Cinemateca Brasileira

| Rank: 15º de 89 | Cinemas

Um passeio pela Cinemateca Brasileira é sempre uma boa pedida, independentemente do que esteja sendo exibido nas telas. Um espaço simplesmente sensacional para o Cinema Paulista. Experimente as esfihas no barzinho da sala de espera.Possui um acervo enorme e uma biblioteca à disposição do público. Além disso, promove muitos eventos de escala internacional. O ambiente está sempre limpo e organizado.

A cinemateca é bem ampla e conta duas salas além de um espaço ao ar livre para projeção em eventos. Os preços sempre variam de acordo com a programação e exposições que acontecem por lá, mas sempre vale muito a pena ir. É bom para ir acompanhado, seja namorada, família e até as crianças. Fui no Anima Mundi e tudo estava muito bem organizado como sempre. Bom atendimento e bom conteúdo. Recomendo sempre.

Para os cinéfilos e que preferem filmes diferenciados, esse é o lugar, conta com duas salas de projeção amplas e muito confortáveis, ali é possível pegar emprestado filmes, documentários, curtas, além de também solicitar agendamento e assistir lá mesmo.
A cinemateca tem um ótimo café com bons preços e bolos bem gostosos, além disso a área externa é muito bonita, alguns eventos acontecem nesse espaço, e um ótimo passeio.

Já conhecia o local de vários eventos e hoje me chamaram para ir num para o pessoal da terceira idade. Consistia de um filme e após isso haveria uma discussão e logo depois um coffee break regado a um bailinho de salão.
O local é muito bonito, mesmo só para uma visitação e no site deles dá para se cadastrar e receber as programações que incluem yoga.
Tem um café que fica num salão bem agradável e suntuoso que funciona somente aos fins de semana.
Entre no site deles e confira a programação www.cinemateca.gov.br/

Eu não tive uma boa experiência na Cinemateca por causa do atendimento que recebi. Chega lá cada um fala uma coisa, que péssimo. Na entrada, uma funcionária diz que eu posso ficar à vontade em tais áreas. Então eu estou conhecendo essas partes, quando aparece um suposto segurança, que se recusa a se identificar, dizendo que eu não podia andar por ali. Como assim?

Não é perto do metrô, mas dá pra andar o pedacinho a pé durante o dia. Fica num largo tranquilo da Vila Mariana. Tem lugar pra estacionar na rua, mas claro que tem flanelinha.

A cinemateca é uma ótima pedida para os cinéfilos em geral, preços bons, programação diferenciada, ambiente belíssimo, há um café discreto e condizente com o ambiente, mesas e cadeiras no belo saguão, para aguardar uma exibição, há também exposições, e convênios firmados entre a cinemateca e outros órgãos que realizam eventos como cine-debates, cursos-livres sobre história do cinema etc...
Lugar bonito, com facilidade em seu entorno para quem vai de carro estacionar (lamentavelmente essa praga urbana chamada flanelinha costuma circular por lá), muito recomendável para quem quer fugir um pouco do cinemão hollywoodiano.

A Cinemateca Brasileria é um dos meus locais favoritos em SP. Se você é cinéfilo, gosta de filmes raros, antigos, mas também de filmes novos independentes e alternativos este é o local perfeito. Inaugurada em 1997 em um antigo matadouro, a Cinemateca possui uma arquitetura rústica linda. É muito espaçosa, conta com 2 salas de cinema com infra-estrutura de alta qualidade, também possui um pequeno museu com artefatos de cinema, como câmera antigas etc.

Seu acervo tem mais de 30 mil títulos, incluindo longa-metragem, curtas, documentários, cinejornais, livros, revistas, roteiros originais e fotografias. É possível fazer empréstimos dos materiais ou assistir no próprio local, porém há uma burocracia um pouco demorada. O local também tem um jardim amplo e agradável com diversas obras e escultural contemporâneas. Vale muito a pensa conferir a cafeteria da Cinemateca, de estilo vintage, que serve cafés, bolos, salgados etc. Os pães de queijo são fantásticos e muito em conta.

Todo mês a Cinemateca tem exposições de curtas, lançamentos, e programações temáticas ou filmografias de atores e diretores conceituados. A programação está disponível no site oficial e na página do facebook, que sempre tem informações novas e fatos interessantes sobre a 7ª Arte. O preço normalmente varia entre R$0,00 e R$8,00 reais. Nas mostras a entrada normalmente é gratuita. Vale muito a pena conferir a Jornada de Cinema Silencioso! É um grande evento, a cinemateca é toda decorada, artistas circenses, mágicos e malabaristas fazem apresentações fantásticas e filmes raros são exibidos.

O acesso para a cinemateca é fácil, o local está localizado entre as estações de Metro Vila Mariana e Ana Rosa. Há um ponto de ônibus na esquina da cinemateca e diversas linhas de ônibus passam por lá. Se vier de carro, em frente existem vários locais para estacionar, ou seja, não é muito difícil encontrar vagas por lá. Também, na frente da entrada existe uma estação Bike Sampa, novo serviço de aluguel de bicicletas em São Paulo.

A cinemateca, é proximo de onde moro aqui na Vila \Mariana.Lá alem de interessante, porque foi uma fazendo no seculo passado, tem um quintal de paisagens com peças em exposição, crianças e pais vão durante o dia passear e brincar.É um lugar muito interessante pra quem faz cinema,desfiles e palestras.
Alem das salas de cinemas antigos,temos tambem uma sala grande de exposições importantes pra o estado de SP.Uma cafeteria que é um encanto! Bem, todos os meses fico sabendo atraves dos encartes o que vai ocorrer na cinemateca, para me programar e estar por dentro de tudo da qual vem de encontro com a oportunidade de conhecer e estar logada com pessoas interessantes diariamente.Na minha opinião é um patrimonio tombado de excelente qualidade.
Foto opinião do Marilene de Aguiar sobre Cinemateca Brasileira

A instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira é um ótimo lugar para os cinéfilos. Além de seu famoso acervo de filmes, que conta com longas, curtas e cinejornais, o lugar possui uma lanchonete, pequeno museu do cinema, salas de projeção e uma biblioteca com documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

A Cinemateca apresenta um rico acervo de filmes, contando com um total de 30 mil títulos, segundo o seu site. De fato, em uma das vezes em que eu fui nela, eu li o catálogo de filmes e fiquei impressionado. É possível encontrar filmes bem raros. Contudo, vale ressaltar que as películas brasileiras se destacam em seu acervo, enquanto as películas estrangeiras deixam a desejar em quantidade e variedade. Por exemplo, procurei alguns filmes e seriados do famoso ator mexicano Cantinflas e só achei no catálogo um longa-metragem.

Os filmes podem ser assistidos dentro da Cinemateca. Há por volta de quatro televisões para assistir em VHS ou DVD, fora as salas de projeção. Algumas vezes é bem difícil conseguir uma televisão, por isso, recomenda-se que marque com antecedência por e-mail ou telefone o horário e o filme desejados.

A instituição também abre a opção de empréstimo de filmes, diferentemente do MIS (Museu da Imagem e do Som). Vale ressaltar, porém, que nem todas as películas podem ser emprestadas e que há uma relativa burocracia para o empréstimo.

A Cinemateca ainda apresenta duas salas de projeção, uma com 108 lugares e outra que suporta 210 espectadores. A grande vantagem dessas salas são os filmes apresentados nelas, sua programação majoritária é composta de filmes que têm pouco destaque no circuito comercial, inclusive as salas da Cinemateca exibem filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A instituição fica no antigo matadouro de São Paulo, no Largo Senador Raul Cardoso, 207,Vila Clementino. Para quem vai de metrô, o lugar fica perto da estação Vila Mariana, caminhando até lá demora entre 15 e 20 minutos. Quem vai de carro, a Cinemateca Brasileira fica próxima ao Parque do Ibirapuera. Não há estacionamento, mas não é difícil de achar lugar para estacionar no local ou nas proximidades.
Você conhece o Cinemateca Brasileira? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral