uma delícia!

Por incrível que pareça, o mais gotoso que achamos por unanimidade foi a Tortilla, que apesar da simplicidade estava divino!

Apenas a amiga da minha mãe pediu sobremesa, já que eu e mamis não somos muito de doce. Mas, logicamente demos uma bicadinha. Ela foi de "Crema Catalana" que é uma espécie de crème brûlée espanhol, que tem um toque de limão. Particularmente achei um pouco doce demais, mas como já disse não sou muito fã de doces!

O jantar foi regado por uma sangria de espumante brut, muito saborosa e uma taça de vinho branco.

O preço não é barato porém não é nenhum absurdo. Dá pra comer bem.

O AMBIENTE:

AS TAPAS

A BEBIDA

O restaurante aceita reservas de segunda a quinta. Nos outros dias, é bom chegar cedo porque lugar bom e barato não pode ficar vazio. Nos finais de semana, funciona para almoço. Peça a Paleta de Cordeiro com cogumelos e purê de batata ao limão siciliano.

"montadigos"

O bar de tapas está instalado em uma casa no humaitá onde a fachada antiga foi mantida, enquanto o interior foi remodelado com citações a espanha de forma moderna, como o uso do vermelho e a pintura da silhueta de um touro em uma das paredes. O clima se completa pela meia luz com velas acesas em todas as mesas e o som ambiente.

O atendimento é bem atencioso: os garçons explicam o cardápio sempre com um sorriso no rosto. O que faz você se aventurar com vontade entre as croquetas, os montaditos, os postres... Isso tudo acompanhado por um vinho, sangria, cava ou pela cerveja espanhola Estrella.

Vale a pena conhecer, porém na categoria tapas ainda acho o Venga mais saboroso e descontraído.
Bar e adega
"Bar e adega"

Fui ontem ao Entre Tapas com amigos e o ambiente é muito agradável, a comida é excelente, as croquetas, os montaditos...hum...amei! Um vinho branco maravilhoso! De prato principal pedi almondegas ao molho de cogumelos e vinho branco...com tortilha de batata...uma dleicia! ótimo atendimento, o dono é muito simpático e sempre esta a recepcionar os clientes, o chef tambem sempre esta indo nas meses, verificando o sevrico... eu indico!

Boa comida, boa carta de vinhos, bom atendimento. Fiquei feliz em conhecer esse restaurante, fiquei mais feliz ainda qdo vi que os preços lá são muito melhores do que a do meu "QG" Venga! O ambiente é bem informal, assim como o simpático proprietário. Humm... Rolou até uma taça de cava de "boas vindas". Quem vai com amigos, a mesa comunitária é um excelente lugar para se ficar.
Você conhece o Entretapas? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral