Elevado Costa E Silva (Minhocão)

| Rank: 19º de 116 | Ar Livre

O Elevado Presidente Costa e Silva, também conhecido simplesmente como Elevado ou Minhocão, é uma via expressa elevada da cidade de São Paulo, Brasil, que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes.

Foi construído com o intuito de desafogar o trânsito de vias que, por cortar regiões centrais da cidade, não poderiam ser alargadas para ampliar sua capacidade. Assim, a solução seria a construção de uma via paralela sobre os logradouros para que a capacidade de tráfego fosse duplicada.

Lugar estranho é interessante para prática de exercícios, como corrida, ciclismo etc. ou mesmo passear com o cachorro, como já vi.
Quando não há atividades agendadas, fica bem vazio e tranquilo.

Quando não há atividades agendadas, fica bem vazio e tranquilo.

Existem espaços na cidade que são livremente ocupados por arte e cultura, o Elevado Costa e Silva é um deles.
Em meio a tanta insatisfação da população, o elevado se transforma em um parque de concreto aos finais de semana, com bikes, skates, festas, apresentações de dança, teatro e oficinas de pintura.

Apesar de todas as polemicas e problemas, o Elevado vale como uma ótima opção de passeio aos domingos e feriados.

Cortando no meio dos prédios da barra funda, Santa Cecília, o "Parque do Minhocão" é bem tranquilo e seguro durante dia e a noite. Bikes, skates, caminhada tem de tudo. E a paisagem é interessante e com muito contraste entre os diferentes bairros.

Vale muito a pena a visita!
Foto opinião do Caio Remedio sobre Elevado Costa E Silva (Minhocão)

Fui lá ontem 12/04 em um festival de comida de rua com barracas e Food Trucks e vi que lá muitas pessoas aproveitam que não tem fluxo de carros para andar de bike, skate e patins. Eu nunca tinha ido lá aos domingos e me cocei pra andar de bike ou patins. Quero retornar com pra aproveitar o domingo andando por lá de bike e curtir mais aquela região de sp. Só preciso providenciar a bike rs. Mas assim que providenciar eu volto com certeza.

Fui domingo no evento food truck, com a Taís e com a Carolina e Fernandinho, nossa deu vontade de comer de tudo, mas haja grana e estômago kkkkk. Comi um lanche com carne maminha embebido na cerveja preta, catupiry Philadelphia com crispy de bacon, estava uma delícia, e depois de um tempo comi uma tapioca de carne de sol, queijo coalho, na rapadura na manteiga bem light kkkkk eu recomendo. Foi a primeira vez que tinha ido a esse evento, e adorei.

É uma boa área para andar e correr. É legal olhar a paisagem e também dá para tirar umas fotos bem bonitas. Para quem vai se exercitar é bom ir em horários mais vazios pois aglomera muita gente. Grandes grupos e bicicleta, por exemplo, não são uma boa combinação. O maior ponto negativo é que não tem sombra, então em momentos de sol forte não tem para onde fugir. Quem vem de longe acha tudo muito exótico, mas para quem é da região é só outro lugar para passear com o cachorro.
Em metrópoles como São Paulo, que são mega cidades, não tem jeito, tem de ter vias suspensas, mas óbvio com tratamento acústico e sem as curvas acentuadas que limitam muito sua utilização, creio que o melhor seria dar outro destino a esse complexo viário.
Em grandes metrópoles no mundo todo as vias suspensas são amplamente utilizadas e necessárias, mas a formação da cidade de São Paulo, talvez não permita a construção de tais avenidas suspensas sem ter de derrubar muitos prédios, por não ser uma cidade planejada.

Muito feio e perigoso! Se fechar e tornar o local um jardim suspenso, para caminhadas e bike, encher de iluminação e entupir a parte de baixo de comercio, bares e pubs pode submeter o centro da cidade a um choque cultural. Mas como mudar uma coisa de ruim para boa é tão difícil nesta cidade, acredito que o destino do minhocão vai ser mesmo é implosão.

O elevado Costa e Silva é mais conhecido por Minhocão. Por lá costumam transitar carros e ônibus com destino à região oeste-centro, na Praça Roosevelt.

Na parte de baixo, há corredores de ônibus e vários moradores de rua que dormem durante o dia ou à noite.

Há muito se discute a derrubada dessa via expressa, pois, além de feia, desvaloriza os imóveis da região. Como os prédios ficam muito próximos ao Minhocão, há muito barulho e poeira que entra nos apartamentos dos residentes. É bom ficar atento durante a noite porque a iluminação ruim facilita a ação de bandidos.

Para melhorar um pouco a imagem e utilidade da via, aos fins de semana, o tráfego de automóveis é interrompido e o espaço é ocupado por moradores e visitantes no intuito de caminhar, correr, pedalar ou apenas tomar banho de sol.

Tão sinistro quanto o Minhocão é o Castelinho, construído em 1912, na esquina com a Av. São João, que foi cenário de um crime que assombra as pessoas até hoje, pois dizem existir assombração por lá. O que dá para perceber mesmo, olhando pelo Minhocão, é que o local está abandonado há anos.

O Minhocão também é usado na Corrida de São Silvestre anualmente.

Dica: Apesar do trânsito de veículos na semana, aos domingos e feriados o trajeto fica interditado para qualquer tipo de veículo. Uma oportunidade para andar de bicicleta, patins, skate, andar com o cachorro ou simplesmente caminhar e observar os detalhes de cada janela.
Foto opinião do Jéssica Toin sobre Elevado Costa E Silva (Minhocão)
Você conhece o Elevado Costa E Silva (Minhocão)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral