Dona Zefinha

| Rank: 6º de 164 | Bares e Botecos

O Dona Zefinha desembarca em Porto Alegre para oferecer aos nossos olhos e bocas os sabores de uma região marcada por deliciosos contrastes.

Do litoral nordestino, receitas de peixes, crustáceos e frutos do mar.

O caminho das águas nos leva ao encontro do sertão, na trajetória do cangaço, onde o sol domina e dita as regras, a terra árida nos surpreende com pratos variados e originais como as famosas carne de sol com macaxeira, chambaril, cuzcuz, feijão de corda...

Uma das coisas que mais gosto na vida é viajar, mas as vezes é impossível, pelas mais diversas razões, nestes momentos é que se usa a criatividade. Foi assim que conheci o restaurante Dona Zefinha. Para poder ficar a vontade fui de táxi. E pude experimentar uma caipirinha muito especial. Mas o mais importante é que o cheiro do ambiente nos leva aos restaurantes nordestinos, pedimos uma caldeirada de frutos do mar, maravilhoso, não deixando nada a desejar em relação ao mesmo prato no nordeste. O atendimento é outro fator importante, fui muito bem atendido.
Foto opinião do Valdelei José Corrêa sobre Dona Zefinha

Adorei trocar nossa comida tradicional por pratos com, digamos, mais ~sustância~, muito sabor e picantes! O atendimento foi atencioso e os drinks muito bons! Meu toque predileto foi a pimenta biquinho como um dos ingredientes do prato! Ainda, a decoração te tira de Porto Alegre e te transporta para um mundo mais colorido!

No coração da Cidade Baixa o bar surpreende quando você acessa a parte interna. A decoração excessiva é contagiosa. Os guarda-chuvas presos no teto, as cores nas paredes e nas roupas dos garçons alegram a casa. Contagia!
O cardápio é bem diferente dos bares da região, carregada na culinária nordestina. Pra beber, cervejas (pouca variedade) e chopp (Brahma, Amstel e Heineken).
Bacana!
Estoy grávida e foi pésimo o atendimento. Para o anivrsario do meu esposo eu comprei um Groupom do Dona Zifinha A gerente brigou com meu marido pelas regras do Groupon. A gente não conseguiu comer pela briga da gerente. Eu fique doente no restaurante pela briga. O Groupon foi validado e a gente não pode comer pela briga da gerente. Foi realmente constrangedor. Péssimo atendimento da gerente. Situação surreal!!!

Que lugar maravilhoso!

Você chega e já é recepcionado por uma "baiana", vestida a caráter. Todas as referências são de coisas do nordeste do nosso país. A música que toca, claro que é o axé (pelo menos no dia que eu fui).

O cardápio só tem comida de lá como carne de sol, cuscuz, muitos pratos com frutos do mar, acarajé... É muita coisa deliciosa! E o legal é que o nome das coisas que são diferentes em cada região tem o nome de lá, como é o caso do nosso aipim que no cardápio tem o nome de macaxeira e a abóbora que tem o nome de jerimum.

Eles tem um monte de caldos quentes e você pode experimentar um pouco de cada. É só falar pro garçom que você quer degustar os caldos que ele te conduz até o local e te serve num copinho. Experimentei um de siri com macaxeira que estava divino, um de lagosta com alguma outra coisa que eu achei mais ou menos, e um de queijo coalho com milho que estava tudo de bom!

Vale a pena conhecer!!
Pratos típicos nordestinos sensacionais. Acarajé ótimo e não deixa a desejar!!! Pra quem é nordestina como eu posso indicar de olhos fechados! Comida muito parecida com o que se come lá na minha terra!!! A carta de vinhos deixa a desejar, caso queira algo do tipo. Mas em compensação a caipirinha é ótima, que é o que mais combina com esses pratos típicos não acham????

O dona Zefinha te dá o clima do nordeste, mas prepare-se para preços salgados como carne de sol. As porções são pequenas, então você precisa pedir mais de um prato para poder se satisfazer. Fora o fato de ter os valores meio salgados, a decoração do lugar é um primor, o atendimento é excelente e a experiência fica completa com o chopp heineken sempre muito bem tirado!

Lugar muito agradável e interessante. Atenciosamente decorado, ótimos pratos da culinária nordestina. Comi o grande encontro: prato que vem aipim, carne de sol, lingüiça do nordeste, feijão arroz, farofa e vinagrete. Aproveitem pra misturar o feijão com o vinagrete. Tem Bons chopps e deliciosas sobremesas. E tem um buffet de caldos que se pode fazer uma degustação... Hummm! Uma delícia!

Um cantinho do Nordeste na Lima e Silva, com a decoração totalmente temática. Durante a noite, é um dos bares mais concorridos da rua. São várias opções no cardápio, desde carne de sol e queijo coalho a acarajé, passando por pastéis, bolinhos, vatapá, tapioca, escondidinhos, filés... enfim, comidas nordestinas servidas como comidas de buteco. O atendimento é que não achei lá essas coisas, mas numa casa sempre lotada, é um desafio manter a qualidade nesse quesito.

Estive nesse lugar a algumas semanas atras, sinceramente?
Gostei do ambiente, mas acho que nao retorno por simples fato de comer. Fui convidada por uma amiga que conheci nos eventos do Kekanto, entao a farra foi certa. O ambiente é muito legal, mas as comidas todas tipicas nordestinas e o modo de atendimento tambem, eu sinceramente sou bem BARRISTA gaucha chata tambem, Nao gosto do garçom o tempo todo indo a mesa ou rondando pra oferecer coisas, pois penso que se queremos algo podemos os chamar e assim eles nao ficam "dentro" de nossas conversas. Sem falar que eu achei o preço um tanto carinho para o que foi solicitado.
Adorei
"Adorei"

Esse lugar traz para Porto Alegre um pouquinho da culinária mais picante do Brasil, um gostinho do nordeste, adoro, um preto que achei maravilhoso foi o baião de dois, um feijão branco, com carne de sol, tudo de muita qualidade, a decoração também nos trás características de estar em outro estado, bem aconchegante e cheio de comidinhas diferentes, recomendo

Adoramos esse bar, meu marido é de Olinda/PE, ele se sente em casa aqui. A decoração é uma gracinha, repleta de referências do nordeste mais especificamente de Pernambuco. Música ambiente e dvds regionais. Do cardápio: a macaxeira "papinha" (quem é de lá sabe do que estou falando, quem não sabe, é aquele aipim que desmancha) com manteiga de garrafa, dá água, nós preferimos com carne de sol. A versão local do escondidinho, o achadinho, também é deliciosa. Sem falar das tapiocas de diversos sabores e dos caldinhos. E em especial, uma carta de cachaças, incluindo o tradicional Ele e Ela, uma dose de cachaça e um caldinho. Quem gosta de carnaval, não deixe de perguntar sobre o Galo de Porto.

Um excelente lugar para saborear comida nordestina em especial pernambucana.
A macaxeira com queijo coalho e carne seca é quase igual a da Dona Noca de Olinda.
Existem outros pratos maravilhosos, um dos que mais gosto é o achadinho de camarão.

Agora no inverno tem uma variedade de caldos e sopas que é uma delicia.

O restaurante é temático, a decoração é linda e sempre ao som de uma voz nordestina, excelente musica!
Você conhece o Dona Zefinha? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral