Empório Alto dos Pinheiros

Uma gigante carta de cervejas e boa gastronomia marcam o empório no bairro de Pinheiros
| Rank: 12º de 1138 | Bares e Botecos

Um lugar de ambiente agradável, o empório é conhecido pela diversidade de cervejas nacionais e importadas, seja para tomar na hora, quanto para levar pra casa. Além disso, a casa oferece um vasto cardápio tanto para quem quer almoçar, como para quem quer apenas beliscar algo enquanto aprecia uma boa cerveja. Um dos pratos mais indicados no almoço é o risoto.

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Ontem, finalmente fui conhecer o EAP.
Cheguei por volta de umas 16h e o bar não estava cheio (ainda).
Um ambiente bem legal e muito aconchegante, frequentado por gente bonita e inteligente...rs, tipo eu...hahaha
É tanta cerveja que a gente fica perdido lá dentro. É um paraíso.
Funciona assim: Existem as prateleiras e as geladeiras. Você escolhe na prateleira ou na geladeira mesmo e o garçom vem te servir. Se a cerveja que vc quer não tiver gelada, em mais ou menos 15 minutos eles gelam ela pra vc.
Vários rótulos dos mais variados preços de R$13 ao infinito....rsrs
2 coisas que não curti foi a escassez de banheiros....Como ficamos na parte de baixo, havia apenas 1 banheiro, e depois o cardápio de porções e quitutes.
Porções muito pequenas e caras, e ainda todas as que pedimos não tinham....Pedimos croquete, não tinha,pedimos pastel de angu com calabresa, não tinha....e no final ainda apareceu a porção de pastéis na conta. Ainda bem que vi antes de pagar.
Ao final de tudo, 2 porções e mais umas 7 cervejas ficaram na bagatela de R$250.
Sim, vá preparado pra gastar muito, pois nada lá é barato.

Há mais de 3 anos frequento o Empório Alto de Pinheiros para experimentar sua grande variedade de cervejas e pratos diferenciados. Toda a semana, mais de 30 torneiras de chopp estão disponíveis para você degustar uma cerveja diferente: Pilsen, Weiss, Pale Ale, IPA, Trapistas e muito mais. Além dos chopps, lá você encontra centenas de cervejas para todos os tipos de paladar. É a maior carta de São Paulo, sem dúvidas. Vale lembrar que a casa não comercializa as cervejas populares da Ambev.

Para harmonizar com a sua bebida, o cardápio oferece opções de bruschettas (tradicional e de cogumelos com queijo emmenthal), mini espetinhos de cordeiro com molho de hortelã, linguiças alemãs, risotos, peixes, entre outras. O Empório é frequentado especialmente por jovens, casais e algumas famílias durante os finais de semana.

Fui meio que temendo as reclamações pelo atendimento daqui, mas notei que elas faziam parte no turno da noite. Como fui almoçar neste lugar e vi o aviso de "Aberto agora" no aplicativo do Kekanto, fui com mais cinco amigos por lá. Ao chegar no local, fiquei louco por uma mesa ao ar livre. Mas estavam todas ocupadas e nos alocaram no segundo piso, em uma sacada. Uma delícia!

Quando se fala neste lugar, a primeira referência é com a variedade de cervejas que não encontra tão fácil por aí, como algumas marcas importadas como nacionais recentes e badaladas (como a Duff, comercializada por R$10,00 a garrafa por aqui).

Cheguei preparado para me assustar com os preços, mas não foi tão bem assim. O prato mais em conta sai por R$20,00 (gnocchi de mandioquinha ao sugo) até R$36,00 (risoto de camarão). E prepare-se que, apesar de ser porção individual, os pratos são bem generosos em quantidade. Já vi estabelecimentos oferecendo muito menos por um preço maior. O couvert gratuito é bem simples.

O menu é bem variado, com 12 opções de massas, três de peixes, sete de frangos, dez de carnes, três de quiches, seis de entradas, sete risotos, três de polentas, dez sobremesas, entre outros...

Todas as fotos que estão nesta resenha são de pratos que foram pedidos na minha mesa. Provei todos - como bom kekanteiro guloso que sou - e não reprovei nenhum. Magníficos!

Eu pedi um Peixe Mediterrâneo (tomate fresco, alcaparras, azeitona, manjericão e azeite extravirgem) acompanhadas de batara ao murro e brócolis ao alho. Provei também de uma amiga minha o Peixe Caramelizado no chutney de manga acompanhado de gnocchi de mandioquinha puxado no azeite extravirgem com alcaparras. Ambos por R$31,00 cada. De sobremesa, mandei ver um bolo úmido de amêndoas com compota de kinkan (uma laranjinha típica da China e que em Santa Catarina costumam chamar de Xinxim) e sorvete de iogurte.

Se você gosta de provar sucos exóticos, experimente o cuco de maracujá, gengibre e manga.

Duas atitudes honestas do estabelecimento que merecem registro:

1) os 10% não estão embutidos dentro da conta. Na própria comanda há um aviso de que a taxa não é obrigatória e, caso deseje fazer esse pagamento, este seria acrescido no caixa, no momento do pagamento, e toda a arrecadação é destinada exclusivamente aos funcionários.

2) a cozinha esqueceu de fazer um dos pratos pedidos. O menino que foi o único que não teve o seu pedido entregue reclamou e o garçom, na maior traquilidade, foi até a cozinha, voltou e admitiu que haviam esquecido de fazer, mas que a equipe estava agilizando para entregar o mais rápido possível, o que de fato aconteceu. Essa sinceridade do garçom deixou a maioria com uma boa impressão, pois ele poderia também tentar enrolar a gente ou querer "tapar o sol com a peneira".

Recomendo, ao menos, no horário de almoço.
"Peixe mediterrâneo (tomate fresco, alcaparras, azeitona, manjericão e azeite extravirgem) acompanhada de batata ao murro e brócolis ao alho"

Hoje em dia quando vou a Florianópolis, quase sempre acabo ao meio de cervejeiros artesanais e profissionais. Muitos amigos de infância, além de meu irmão, se engajaram na cultura cervejeira e este negócio se tornou forte na ilha. Em São Paulo, vários estabelecimentos já se dedicam às cervejas especiais, mas apesar de não conhecer todos, tenho certeza que nenhum seja tão completo quanto o Empório Alto dos Pinheiros.

Os números impressionam... só de cervejas artesanais brasileiras são oferecidas na carta da casa 27 marcas somando mais de 135 rótulos . No total, perto de 400 rótulos do mundo todo estão disponíveis, grande parte deles na temperatura certa para consumo, servidos no copo certo, da forma adequada e principalmente, pagando preços muito corretos.

Adoro levar alguma cerveja para casa, mas o que tomo aqui é sempre chopp. São em média 14 rótulos que vão variando a cada período. Normalmente tem 6 tipos de chopp Bamberg a 6,50 a pint,Wälls Tripel e La Trappe Quadrupel por 16 reais, Delirium Tremens e Delirium Christmas por 18, além de outras que mudam mais. Neste dia que fui a casa oferecia também a Hi5 Black IPA a 16, Guiness a 14 reais, além da Anderson Valley Mowkeef Saisonale e a Brother's Trippel por 21. Mas vários outros chopps artesanais brasileiros sempre pintam por aqui.

Comecei a noite com uma degustação de 5 estilos dos chopps Bamberg. Cada copo tem 220ml e a degustação custa 15 reais. De longe para perto comecei com a Pilsen, depois a Weiss, Kölsch, Rauch e Schwarzbier. Destaque para a Kölsch, edição limitada relançada pela cervejaria, com toques cítricos e frutados, perfeita para o verão. A Rauch também agradou bastante com seu marcante defumado.

Em seguida tomei a deliciosa Delirium Tremens. Sensacional!!

O menu da casa é bem grande com opções para quem só quer petiscar ou para quem prefere um jantar completo. Pedimos um excelente palmito assado na casca com manteiga e alcaparras. Cozido no ponto certo o palmito estava macio e saboroso.

De prato principal pedimos um escalopinho de filé com risoto de cogumelos. Achei o risoto com manteiga demais e que o escalopinho passou um pouco. E a raiva que me bateu de ter esquecido de pedir meu filé mal passado?

O outro prato foi um risto de limão siciliano que as meninas adoraram.

Outro dia que estive no Empório pude provar da chopeira a deliciosa Way beer do Paraná. É impressionante como temos produção em nosso país de cervejas tão saborosas.

E a fantástica Fuller's Organic Honey Dew. Já tinha tomado a Honey Dew em garrafa quando fui no encontro do kekanto no Rhino Pub, mas o frescor do mel no chopp me impressionou muito. O chopp não ficou doce, mas manteve suavemente o sabor do mel.

Garanto que os amantes das cervejas especiais ficarão como crianças em um parque diversões. Para onde se olhe o que se vê são muitas cervejas.

O Empório Alto dos Pinheiros é um lugar para quem quer em vez de beber muito, beber melhor, portanto have a nice beer!!!

O Empório Alto dos Pinheiros tem uma variedade muito grande de rótulos e de opções de chopp. Fui só para beber cerveja, não sei muito quais as opções de comida por lá, mas as mesas do lado pareciam ser boas.
Se está indo para beber cerveja, saiba que você não vai economizar, bebi o chopp mais barato (R$11), um pint de Fullers (R$18) e uma Coruja Extra Viva de 1 litro por R$38.
Tudo valeu muito a pena, pois o ambiente e a variedade de bebidas impressiona.

Gosta de cervejas internacionais? Então esse é o lugar certo!

Já tinha ido ao Empório Alto dos Pinheiros só para ir na lojinha, e já tinha achado bem boa, com todas as opções de cervejas importadas que eu já vi em diferentes supermercados, lojas de cerveja, etc. e algumas que nunca tinha achado no Brasil! Achei que seria mais caro, mas o preço não era muito diferente do que eu encontrava no supermercado… Mais recentemente fui pra ir ao bar mesmo…

Eles tem diversas opções de chopp desses internacionais que realmente não se encontra por aí (pelo menos eu nunca tinha visto chopp Leffe, Triple Karmeliet ou HB no Brasil, entre outros!)… No dia que eu fui acabei ficando com as cervejas de garrafa pela relação melhor preço/volume, mas com certeza voltarei lá para me acabar em chopps belgas! hahaha

Mas a opção das garrafas eu achei fantástica! Porque eles tem uma variedade absurda, e se não tiver disponível na geladeira, eles gelam e no máximo em 20 minutos você está tomando a cerveja da sua escolha geladinha! Nem acreditei! E como eu disse, apesar de "carinhas" os preços não são muito diferentes dos de supermercado para essas importadas! Fantástico!

As comidinhas são bem gostosas, não apostamos muito e ficamos no croquete de carne, e sanduíche de pernil (muito saboroso!) Mas da próxima vez ousarei mais e pedir talvez um Currywurst (tomara que seja bom)!

O ambiente é pra lá de agradável (mas confesso que mesmo se fosse uma espelunca eu voltaria!). Único cuidado que se tem que ter é que enche, mas enche muito mesmo! De pessoas ficarem bebendo em pé esperando vagar lugar… Então meu conselho é: chegue cedo, ou desencane de ir! O atendimento é ok, os garçons tentam ser amigáveis, pelo menos quando está mais vazio (chegamos cedo, porque sabíamos que enchia), e foi tranquilo… Mas talvez quando fique muito cheio a coisa fique mais complicada, percebemos que uma cerveja demorou pra chegar, mas depois que comentamos veio rapidinho, não sei como seria se continuássemos lá por mais tempo… Se não fosse isso seria nota 1000 (odeio lugares lotados!)

Dica de quem gosta de cerveja: Triple Karmeliet (ótima opção de belga para quem não gosta de cerveja amarga), La Choufe (belga, uma das minhas favoritas), Chimay (belga, Rouge-avermelhada é a que eu mais gosto delas, mas a Bleu-escura também é boa), Weinstephaner (alemã, do tipo Weiss como a Erdinger, feita na cervejaria mais antiga do mundo, de 1040).

Fui num sábado e por incrível que pareça, consegui uma excelente mesa, acho que tive sorte. Paraíso dos amantes de cerveja. Deve ser a maior carta de cervejas de São Paulo, mas eu sempre fico nas trapistas. Nhoque de gorgonzola com pailard de mignon divino. Tem até sorvete de cerveja, de vários sabores por sinal, mas não experimentei. Atendimento bom e rápido. Lugar para se voltar várias vezes.

Boa variedade de cervejas importadas, chop de trigo e vários produtos importados típicos de empórios.

O cardápio é variado, com pratos são excelentes!
O risoto de fungi é o melhor risoto que já provei, altamente recomendado!

Os precos são um pouco altos, o risoto foi em torno de 30 reais, mas são mesmo de alta qualidade.

O ambiente é pequeno, mas bastante agradável, com espaço aberto (tipo mezanino).
Você conhece o Empório Alto dos Pinheiros? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral