CINUSP Paulo Emílio

| Rank: 34º de 89 | Cinemas

Endereço: Universidade de São Paulo (USP) (Rua do Anfiteatro, 181) - Colméias - Favo 04 - Cidade Universitária, Butantã - São Paulo , SP - Brasil

Simplesmente adoro o Cinusp! Bom, para quem não sabe o Cinusp é o cinema dentro da USP (aeeeee), mas na verdade é a sala de cinema, pois só existe uma. Haha.

Além de ser de graça (sim, é só entrar e sentar para assistir ao filme), a sala é confortável e a tela é boa. As Mostras sempre são renovadas e temáticas, ou seja, tem filme para todos os gostos. Normalmente a sala não fica cheia, e em alguns filmes mais requisitados, é preciso pegar um ingresso antes (se não for, é só chegar chegando, haha). São duas sessões diárias, uma às 16h e outra às 19h. Não são os mesmos filmes que passam nesses horários, então é bom se ligar na programação do site para saber mais detalhes. Dependendo do tema da Mostra, algumas palestras acontecem depois do filme.

O Cinusp fica no Favo 4, perto do Bloco C do Crusp, dentro da Cidade Universitária. É bem escondidinho, mas fácil de achar. Às vezes eu penso que gostaria de morar no Crusp só para poder assistir loucamente os filmes de lá, haha.

O Cinusp é o cinema da USP. Fica localizado em um favo na colmeia perto do bandejão central. As sessões ocorrem diariamente às 16h e ás 19h. Toda semana rola um mostra de cinema com um tema específico, e muitas vezes chamam um convidado, o diretor, ator , roteirista, realizador ou professor que entende do assunto para um debate.
Todas as sessões são de graça! Eu acho muito bacana, pois vários filmes lado B, que não tem tanta oportunidade de divulgação, podem ser assistidos lá. Quando é estreia ou alguém famoso irá ao debate (como Caio Blat, Fernando Meirelles etc) tem que retirar ingresso 1h antes.
A entrada do cinusp é um pouco estreita e complicada, pois com as cortinas tudo fica muito escuro. O local não é muito grande, mas acho aconchegante. As cadeiras são confortáveis, mas a tela também não é muito grande e já deram vários problemas na projeção enquanto assistia filmes lá.
Mas de qualquer forma eu gosto muito do Cinusp e tenho oportunidade de ver diversas mostras de cinema, filmes que não conhecia e debates ricos sobre a 7a arte.

Por incrível que pareça, fui só duas vezes ao Cinusp. É um misto de “esqueço de me informar sobre as mostras” com “sempre quero ver o filme que passa à tarde, mas não posso”.

O Cinusp funciona com mostras: a cada mês, aproximadamente, há uma mostra temática diferente. A que está rolando no momento (e fica em cartaz até 15/março) é a Mondo Tarantino, que apresenta tanto filmes desse diretor quanto filmes que serviram de referência a ele.

O cinema possui uma sala só, bem simples – nada de piso muito inclinado ou de cadeiras high-tech. É uma sala agradável, com cara de cinema antigo. Ele fica um tanto escondido no meio da colmeia, no favo 04. Mas não é difícil de achar, não: sempre tem alguém na porta da colmeia para perguntar!

Além dos filmes, muitas vezes há cursos e debates relacionados ao tema da mostra em cartaz. Os filmes são exibidos de segunda a sexta, às 16h e às 19h, e a programação está disponível no site. É só chegar e escolher o lugar – é grátis! =D (E não só para USPianos, não – é grátis para todo mundo!)

O CinUSP é um patrimônio cultural uspiano que deve ser tombado!

Fica ali na Colmeia, aquele lugar com vários Favos, entre o Crusp e o Coseas...

O lugar não é grande e não tem uma estrutura fenomenal de áudio e imagem, mas é importante para a cultura uspiana graças aos acordos que eles conseguem com os diretores de alguns filmes B da cena nacional e das mostras que costumam fazer - tanto de filmes de uspianos quanto filmes do mundo de fora.

A dica é ficar de olho na programação deles. Não sei como funciona quanto a preços, mas acho que seja sempre gratuito, vira e mexe com a necessidade de convite (retirada limitada no próprio Cinusp).

Vale muiiiiito a pena conhecer!

O Cinusp é aberto ao público, qualquer pessoa pode assistir filmes lá de graça!

Existe apenas uma sala que apresenta duas sessões por dia. O esquema lá é mais ou menos assim, a cada duas semanas eles adotam um tema diferente para exibição de filmes. Os longas selecionados são muitos bons, é uma mistura de clássicos, com blockbusters e cults do gênero. Tem pra todos os gostos!

O cinema em si é uma sala da 'colmeia', você olha a programação no quadro de avisos do lado de fora da sala e entra na hora do filme, não tem bilheteria, nem retirada de ingressos, nem lanterninha. Entrou, sentou, assistiu!

Durante a Mostra Internacinal de Cinema, o Cinusp é uma das salas sede. Nesse caso é preciso retirar um ingresso cortesia num estande que eles montam em frente a sala.

O ambiente em si é bom, com algumas ressalvas. A sala é extremamente escura, não tem aquela iluminação discreta que não atrapalha na exibição do filme mas te ajuda a achar seu lugar. As cadeiras são ok, mas o braço não levanta. A tela é pequena, porém é suficiente para o tamanho da sala e sim, lá tem ar condicionado.

Fui uma vez ao CINUSP e ele é aberto à todos (visitantes, alunos, funcionários, professores) e as seções são sempre às 16hs e às 19hs. Vale a pena conhecer. O espaço é pequena e as poltronas não são aquela boa coisa, mas é de graça e os filmes que passam são bons. Assisti um nacional de comédia (não lembro qual, porque faz tempo)
Você conhece o CINUSP Paulo Emílio? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em São Paulo?