De segunda a sexta, um bar. Nos domingos, é servido um legítimo almoço peruano.

O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros fazem parte da agenda do Comitê.

Bar com estilo bem alternativo, com referências a diversos países da América Latina, oferece cervejas, cachaças e empanadas (que são um tipo de pastelzinho assado argentino). As empanadas são deliciosas e saem por R$5,00 a unidade. Tem a opção de cerveja província red ale por R$8,00. Muitas vezes, rolam apresentações de bandas com temática latina, assim como algumas intervenções culturais, como debates. Ali pela meia-noite, o bar fecha, mas antes, é possível ficar nas áreas abertas e na rua. Só no verão é bem quente dentro, pois só tem ventilador. Muito bacana e diferenciado.

via mobile

Conheci o comitê com a promessa de fazer uma visita a um local diferenciado.
É um casarão decorado como se fosse uma aconchegante casa de amigos. Aliais esse é o clima do local. Pizzas, empanadas cervejas locais.tudo acompanhando de molho chimichurri delicioso e na medida.
Água do filtro é por conta da casa.
porém o local não aceita cartões leve dinheiro (e algum extra) porque no cardápio só tem gostosura e a cerveja gelada sempre convida a sidera!

Recebi o convite do nosso querido Lucas Nobre e fui conhecer o Comité Latino Americano. O lugar é super simples, não tem luxo nenhum. Mas a comida... Ahhh! Essa é de dar água na boca! Pedi um frango ao vinho, mas experimentei também uma coisa de batatas do Lucas, que apesar de apimentada, era uma delícia! Experimentei também um pisco sour muuuito bom!! E o preço é uma coisa linda, R$ 20,00 o prato, sendo que é muuuuuuito bem servido!!! Super recomendo!!!

Assim.... diferente do cara que inaugurou a opinião do lugar.. eu tive uma experiência bem diferente... fui numa sexta feira a noite e destaco que o que mais me chamou a atenção foi o ambiente, por vários fatores: o público que frequenta tende a ser latino americano o falante de espanhol, um tanto alternativo/diferenciado, com simpatia pela "esquerda"política na américa do sul, há bandeiras de vários países nas paredes onde também são ilustradas figuras como Violeta Parra, Carlos Meringhella, sem contar que a aparência é quase de um lugar construido na pedra ou um sótão onde se conspira alguma coisa, com mesas de madeira e cadeiras daquelas trançadas... Vale a pena porque é típico por si só e simples de fato. Achei legar tbem o mapa da América desenhado com tijolos a vista na parede...

Pra comer haviam empanadas (as típicas argentinas de carne com passas, muito boas), de queijo, tbém boas, integral de espinafre, e algumas pizzas (massa argentina, porém pequenas.. calabresa, quatro queijos). Pra beber.. cerveja, pisco, e o melhor.. um vinho tinto chileno seco muito bom, mas muito bom mesmo (Tirruca eu acho q era o nome..) vale muito a pena. Vale destacar o seguinte... mesmo que não se toque no palco (acho que alguns dias tem musica ao vivo la) cada um leva um violão e toca na sua mesa para os amigos... muito a vontade assim... nada formal...

Se queres um lugar simples, diferente, num ambiente mais rustico/velho (como uma casa antiga), com uma cara latina, no hay duda este lugar es lo que quieres hermano!!!!! UTilidade pública: Nao aceitam cartões lá....

É domingo e você está na Redenção? Sugiro que você almoce aqui depois de um chimarrão no brique. Aqui funciona um bar de segunda a sábado pela noite e aos domingos durante o dia (e apenas nos domingos, veja bem!) é servido um almoço tipicamente peruano. O boca a boca me fez chegar neste lugar!

Se prepare para chegar em um estabelecimento pequeno e bem simples. A decoração e a música que toca por lá remete a elementos da parte hispânica da América Latina. Os garços, estrangeiros, atendem em portunhol. Prefira as mesas que estão perto das janelas-sacadas. São mais agradáveis de permanecer e se aproveita a iluminação natural do ambiente.

Sugiro que você peça um aperitivo ao chegar. Há duas excelentes opções. A primeira é o Coquetel de Algarrobina, que é uma bebida que leva pisco (aguardente peruana feita de uva), leite, açúcar, gemas de ovos, canela e um negócio que eu não sei o que é até hoje: algarrobina. E a outra opção é a minha preferida: o Pisco Sour, um drink feito de pisco, suco de limão, açúcar, clara de ovo, xarope de açúcar e gelo picado.

De entrada, eu sempre peço o tradicional Ceviche con Cancha, um prato peruano famoso mundialmente que é peixe cru marinado no suco de limão conforme você pode ver em uma das fotos. Ao lado do ceviche e da porção de arroz, está o Ají de Gallina, feito com frango, alho, um ingrediente chamado ají amarelo, pão, azeitonas, caldo de frango, leite evaporado, nozes ou amêndoas picadas, queijo parmesão ralado, azeite vegetal, papas amarillas (tem coisas que eu não consegui traduzir para o nosso equivalente), ovos cozidos, sal e pimenta.

Já tive oportunidade de provar Papa a la Huancaína (batata com molho que vai amendoim, óleo, uma leve pitada de pimenta, ovos e outros ingredientes). No cardápio também pode-se provar arroz com mariscos, frango ao vinho, Estofado de Pollo e Lomito Saltado.

Na carta de cervejas, algumas marcas hispânicas. Entre elas, a uruguaia Patrícia.

Peça um chá de coca após sua refeição ;)

Vá com DINHEIRO na carteira que aqui cartões não são aceitos. Quanto? Esta é a melhor parte: um almoço aqui de domingo é uma experiência legal e INCRIVELMENTE BARATA. Vale mesmo o custo-benefício.

Lá eu fiquei sabendo por meio de um simpático peruano chamado Carlos que a comunidade peruana de Porto Alegre costuma organizar jantares mensais no CTG Estância da Azenha - lá na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, perto do Fórum - onde todas essas delícias são servidas na forma de buffet e todos podem se servir à vontade e, depois, é realizado um baile típico com muita salsa entre as famílias. Eu, curioso do jeito que sou, acabei indo e adorei.
Ceviche (ver do que é feito na resenha), arroz e ají de gallina. Uma DELÍCIA!
"Ceviche (ver do que é feito na resenha), arroz e ají de gallina. Uma DELÍCIA!"
Você conhece o Comité Latinoamericano? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral