Elidio Bar

Considerado o bar mais tradicional da Mooca, foi fundado em 1959
| Rank: 41º de 1162 | Bares e Botecos

Considerado o bar mais tradicional da Mooca, foi fundado em 1959 por Elidio Raimondi, um senhor italiano que tinha como paixão a cozinha, o comércio e o futebol. O ambiente é aconchegante e conta com um segundo andar, graças a reformas feitas em 2008. A pedida é comer a bela feijoada (às quartas, sábados e domingos) e o Bolinho do Elidio, além das comidas tradicionais de boteco.

Conheça também Patrocinado
saiba como
Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo! Vila do Samba A melhor casa de samba de São Paulo!

Visitar o clássico ELÍDIO BAR na Mooca é sempre uma satisfação enorme para nós. Motivo? O bar continua impecável tanto no ambiente "chique" quanto no atendimento pra lá de eficiente de garçons como o Sr. Antônio com mais de 33 anos de casa e que nos atendeu tão bem.

Chegamos no Elídio Bar em um período de transição entre os clientes que comeram a famosa feijoada Premium do Elídio com o pessoal que chegava mais a noitinha para curtir os petiscos e principalmente o chopp brahma cremoso do bar.

Começamos com Heineken long neck e Chopp Brahma, ambos na temperatura perfeita... Não tinha como dar uma nota abaixo de 10 nesse quesito no concurso Comida di Buteco SP 2013. Opa...desculpa, o voto é secreto! E para acompanhar, nada melhor do que provar o petisco que tenta o título do Comida di Buteco: o CHIP ALEMÃO.

O Tira Gosto era um CHIP crocante de mandioca com patê de linguiça Blumenau muito bem temperada. Na verdade um canapé, mas ao invés do pão preto, a mandioca ao estilo chips. Conforme conversamos com a simpática Solange, uma das proprietárias e filha do Sr. Elídio, o petisco elaborado tinha como premissa ser uma entrada, um tira gosto simples para beliscar, se comer com a mão, enfim, um verdadeiro petisco de boteco, bem do jeito que o Sr. Elídio gostava...

O Elídio Bar é um dos bares mais famosos de São Paulo, na verdade quando se pensa em um boteco na capital paulista lembramos sempre do Elídio. Inaugurado em 1959, o boteco (hoje bem mais chique) ainda é referencia para os bares que surgem todos os dias na cidade.

Enfim, sempre que vamos ao Elídio Bar, o tempo voa. A vontade que dá é de ficar horas ali petiscando e botecando, não necessariamente nessa ordem. E você já foi no Elídio Bar hoje? Não esqueça de convidar a gente.

Data da Visita: 13/04/2013

Simulação de gastos para 2 Pessoas:
R$ 20,00 (Tira Gosto: CHIP ALEMÃO)
R$ 6,00 (Long Neck HEINEKEN)
R$ 6,00 (Chopp Brahma)
R$ 3,20 (10%)
TOTAL R$ 35,20

Bar tradicional da Mooca, localizado pertinho da Avenida Paes de Barros. Algumas gerações já passaram por lá e é comum encontrarmos famílias em que o avô, o pai e o filho têm histórias do Bar. Tem muitos acepipes espalhados por seu balcão que são de encher os olhos. Difícil fazer um prato pequeno!! Tudo saboroso e com gostinho de quero mais!

A Mooca é o bairro mais bairrista que existe e carrega no sotaque o cantado dos primeiros imigrantes italianos e a ginga de Adoniran. Quem mora lá, antes de ser paulistano, é mooquense. E nunca se muda. No máximo, troca de quarteirão.
Todo mooquense tem um segundo time (o primeiro é o Juventus) e se orgulha até mesmo do gol sofrido pelo moleque travesso, considerado o mais belo da carreira de Pelé.
Exageros à parte, é nesse ambiente que vamos encontrar o Elídio Bar, o mais tradicional do bairro e um daqueles lugarzinhos muito especiais, que nos surpreendem e nos encantam.
Quem dá nome ao bar é Elídio Raimondi, um simpático senhor nascido e criado numa das tantas tradicionais famílias italianas da região, de onde herdou três características facilmente observáveis: a vocação para o comércio, o talento para a cozinha e a paixão pelo futebol.
O bar surgiu de uma mercearia, criada no final dos anos 50 pelo pai do ‘seu’ Elídio no mesmo imóvel que está até hoje, na qual ele ajudou desde menino e acabou por se tornar um dos maiores inovadores dessa botecolândia em que São Paulo se transformou.
Foi nessa mercearia que ele resolveu criar seu próprio modo de cortar a mortadela, de preparar as alheiras, de misturar frutas nas batidas e, principalmente, de servir os petiscos: tudo à vontade, por quilo e no balcão, como ninguém fazia até então e como nos habituamos a ver hoje em tantos “botecos chiques” por aí.
A inovação caiu imediatamente nas graças da clientela e a casa da família Raimondi foi se tornando mais bar e menos mercearia até que, nos anos 70, aquele que já era conhecido na Mooca como “bar do Elídio” se tornou oficialmente o Elidio Bar.
De lá para cá, o tal balcão só fez se guarnecer ainda mais, oferecendo hoje mais de cem diferentes delícias da chamada “comida de botequim”, onde além da grande variedade de queijos e embutidos encontramos clássicos dessa “baixa gastronomia”, como roll-mops (sardinha curtida enrolada), morcilla, jiló frito, moela de frango e polvo ao vinagrete.
Mas as atrações do bar não param no balcão de acepipes. Há o chopp (Brahma, excelente, tirado de uma chopeira alemã), os coquetéis clássicos (destaque para o caju amigo) e, principalmente, as homenagens ao futebol.
Ocorre que Elídio é, desde pequenino, fanático por futebol. Palmeirense mas amante do futebol-arte de modo geral, ele ostenta um infinito acervo de fotos, publicações, souvenires, bolas, chuteiras, camisetas autografadas e outras relíquias.
Como as recordações já não cabiam nas forradas paredes do bar, a casa ganhou há alguns anos um segundo andar, que se transformou em uma espécie de “museu do futebol” particular, onde repousa uma coleção histórica sobre ídolos do esporte e onde cada objeto guarda uma história para contar.
E o que ainda não couber no acervo do bar, cabe nas lembranças do ‘seu’ Elídio. Grande conhecedor da história do esporte bretão, dono de um estilo narrativo todo especial, de uma simpatia ímpar e de uma memória de elefante, ele é, para muitos, a maior atração da casa.
“Faz tempo eu vinha procurando uma desculpa para não vir até aqui. Sabia que eu ia gostar. Alguma coisa em mim sabia. A briga agora vai ser para me tirarem daqui”. (Charles Bukowski)

Local muito bacana, ambiente legal. Super recomendo, tem petiscos sensacionais !! Pra quem reside na região da Mooca não pode deixar de dar uma passada por esse local. Bar tradicional do bairro, frequentado pela boemia, com certeza você vai gostar muito e voltar outras vezes. Recomendo a todos os meus amigos!

Em minha visita ao bairro da Mooca,resolvi conhecer o lendário Elidio Bar com o seu tradicional balcão de acecipes e antepastos e chopp Brahma cremosissimo! Realmente o bar tem a sua especialidade,eu e minha amiga fomos muito bem atendidas e provamos o "Bolinho do Elidio": bolo frito de carne com parmesão em cima,muito delicioso!

Mas confesso que eu mais gostei foi do pastel de bacalhau deles, servido individualmente,vem super recheado e bem temperado.

Para acompanhar chopp Brahma claro e escuro. Fiquei com vontade de provar os itens do balcão de acecipes,mas achei caro R$9,00 cada 100 gramas.

Em resumo o Elidio vale uma visita pela sua história dentro da Mooca,funcionando desde 1959,pelo excelente atendimento e por tudo ali ser bom e gostoso!
Você conhece o Elidio Bar? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral