Donde Augusto

| Rank: 123º de 620 | Restaurantes

Tradicional restaurant de pescados y mariscos ubicado en el Mercado Central de Santiago

Uma das últimas vezes que visitei Santiago, fui conhecer o tão aclamado Donde Augusto, cujo restaurante se encontra dentro do Mercado Central da cidade.
Fomos recebidos pelo próprio dono pela qual nos indicou os melhores pratos a serem experimentados.
Escolhemos os seguintes pratos: lulas à dorê, a centolla (ou o king crab) - que acompanha arroz, batatas fritas e um molho - e a vieira ao alho.

Para mim, foi uma delícia, sem arrependimentos! Realmente deliciosos!
No entanto, são muito caros (dica: vá com amigos para dividir os pratos e o custo).

Em termos de ambiente, o lugar é aberto e frio (me senti como se estivesse dentro do CEASA) - então ok.
O atendimento achamos que tudo ocorreu dentro das expectativas - sem nenhum problema.

Em suma, acho que vale a pena conhecer, ainda mais para aqueles que querem experimentar a famosa centolla.

Bom restaurante, atendimento rápido e profissional. Pratos na faixa de 50-60 R$/pessoa porém, dependendo de sua fome, dá para dias pessoas. O problema: é aberto e está no meio do mercado central. À todo momento passam duplas cantando e pedindo "propina".
Comi um linguado e minha esposa um salmão ao molho de frutos do mar. Muito bons.

Para mim, foi uma delícia, sem arrependimentos! Realmente deliciosos!

Foto opinião do Fernando H. sobre Donde Augusto

Horrivel, sem dúvida o pior lugar que comi Santiago.

Pelo amor que você tem a você mesmo, não coma neste lugar.

Pedimos uma entrada de frutos do mar, veio camarão, peixe, ostras e outros, tudo ensopado em uma água completamente sem sabor algum.
Também pedi um peixe congro com salafa de batata com maionese, pelo amor de Deus, horrivel, peixe que era para ser gratinados veio crú, mandei voltar para passar mais. A salada de maionese de batata também horrível.

Faça um favor a você e sua família, resista a insistência dos garçons deste restaurantes e vá no restaurante quase ao lado, El Galeon, ao lado do quiosque do Turisticket Este sim é muito bom, comemos uma excelente Centoulla (bem cara)e um risoto de polvo maravilhoso.

Donde Augusto es mi restaurant favorito del Mercado Central de Santiago, y además uno de los más tradicionales y reconocidos del área. Se encuentra dentro del Mercado Central y es visitado por personalidades nacionales y extranjeras, quienes se toman fotos con el dueño y las usan para decorar el lugar.

La carta de Donde Augusto está centrada en los frutos del mar, hay pescados y mariscos preparados de diversas formas, acompañados de platos típicos chilenos, como la ensalada chilena, pisco sour y machas a la parmesana.

Mi plato favorito es la reineta a la plancha y los pejerreyes fritos, siempre acompañado de arroz, acá todo tiene sabor casero así que me encanta, también es muy rico con papas fritas porque las hacen en el momento. No dejen de probar este restaurant si están cerca del mercado, son productos frescos de nuestras costas.
Foto opinião do Constanza Richards Barra sobre Donde Augusto
Viajamos por Santiago e redondezas de 11 a 15 de maio, conhecemos lugares maravilhosos e comemos muito bem em vários lugares por onde passamos. Infelizmente, o Donde Augusto foi nossa pior experiência.

Localizado no Mercado Central de Santiago, havíamos ouvido falar que era um dos melhores restaurantes daquele lugar, apesar de um pouco caro, havia também algumas reclamações, mas não as levamos em consideração. Optamos por ele, para termos uma experiência gastronômica inesquecível. Que grande engano.

Antes de decidirmos em qual restaurante comer, fomos abordados diversas vezes pelo Sr. Luiz, uma espécie de gerente. Muito simpático, falando bem português, conversou conosco sobre futebol e outras amenidades e insistia para que comêssemos no Donde Augusto, por ser a melhor opção do Mercado Central. Quando finalmente nos convencemos a comer lá, ele nos acompanhou até uma mesa, chamou um garçom e...simplesmente não apareceu mais, nem mesmo quando o antipático garçom, que não tinha nenhuma paciência para nos explicar o cardápio e falava rapidamente em espanhol, nos deixou sem saber o que fazer. O antes simpático Sr. Luiz olhava de longe e se virava para cooptar mais clientes quando tentávamos chamá-lo.

Após algumas deduções nossas e repostas curtas e pouco esclarecedoras do antipático garçom, pedimos uma entrada chamada de “jardim de mariscos” e uma porção de camarões. Iríamos primeiramente degustar essas delícias (estávamos em quatro pessoas) e, depois pediríamos os pratos principais.

O “jardim de mariscos” estava horrível, tudo frio (até aí, tudo bem, era tudo meio a vinagrete, embora não o sabíamos), o problema estava na qualidade da comida e na quantidade. Começamos a comer e a repulsa foi unânime. Dois mexilhões enormes com gosto acentuado, claramente preparado há dias, um estava tão preto que se desmanchou assim que retirei da casca. Tudo tão carregado de vinagrete que fazia com que a comida toda tivesse o mesmo gosto. O garçom antipático disse que viria um pouco de centolla para degustarmos, mas o que havia era uma pasta carregada de vinagrete onde nem o gosto, nem a aparência e nem a consistência evidenciava qualquer presença de centolla.

A porção de camarão se resumiu a somente quatro camarões médios, isso por mais de 10.000 pesos, ou seja, mais de 10 reais por camarão. Se ainda estivesse bom, mas estava passado, gosto ruim de fruto do mar não fresco.

Como pode um restaurante dentro do Mercado Central, ladeado por barracas de peixes e frutos do mar maravilhosos e frescos, servir uma comida tão ruim e cara?! Pedimos a conta e fomos embora, completamente frustrados, não sem antes o garçom antipático reclamar que não deixamos a gorjeta. E nem sinal do Sr. Luiz.

Fica muito claro que, num País maravilhoso com o Chile, com gente e lugares fantásticos, existem algumas pessoas que se aproveitam de turistas desavisados para obter lucro fácil, denegrindo a imagem de um País tão encantador. Uma pena.

Restaurante localizado dentro do Mercado Central. Os garçons abordam os clientes nos corredores do nercado. Os pratos são bem preparados e são saborosos. Especialidade: frutos do mar do Pacífico, lógico!

Este restaurante localizado no mercado central(na verdade eles possuem várias unidades no local), é o tipico lugar para atrair turistas,que se encantam pelo tamanho do caranguejo assim como pela abordagem e simpatia inicial dos garçons,o que é na verdade um truque para atrair a pessoa para o estabelecimento.A pessoa fica tão maravilhada(o caranguejo realmente é muito bom),que não olha o preço no cardápio e depois se assusta com a conta(só o caranguejo custa 69000 pesos(aproximadamente R$ 313,00)!!
Assustou??Eu também,principalmente na hora de pagar a conta...
Mas é uma iguaria particular do Chile,e muito saboroso.
Mas confesso que se soubesse antes,tomaria mais cuidado.
Fica o toque e a dica!!!

A abordagem dos garçons é bem incômoda mesmo,

Porém eu tive uma experiência muito proveitosa! O Garçom foi muitissimo gente boa. Eu estava sozinho, e comecei a conversar com ele pedindo dicas de pratos, especialidades e etc. EU já estava procurando pelo Congrio e acabei fechando nele. (descartei o king crab na hora quando vi o preço. Principalmente se voce está viajando sozinho).

O prato vem muito bem caprichado, numa espécie de strogonoff de camarão, que aliás tinha uma quantidade até diria 'exagerada' de camarão. O prato fechou em torno de 30~40 reais. Um pouco acima, acredito eu devido ao turismo, mas valeu a pena sem dúvidas. O congrio é sem palavras.

Sentei numa mesa dentro do restaurante mesmo, onde quase ninguém fica. Escolhi de propósito pois fiquei exatamente de frente a cozinha. Consegui ver meu prato sendo preparado. O Garçom parece ter ido com minha cara mesmo. Ele pediu umas 3x pro chef 'caprichar' no congrio e disse que era pra sair rápido. Achei uma atitude bastante 'comercial' e que, psicologicamente ou não, veio rápido mesmo e bem caprichado! Quase não consegui comer o prato todo.

Voltaria facilmente.
Concordo com a Tatiana Campelo. É um restaurante no meio do mercado central de Santiago, pra turista ver. Eu me senti MUITO incomodada com a insistência dos garçons para que sentássemos logo e ele pudesse receber sua comissão. Na verdade, como o próprio Augusto falou, não são garçons. São vendedores.

Tinha acabado de chegar do Alasca, onde passei 15 dias comendo King Crabs e resolvi experimentar a Centolla chilena. Pra ser sincera, nem sei se é boa. Juro. Estava muito incomodada com o assédio dos "vendedores", sentei na mesa com vontade de conhecer o resto do mercado e estava me sentindo meio coagida. Mas vá lá. King Crabs e Centollas são deliciosos de qualquer jeito.

Antes, pedimos uns mariscos gratinados. Achei o queijo junto com o marisco meio enjoativo, mas como eu amo mariscos não dava pra recusar.

Se você quer realmente uma experiência gastronômica, vá a um restaurante fora do mercado. Se quer uma experiência turística, vá ao Augusto, no Mercado. Acho que faz parte a gente cair nessas armadilhas pra turistas...
Você conhece o Donde Augusto? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral