Consulado Mineiro - Benedito Calixto

| Rank: 7º de 518 | Restaurantes Brasileiro

O Consulado Mineiro oferece o melhor da culinária de Minas Gerais em um casarão rústico, com mesas, cadeiras e lustres elegantes. Com um cardápio extenso, o feijão tropeiro é o carro-chefe da casa. O local, fundado em 1991, também oferece mais de 100 cachaças diferentes e uma especial feita pelo restaurante. No local, o cliente ainda encontra um espaço para comprar tradicionais artesanatos mineiros.

Promoção

Aniversariante ganha uma sobremesa como cortesia.

Um Restaurante muito bom, localizado na Praça Benedito Calixto, para ser visitado principalmente aos sábados durante a Feira de Antiguidades (que é sensacional). O atendimento é muito atencioso, muito eficiente, de verdade muito bom. A comida Mineira além de ser deliciosa é muito farta, com pratos muito, mas muito bem servidos mesmo. Os preços são bem razoáveis. Não possui estacionamento mas possui serviço de Valet. Fica muito cheio e é necessário paciência mas vale a pena.

Gosto bastante da comida mineira. Sei que é meio gorduroso, mas quando vou, é pra comer sem culpa e apreciar bastante, então pedi um Ibitipoca, que um mexidão com carne de sol, lombo, arroz, feijão, couve, torresmo, queijo e ovo. Eu pedi esse prato principalmente porque tinha torresmo. Hahaha. E o prato é muito bom. Molhadinho, a mistura dos ingredientes combinam muito bem e custou cerca de R$25,00.

Atendimento bom, tem wifi no local e aceitam TR (UHU!!!). Fui mais ou menos às 13:00 de uma quinta feira e estava tranquilo.
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Consulado Mineiro - Benedito Calixto

O restaurante ‘Consulado Mineiro’ é (como o nome revela) especializado em comida típica mineira: das entradas á sobremesa, com direito à dezenas de cachaças e artesanatos típicos da região. Ele possui duas filiais em São Paulo, uma em plena feirinha ‘Benedito Calixto’ e uma bem perto dali, na Rua Cônego Eugênio de Lima, 504, ambos em Pinheiros. Optamos pela unidade da ‘Conêgo’, que trata-se de uma charmosa e grande casa antiga, com várias salas transformadas em salão com mesas e até uma pequena lojinha de cachaças e artesanatos mineiros. O ambiente é lindinho:  com paredes estilo pátina cor de laranja, mesas e cadeiras de madeira estilo ‘casa da avó’, ilustrações moderninhas de igrejas mineiras e lustres antigos lindões. O atendimento foi bom, mas poderia ser melhor, pois devido a hora (eram 19h e o restaurante estava muito tranqüilo pois, quem se arrisca comer comida pesada e mineira no jantar????), acredito que os garçons estavam um pouquinho displicentes, mas nada que tenha atrapalhado a noite com umas ‘pequeninas demoras’ na hora de anotar o pedido da sobremesa ou trazer novamente o cardápio. Em geral foi tudo bem tranqüilo e gostoso.

SABORES:     Entrada e bebidas: Água com Gás (R$2,70) e Refrigerante (R$3,50): preço justo e vieram com cubos de gelo! Porção mista de mandioca frita com torresmo (R$15,00) que estava deliciosa: mandiocas macias por dentro e crocantes por fora e torresminhos no ponto, crocantes e com bom equilíbrio entre carne e gordura. Hummmm, delicioso! Nos esbaldamos!

Prato Principal: Tutu Especial ( tutu de feijão com lingüiça e ovos, arroz, lombo, torresmo, farofa de banana e couve (R$ 56,00 servindo tranquilamente 3 pessoas)... estava tudo muito gostoso:  com arroz soltinho e quente (fumegando), couve macia, torresmos crocantes, fatias de lombo tenras, cozidas no ponto e muito saborosas, tutu ‘mólinho’ na medida certa... Tudo caseiro e delicioso. Nos esbaldamos de novo!!!

Sobremesas: Para o André o tradicional Pudim de leite (R$6,00) que estava muito bom... lembrou os das nossas mães e, para mim, Banana Real (R$6,00) que era um tipo de ‘torta sem massa’ com camadas de bananas carameladas, creme e suspiro com raspas de limão: muito gostosa e farta... Achamos as sobremesas com um preço ótimo (todas do cardápio eram 6 reais cada), principalmente se formos comparar com as dos outros restaurantes que fomos. Refeição fechada com chave de ouro!

DISSABORES:Atendimento um ‘tiquinho’ displicente devido ao adiantado da hora e ao pouco movimento do restaurante... mas nada que atrapalhasse a noite.

GRAN FINALE:Comida mineira bem feita e farta como se deve ser... noite agradável com saudades e desejos culinários saciados... Adoramos!!!Os preços são ótimos, pois com uma opção de prato se come em duas ou três pessoas tranquilamente e todos eles (os preços) estão no cardápio on-line disponível no site do restaurante. Eeeeeee! Realmente, por estas duas razões, não se leva susto ao pagar a conta, que, no nosso caso ficou em 51 reais para cada um com direito á: entrada, prato principal fartíssimo, bebidas e sobremesas. Custo-Benefício excelente!!!! ‘Comida de Avó’ de interior super gostosa mesmo!!!!! Vimos um leitão á pupuruca servido na mesa ao lado que ficamos babando!!!

Ehehehe! Vamos voltar lá!!!!Vá antes das 13h ou depois das 16h da tarde, pois caso contrário, você encontrará a casa lotadérrima!!! Há estacionamento conveniado e você estará quase na esquina da Rua dos Pinheiros: local conhecido da cidade.

Adoramos e pretendemos voltar com a família inteira!!! Rsssss

Vale mesmo a pena!!!!
Foto opinião do Erica Cristina Almeida sobre Consulado Mineiro - Benedito Calixto

Se você gosta de uma boa comida mineira com preço justo, o Consulado é uma boa opção! Esta unidade fica perto da Benedito Calixto em uma pracinha bem tranquila.

Eles tem vários pratos executivos e eu optei pelo filé com fritas e ovo que custava R$ 25.50. Os pratos sairam até que rápido e carne que veio era gigante! O pagamento pode ser feito no próprio balcão.
Foto opinião do Bruno Yoshimura sobre Consulado Mineiro - Benedito Calixto

Especialista em Restaurantes Brasileiros com 22 opiniões na categoria

Comida mineira bem farta e bem feita a preços módicos. A localização é interessante, fica numa praça, sendo fácil estacionar, exceto aos sábados por conta de uma feira de antiguidades e artesanato.

Eu gostei do Consulado Mineiro. O lugar é bom e o atendimento agradável, mas a comida não me satisfez muito. A questão da comida é gosto pessoal. Não tinha nenhum problema com ela. Eu que não gostei mesmo, mas estava bem temperada, veio em grande quantidade e satisfez a fome. Pedi uma Vaca Atolada, mas não sou tão fã de carne de panela. Prefiro assada. Pedi esse prato por ser um dos destaques da casa. Repito: quem gosta desse tipo de prato ia achar maravilhoso. Eu que não gosto não achei ruim. Estava bom. Fui provar algo que nuca comi e não gostei.

O ambiente é ótimo. Peguei a mesa que fica na varanda do primeiro andar (que sorte!) e tive com exclusividade a vista da Praça Benedito Calixto em um dia de sábado, quando acontece a famosa feirinha. Foi legal. As moças da recepção eram simpáticas e os garçons também. Logo vinham atender, o único problema é que já vinham oferecendo a bebida. Os restaurantes estão com essa mania agora. O prato chegou rapidão.

Os valores são relativos. Depende do prato. O que pedimos com certeza dava para umas três pessoas. Dividindo por dois ficou em torno de 30 reais para cada um com as bebidas inclusas. Repito: com certeza dava para três pessoas. Voltarei para o Consulado Mineiro, mas para experimentar outros pratos.
Você conhece o Consulado Mineiro - Benedito Calixto? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral