Consulado Mineiro - Cônego

| Rank: 17º de 516 | Restaurantes Brasileiro

O Consulado Mineiro oferece o melhor da culinária de Minas Gerais em um casarão rústico, com mesas, cadeiras e lustres elegantes. Com um cardápio extenso, o feijão tropeiro é o carro-chefe da casa. O local, fundado em 1991, também oferece mais de 100 cachaças diferentes e uma especial feita pelo restaurante. No local, o cliente ainda encontra um espaço para comprar tradicionais artesanatos mineiros.

Sou fã de comida mineira, já fui em vários restaurantes, mas o Consulado da Cônego é o melhor, tanto na cortesia do proprietário, Chef Fernando Carneiro, como nos pratos. Pedimos o Leitão à Pururuca, que vem dentre de um "porquinho", que charme! Quando provamos o primeiro pedaço, sentimos que acertamos na pedida. Que maravilha. Crocante, sal na medida certa. Para acompanhar pedimos caipirinha e uma cerveja... caiu muito bem.
O ambiente é muito aconchegante com cores e decoração marcante.
De terça a sexta, oferecem um buffet self-service bem completo e pelo que vimos com muita variedade. Recomendamos.
Foto opinião do Paloma Maluf sobre Consulado Mineiro - Cônego

É uma opção de restaurante mineiro, porém não achei nada sensacional. A comida era boa mas não aquela comida saborosa que dá gosto, achei que tinha poucas variedades comparando com outros restaurantes mineiros, achei a variedade de comidas mineiras pequena, não estava muito típico. Eu optei pelo Buffet à vontade, acredito que 29,99. Mas o buffet é pequeno e acabou não valendo muito a pena. O Ambiente eu achei lindo, todo rústico e bem decorado, agradável de ficar, mas não retornaria pelo custo benefício.

Durante a semana oferece buffet a vontade por um preço fixo na hora do almoço. A comida é gostosa mas não é espetacular e algumas vezes precisei alertar o garçom de que estava fria. Para mim, o destaque é sempre o feijão tropeiro.

Fui conhecer o famoso Festival de Sopas. É maravilhoso! Uma grande variedade de sopas, como caldinho de feijão, mandioquinha, mandioca com carne seca, entre outras. Como "sobremesa", canjica com leite condensado para colocar em cima...huuuum.
Como chegamos e o buffet ainda não estava pronto, pedimos de entrada uma porção de bolinho de arroz que estava deliciosa!

No feriado de Tiradentes eu fui almoçar no Consulado Mineiro e nós pedimos um prato com tutu de feijão, bisteca ( carne de porco), arroz, farofa de milho com pedacinhos de banana, torresmos, couve bem temperada. O prato custou R$ 71,00 para 2 pessoas. Muito bom, comida muito boa. Tem também uma lojinha com doces de Minas, doce de leite, ambrosia, doces em calda, vários tipos de pinga, etc....

Consulado Mineiro é um dos restaurantes da região da rua dos pinheiros que foca em gastronomia regional. Cujo os destaques são os preços e o ambiente bacana.

Fui num jantar, mas acredito que o espaço seja mais bonito de dia, pela forma como o lugar utiliza o ambiente externo. A parte de dentro me afeta a alergia por conta do cheiro gritante de madeira já velha. O cardápio é bem servido e focado até demais nos tradicionais da região mineira, entretanto existe uma mesa de tapas de sabores regionais em pães bem grandes ao módico preço de 2$ cada, melhor do que pedir um prato por 50$ por exemplo, não achei esperto por parte da casa.

O atendimento é bom e os pratos demoraram um pouco mesmo com a casa vazia e o prato que servia duas pessoas, servem 3 e sobra. Os preços são em torno de 50$ - 70$ e as bebidas em torno de 7$.

Quanto ao sabor dos pratos, ficaram aquém das minhas expectativas, ouvi falar que eram muito bons, na verdade é apenas normal, sem grandes destaques.

Após caminhar muuuito pra buscar um lugar legal pra jantar, acabamos encontrando o Consulado Mineiro. Como o lugar parecia bem charmosinho, entramos... Mas confesso que não era bem comida mineira que queríamos. Porém, aquela sacada com plantinhas,a casa toda rústica, tudo muito "cute-cute" chamou nossa atenção.

No cardápio, pratos bem tradicionais mineiros (lógico) e petiscos como bolinho de mandioca com carne seca, mandioca frita de todos os tipos, pasteizinhos etc. Mas, surpreendentemente, havia uma mesa com "tapas" - mas não as tradicionais espanholas, na verdade, eram finger-foods. Havia uma torradinha com carne moída, outra com calabresa e queijo (muito boa), pão de queijo grande, tortilla de millho. Um carnaval só! Cada "tapa" era muito grande e custava apenas R$ 2. Comer dois desses já encheu: para o cliente é uma maravilha, porque se você come só aquilo, não precisa nem pedir mais nada; aí é um tiro no pé para o estabelecimento....rs

Mas a fome era grande e acabamos pedindo também o escondidinho de carne seca (R$ 45). Serve duas pessoas muito bem - até três. O escondinho era ok, nada espetacular. Achei que por ser um restaurante de comida mineira, ia ser mais surpreendente.

Enfim, lugar bom se você quer comer a custo baixo. Mas a qualidade da comida não me surpreendeu taaaanto quanto esperava.
Você conhece o Consulado Mineiro - Cônego? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral