Consolato Generale d'Italia in Curitiba

Consulado / Embaixada

Endereço: Shopping Itália (Rua Marechal Deodoro, 630) - Shopping Itália - piso 21º, Centro - Curitiba , PR - Brasil - 80010-010

Horário de atendimento ao público:

De segunda a quinta das 9:00h às 12:00h

Por o Brasil ser um país de muitos imigrantes italianos e seus descendentes, há uma fila muito grande de pessoas em todos os dias e horários de atendimento do consulado, buscando documentos, carimbos e outros que auxiliem na busca dos antepassados e na prova desta descendência e por consequencia na possibilidade de cidadania italiana.

Consulado que representa os cidadãos italianos dos estados do Paraná e Santa Catarina, e também os descendentes que necessitam informações. Horário de atendimento super restrito, devendo ser agendado senão não será atendido de forma nenhuma. Sempre há muita fila no local, mas muitas informações se conseguem no próprio site.

O Consulado Geral da Itália em Curitiba fica no tradicional prédio do Shopping Itália, localização ótima. Mas o elogio fica por aqui.
Primeiro, o site do consulado é muito ruim. Muitas informações que precisamos não constam lá. Ainda, no mesmo site, indicam um telefone para tirar dúvidas. Liguei 2 dias seguidos contínuamente e não consegui falar (desconfio que deixam fora do gancho - não é possível!!!). Fui presencialmente e fui atendida com a aquela educação italiana.
Vá com paciência porque o atendentes não leram/aprenderam a cartilha de um bom atendimento.

Quando fui lá com uma amiga foi normal,demorou um pouco por causa da entrevista,mas foi para tirar visto de turista,fiquei sentada esperando e observando pois a sala de espera com a entrevista era a mesma só a mesinha da entrevistadora um pouco afastado,mas nã notei nada de incomum lá. Ela saiu toda alegre de lá por ter dado certo o seu pedido de visto,pois ela é chinesa acho que de taiwan. (eu acho). Lugar apertadinho,cadeira nada confortável ,isso porque na hora tinha só eu e mais um sentado(rsrsrs)esperando. Já faz um tempinho,não sei se mudaram a decoração de lá. (tudo muito simples e antigo)

Se você precisa ir ao Consulado da Itália em Curitiba, prepare-se para ser tratado com desrespeito e hostilidade. Vá preparado! A menos que algum funcionário tenha ganho na mega-sena por exemplo e esteja mega feliz por ser seu último dia de trabalho.
Estive lá hoje pela manhã acompanhando minha irmã que recebeu um email dizendo que sua documentação para a cidadania Italiana estava pronta p/ ser retirada ( depois de 5 anos de espera, e mais de 80 emails enviados). Eu também tinha algumas dúvidas sobre como renovar meu passaporte italiano e aproveitei a ida para esclarecer essas dúvidas.

1º - Não adianta pedir informações, eles dizem que TODAS as informações estão no site. Não consegui tirar nenhuma dúvida, e quando perguntei se eu havia perdido a viagem indo até lá, o atendente disse que sim, e que não era problema dele.
2º - Entregaram a documentação para minha irmã e disseram que ela deveria conseguir a cidadania somente na Itália, em alguma prefeitura de alguma cidade. Não sabiam dizer se iria demorar, nem como era o procedimento e também não davam informações se ela iria conseguir ou não ( como se viajar p/ a Itália fosse simples).
3º - Como estávamos de mãos atadas e sabíamos que o Sr. Atendente simpático não nos daria mais informações, tentamos vencê-lo pelo cansaço. Continuamos fazendo perguntas para tentar facilitar nosso entendimento sobre conseguir a cidadania apenas na Itália, como ele informou. E o Sr. Atendente robô só sabia responder: " Informações no site". " Não damos informações aqui".
4º - Chegamos às 8:30h e fomos atendidas (mal atendidas) somente as 11:00h.

Saímos indignadas, com uma sensação de impotência e com a certeza de que tudo seria resolvido em no mínimo + 5 anos. Foi difícil.

Este é um local onde as pessoas deveriam se sentir acolhidas e bem recebidas, afinal, todos estão indo atrás de um direito oferecido pelo governo Italiano, direito este que foi adquirido pelos nossos ancestrais que ajudaram a construir o Brasil numa época difícil e foram acolhidos pelo governo brasileiro.
Não existe necessidade em manter uma estrutura para atender ao público sendo que as informações estão no site e os funcionários não se esforçam para prestar um bom serviço.

Todas as pessoas que estavam no Consulado naquela hora se mobilizaram mostrando-se revoltadas com o péssimo atendimento.
Você conhece o Consolato Generale d'Italia in Curitiba? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral